Uma questão etimológica, morfológica e de gênero...
... A questão etimológica proposta aqui, embora aparentemente fora do contexto de uma novela policial, deve-se à dúvida capital que se tem, ao ingressar-se o Círculo Polar Antártico, ou seja, a partir e abaixo do paralelo 60ºS, dúvida à qual ninguém escapa: qual é o correto, Antártica ou Antártida?
Como pude verificar, através de pesquisa, não há, na verdade, consenso sobre o assunto, mas tudo indica que a forma mais correta para o nome do polo Sul seja Antártica, pois a palavra originou-se de seu oposto geográfico, o Ártico. Assim, de ártico, temos, para seu oposto geográfico, antiártico ou simplesmente antártico. Ártico, do grego arktikòs (que significa urso, em menção à constelação da estrela polar do Norte, a Ursa Maior). Antártica, do grego antarktikòs (oposto ao ártico). Pelo latim, tem-se arcticu e antarcticu.
Mesmo assim, de onde terá vindo a variante Antártida, forma empregada principalmente pelos países de língua espanhola, como Argentina, Chile e a própria Espanha? Neste caso, acredita-se ter ocorrido uma associação equivocada com o continente perdido de Atlântida, onde se supõe ter havido uma simples proporcional em que o adjetivo atlântico estaria para o substantivo Atlântida, assim como o adjetivo antártico estaria para o substantivo Antártida.
O francês ora usa Antarctique, ora Antarctide. Já o inglês só utiliza Antarctic. O Brasil tem adotado, em geral, a forma internacional Antártica. É a forma utilizada, por exemplo, pela Universidade Federal de Santa Maria e pelo Ministério da Defesa, também pela Marinha do Brasil.
Outra discussão, além da etimológica, é a da questão morfológica, isto é, ártico e antártico seriam, na verdade, adjetivos e não substantivos, como indicam a maior parte dos dicionários e enciclopédias, muito embora também sejam encontrados como substantivos. Analisando a questão, o que parece ficar claro é que os adjetivos acabaram por dar origem aos substantivos, como se o efeito fosse tomado pela causa. Assim, o polo ártico tornou-se simplesmente o Ártico e o polo antártico tornou-se a Antártica (o porquê do feminino já seria outra incógnita, e também, gerando uma questão de gênero). Seja como for, o resultado não deixa de ser poético, afinal, se temos o Ártico, masculino, temos a Antártica, feminino.
Substantivos e adjetivos à parte, sendo registrados ou não pelos dicionários ou enciclopédias, os nomes próprios Antártica e Antártida existem e, embora essa seja uma questão de difícil equacionamento, sob vários aspectos, podemos concluir que ambas as formas estão corretas, valendo, no final, a vontade do freguês.Eu, particularmente, prefiro Antártida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Assassinato no Continente Gelado
Mystery / Thriller🏆1º Lugar no Concurso Caneta de Ouro (Melhor Cenário) 🏆2º Lugar no Concurso Jane Austen 2022 (Romance) 🏆3º lugar no Prêmio UBE/Scortecci, 2005 (Romance). Estação Antártica Comandante Ferraz: uma nevasca e um crime! Dezoito pessoas incomunicá...