Robert muitas vezes visitava seu primo, e este o mesmo comportamento tinha perante o outro. Eram muito próximos desde a infância. A diferença de idades não seria mais que uns três anos, sendo Robert o mais velho. Robert era filho de Lydia Ashmore, irmã do pai de Elliot, e Charles Godwin. Após o casamento, a Senhora Ashmore, como qualquer outra mulher da época, passou a ser conhecia por Senhora Godwin, assim como seus filhos. No entanto, nem Robert nem nenhum dos seus irmãos, tivera uma relação muito próxima com os restantes membros dos Godwin, mesmo até com seu pai. Era um bom homem regido de todos os bons princípios que a moral conhece, firme ás suas virtudes e convicções, mas sem dúvida excessivamente austero para com a educação de seus três filhos. Houvesse ele tido uma filha e talvez a complacência se lhe mostrasse diferente. Quanto a mostrar os afectos de um pai para com seus filhos, estes nunca tiveram o prazer de conhecer tal afeição.
Como tal, Robert, o mais novo dos três irmãos, e de uma idade semelhante á de seu primo, sempre tivera a casa de Elliot como uma segunda casa, e o pai deste como um segundo pai. Sua mãe visitava-os muitas vezes, aos quais tinha um prazer enorme em ver de todas as vezes. E dando-se estes muito bem, o mesmo se segui com os filhos de ambos. Os outros dois irmãos de Robert, já faziam alguma diferença de idade em relação a este e já se ocupavam de estudos e outras atividades, o que fomentou ainda mais o bom entendimento ente Robert e Elliot. Não posso dizer que partilhavam todos os interesses um do outro, certamente que não. Mas embora as questões de saúde de Elliot o limitassem em relação a seu primo, sempre arranjaram maneira de se entreterem. Mas pensando bem não creio que partilhassem hoje em dia uma grande quantidade de gostos um do outro. O que os ligava tinha muito mais a ver com crenças e vontade de praticar o correto, os ofícios, as fábricas, o campo, do que propriamente gostos em relação ao ócio.
Como já antes havia explicado, Robert, apesar de ter uma vida confortável, não podia comparar os seus ganhos com os de seu primo, que eram de longe muito superiores. Era um homem dedicado ao trabalho pela própria mão, correto e firme como seu pai, e via no trabalho no campo o vigor e o orgulho em que acreditava. Tirava dai grande parte dos seus ganhos, e dava o que ganhar a um grande número de assalariados que trabalhavam nas suas propriedades.
Chales Godwin, seu pai, havia falecido fazia quase dois anos, pouco depois disso Robert havia sido chamado a cumprir deveres militares, se continuasse por esse caminho chegaria um dia a ser Coronel. Quando voltou os seus irmãos mais velhos já tinham assumido e dado continuidade ao nome e linhagem Godwin, então Robert acolheu o nome da família de sua mãe, passando a dar-se pelo nome de Robert Ashmore. Não que esta prática fosse vista com bons olhos por seus irmãos, ou mesmo apoiada por sua mãe até, mas acabou por fazê-lo. Robert sabia ser obstinado com as suas convicções tal como seu pai fora com as dele. Fazia cerca de meio ano desde esta mudança. Contudo, o tempo em que Robert e Aurora se conheceram, havia sido antes disso, um tempo antes da partida do mesmo para a guerra. Então para ela, tão pouco ligada a famílias ricas ou fidalgas, mesmo que modestas como os Godwin, era-lhe de completo desconhecimento que Robert e Elliot eram na realidade da mesma família. De Robert, apenas conhecia, Robert Godwin.
*
Robert apeou do seu cavalo entregando-o ao concheiro mas reparou que nas baias havia um cavalo que não pertencia aquela casa. Sabia que reconhecia naquele animal alguma coisa, mas não se lembrava o quê.
Bateu o sino da grande portada anunciando a sua chegada. Como Elliot estava no jardim das traseiras, e de algum modo completamente alheio a qualquer outra coisa que não fosse a mulher com quem partilhava o tempo, não ouviu que alguém chegara. Não estava minimamente atento a isso, pois, pediu a Adelia, para durante o período de tempo em que Aurora lá estivesse, dissesse a qualquer homem ou mulher, para voltar noutra altura, pois não estava disponível. A não ser que se tratasse de alguma coisa urgente. Não o fez por ele, mas por Aurora, sabia que provavelmente esta se ia sentir muito fora da sua zona de conforto caso tivesse de conviver com mais alguém, e talvez devesse deixar isso para uma próxima altura. Só para não equacionar a hipótese da própria Elionor Brewer aparecer ali, e ver o homem por quem esta nutria uma afeição tão desmedida, sem ser minimamente reciproca, acompanhado por uma mulher que fora sua servente. Seria muito desagradável para os três intervenientes, por isso achou melhor proceder da maneira mais discreta possível. Não mostrando exceções a ninguém, nem mesmo para com seu primo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um campo de Lírios Brancos
Fiksi SejarahO tempo é a era vitoriana, mais precisamente 1857, em Inglaterra. Elliot é um jovem herdeiro de uma família fidalga, recomendado pelos seus bons modos, pelas suas virtudes, pelas suas crenças humanitárias, e sua indulgência. No entanto, padece de...