𝚂𝚊𝚕ã𝚘 𝚍𝚎 𝙱𝚎𝚕𝚎𝚣𝚊 | #32

160 23 89
                                    

- Vamos menino, anda logo e para de graça. - disse.

- Vem cacete. - completou.

Depois: algum palavrão ou outro de revirar não só os olhos, as mãos e as canelas, mas todo o resto. Tudo o que restou depois daquele palavrão.

Alguma certa robustez adulta, de algum receio adulto de atrasar algum certo compromisso do mundo dos adultos. Mundo frio, cruel... esse sim parece-me merecer um palavrão. Daqueles bem retumbantes, sonoros e ardentes, selvagens...

Restou um silêncio, provocado pelo medo e desconcerto que se instaurou nos olhos do menino. Aqueles olhos tão inocentes, tão despreocupados, despretenciosos... Para a doce mãe, tão atrasados...

- Vem, filho, vem.

Foi-se embora o silêncio e os dois foram caminhar, rumo ao destino mais doloroso à todos nós quando meninos, excepcionalmente e quase que inteiramente no auge dos nossos oito anos de idade: o salão de beleza.

Foi-se embora o silêncio e os dois foram caminhar, rumo ao destino mais doloroso à todos nós quando meninos, excepcionalmente e quase que inteiramente no auge dos nossos oito anos de idade: o salão de beleza

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Existe - no salão de beleza - algum certo exagero e uma mistura de todos os cheiros femininos exageradamente cheirosos e, sobretudo, exageradamente femininos, de menininha... Para nós - homens de oito anos de idade - do auge da nossa macheza e autoridade, é tudo muito de menininha no salão de beleza, e nós - homens de oito anos de idade - seríamos, portanto, homens de menor qualidade - ou maior estranheza(não tente entender) - no salão de beleza.  Os borrifadores, que - como todos os cheiros femininos - são exageradamente femininos, rosinha, de menininha... As cadeiras, então! Por Deus, as cadeiras! Das duas uma: têm de ser de oncinha ou de zebrinha, menininha... Tudo muito "inha". Tudo com pouquíssima autoridade e macheza, excepcionalmente para nós - é claro - homens de oito anos de idade. O espelho e sua luzinha, as cabelereiras e as suas luvinhas... chapinhas... touquinhas...

Passou horas e horas naquela cadeirinha onde residem os homens de oito anos de idade, onde sobrevivem os esquecidos... Os pensamentos eram vários, primeiro: será que demora mais? Depois: vou pedir pra comer lanche na volta. Depois: será que vão ficar sabendo que eu vim aqui hoje?

Nossos pensamentos são vários, as inquietações são várias...

Lembro-me claramente da primeira vez em que fui à um salão de beleza, excepcionalmente das memórias olfativas. O vapor do secador na escova progressiva, onde reside a inquietação e ardência dos olhos de qualquer homem de oito anos de idade. Nos deixa escapar uma lágrima ou outra, uma gota de macheza ou outra se esvaindo pelo ar com o vapor da progressiva... Choro, menininha... O cheiro das chapinhas era amarronzado e quente, enferrujado, fosco. Os aventais tinham o mesmo perfume exagerado dos cremes capilares de cada cabelereira, e - por vezes - misturado e miticulosamente envolto por dentre um cheiro e outro, quando se trocavam os aventais entre as cabelereiras.

Lembro-me também dos efeitos sonoros: dos mais robustos até os mais compelidos. Primeiro, o barulho exaustivo do exaustor da porta de entrada. Depois: o clique enferrujado das cadeiras subindo e descendo. Depois: as rodinhas quebradas do carrinho de escovas. Rodinhas, carrinho, menininha...

Ao menino só restava a resignação, não havia nada a ser feito, era tempo de esperar. Tentou - vez ou outra - sentar-se na escadinha dos fundos, que era para ninguém ver que - o homem de oito anos de idade - estava ali, onde para nós - homens de oito anos - reside o mundo encantado, cheiroso, limpinho, mas acima de tudo, de menininha. Cadeirinhas, luvinhas, chapinhas, bonequinhas, rosinha, menininha...

Quando - de súbito - escuta um suspiro de esperança, de fundo, lá do lado do exaustor exaustivo.

- Vem cacete . - Vou ter que ir aí te buscar? - dizia.

- Não vai me atrasar pra missa, vem menino. -  completou.

Receio adulto, compromisso adulto... Ele foi.

Atrasaram-se para a missa também.

Vocês devem se perguntar, é claro, por quê um homem de oito anos - do alto da sua autoridade e macheza - se atrasaria para dois compromissos adultos num só dia.

Não se perguntem nem se estranhem, senhoras, nós somos homens.

Nós não somos adultos.

Nós não somos adultos

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
𝙸𝚗𝚝𝚒𝚖𝚒𝚍𝚊𝚍𝚎Onde histórias criam vida. Descubra agora