A mochila foi colocada nas costas depois de ter o conteúdo conferido pela milésima vez. Aline ainda cuidou da mochila de Denis e das roupas que vestia para que não passasse frio. Leonel arrumou os próprios pertences um pouco sem jeito, já que nunca na vida precisou fazer aquilo. Ao fim da arrumação, ela olhou para o quarto que ficara tão pouco tempo, suspirou e partiu.
Com o anuncio da partida, aqueles que não participariam foram se despedir dos demais. Todos estavam se abraçando e alguns até chorando na região do acampamento onde o túnel para a direção que precisavam tomar começava. Os Prestes se despediam de Eric, e a mãe soluçava sem soltar o primogênito por nada desse mundo. Repetia a todo momento que não poderia perder mais um filho.
— Eu vou ficar bem, mãe, não se preocupe. Farei isso por nós, pelo Raul — beijou-a no rosto.
Quando ela o largou, Eric ainda abraçou o pai e o irmão caçula. Os únicos que também deixariam ali os parentes eram Levi, que beijava o rosto da irmã, e Caio, que também foi cercado pelos entes queridos. Apesar de não ter parentes ali, Ana era uma das médicas, assim como Caio, por isso recebia muito carinho de outras pessoas. Aline só foi conhecê-los na última reunião. Pelo que soube, eles se ofereceram para dar apoio à equipe médica do acampamento para onde estavam indo, já que o número de pessoas de lá aumentaria.
Etama e Naara conversavam com Carlos e Rebeca, visto que ficariam no lugar delas. Aline parou ao lado porque Naara a chamou com a mão.
— Essa é a Aline — a líder disse para ambos, que assentiram. — Sei que vocês ouviram falar muito dela por causa de tudo o que aconteceu em São Paulo, mas ela não os conhece, não é? — virou-se para Aline, que confirmou. Continuou dirigindo-se a ela: — Caso aconteça algo com Etama ou comigo, é com eles que você precisará entrar em contato, tudo bem? Eles vão amparar você, sua família e seus amigos se for necessário.
— Do jeito que ela fala, parece que serão mortas — Rebeca sorriu sem graça e estendeu a mão para Aline, que apertou. — Mas pode confiar em nós.
— Obrigada — sentiu-se amparada por todos.
Etama tomou à dianteira e pediu que fossem logo. Assim, aqueles que ainda se despediam dos outros, deram o tchau definitivo e seguiram a líder, que ia à frente, pelo corredor em direção ao norte. Durante o caminho, ninguém se manifestou, todos se mantiveram calados, e um clima tenso se formou. Os únicos ali que pareciam despreocupados com o que poderia vir a acontecer eram os Vargas. Catarina passou o braço pelos ombros de Sandra e a beijou na bochecha. Ítalo caminhava ao lado das duas sorrindo e, vez ou outra, beliscando sem muita força a filha.
Aline analisou o grupo, um pouco maior do que esperava. Nele se encontravam Etama, Naara, Eric, Ítalo, Sandra, Catarina, Levi, Denis e Leonel, assim como os dois médicos, Caio e Ana. Contando com Alexandre, Heitor e Mônica, eles totalizavam quinze pessoas. Foi inevitável se perguntar como eles evitariam chamar a atenção com um grupo daquele tamanho.
Cada um carregava uma mochila e armas. Apenas Caio e Ana levavam, além das pistolas, itens de fácil manuseio para emergências médicas. Leonel ajudava como podia, carregando poucos suprimentos. Por mais que disfarçasse, mancava ligeiramente por causa do ferimento em cicatrização, o que não passou despercebido pelos olhos de Aline nem de Etama, que deixava claro a desaprovação com a presença dele quando o olhava com irritação. Ali teve certeza de que apenas Naara foi convencida pelo pai.
— Ana, mantenha Leonel seguro e, acima de tudo, útil — Etama ordenou, séria, assim que passou os olhos por todos como se os contasse depois de parar diante de um largo portão de grades de metal.
O jeito autoritário dela incomodou Aline, mas Ana sequer parecia se importar. Ao lado de Etama apenas sorriu confirmando com a cabeça e lhe empurrou levemente com o braço, com ar de brincadeira. Como se o mau humor se dissipasse, a líder abaixou a guarda e sorriu de canto. Deu-se conta de que era a primeira vez que via Etama sorrir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
País Corrompido [completo]
Science FictionLIVRO 2 *antes de começar a leitura deste livro, certifique-se de que leu País Imerso, livro 1 da trilogia* Sinopse: Escondida, esperando os ânimos se acalmarem e os corpos se curarem, Aline verá o exército os caçando. Por mais que tenha medo de per...