— "No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra. Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. Quantos às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam... — Nathaniel tirou os olhos das palavras da carta de Paulo à Tito e notou a esposa sem conseguir manter seus olhos abertos. — Já está quase dormindo. É melhor continuarmos amanhã.
A moça balançou a cabeça negativamente.
— Não, continue, por favor.
O estado de saúde de Amelie ainda era delicado e requeria cuidados. Durante o dia, Sra. Lenon e Sra. Simons davam todo o suporte e auxílio necessário à moça. Contudo, ao retornar de suas atividades diárias, Nathaniel prontamente assumia a responsabilidade e velava pela esposa com todo o zelo. Com isso, acabou adquirindo o hábito de fazer suas refeições e devocionais a beira do leito dela.
Inicialmente, Amelie simplesmente o ignorava. Eles não conversavam e o silêncio predominante incomodava a ambos.
O comportamento do casal era de certa forma compreensível, afinal de que falariam e como não machucariam um ao outro com palavras? Já dizia o sábio em Provérbios 21:23 "O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias".
Mas o silêncio perdeu a vez quando em certa ocasião, Amelie em um momento de desamparo pediu ao seu marido que compartilhasse com ela suas reflexões bíblicas. Sr. Thomas surpreendeu-se com o pedido, sobretudo porque não pensou nisso antes. Quando se tratava da esposa indomável, como ele mesmo a apelidou, sua boca costumava traí-lo, por isso a quietude lhe era tão agradável. Contudo, podia confiar sem reservas no poder do Espírito Santo, falando através das Escrituras, sem correr o risco de feri-la por si mesmo.
— Bem, vou ler até o final do capítulo, depois a senhora deve ir dormir — estabeleceu seus termos. — Mesmo tendo a saúde quase restaurada, ainda precisa descansar e...
— Sr. Thomas, não me ouviu? Continue a leitura, por favor — ela o interrompeu em seu sermão e ele mordeu o lábio, contendo todas as palavras grosseiras pensadas. Nada o deixava mais furioso do que ser interrompido.
Ele soltou o ar lentamente, se recompôs, voltou a encarar o livro sagrado e sorriu ao constatar quais seriam as próximas orientações do Apóstolo ao jovem Tito.
— Quanto às mulheres idosas semelhantemente — ele continuou após umedecer os lábios —, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos. — Nesse instante ele notou a mulher se remexendo na cama como se houvessem formigas ali e riu discretamente. Sem ressalvas, ele continuou com muita ênfase: — A serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.
— Pare! Suas atitudes não são corretas, Sr. Thomas — Amelie contestou em meio suas recorrentes tosses, tal como Nathaniel esperava.
Ele abaixou sua Bíblia e a encarou, franzindo o cenho.
— Diga-me o que faço de tão errado se não expor as sãs doutrinas, minha cara Sra. Thomas? — perguntou sem conseguir conter seu tom de escárnio. — As Escrituras falam por si só.
— Está se divertindo e rindo porque sabe das minhas fragilidades — ela pontuou com certa chateação. — Se quer mesmo saber, caro Sr. Thomas, não me oponho às Escrituras, pois fui ensinada e acredito que elas são santas. Apenas não me encontro em condições de praticar essas ordenanças de Paulo no momento — defendeu-se enquanto o encarava firmemente. — Ou deseja que eu comece minhas tarefas domésticas agora mesmo?
— De modo algum. — Nathan ergueu os ombros com indiferença. — Mas creio que logo estará recuperada e meu desejo é apenas incentivá-la, através das Escrituras, a colocar em prática tudo aquilo que certamente lhe ensinaram em sua antiga vida na cidade.
Amelie engoliu em seco e esboçou um sorriso forjado.
— Se é assim, deixe-me citar um texto para incentivar o senhor também. — Ela sentou-se na cama, tomou a bíblia das mãos do rapaz e abriu num texto específico. — "Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações" 1Pedro 3:7 — proferiu com o mesmo escárnio. — As Escrituras falam por si só.
— Muito obrigado pelo gentil aviso — ele proferiu com certa soberba na voz. — Aliás, me atrevo a concluir que se está boa para escarnecer do seu marido logo poderá retomar suas atividades. Sra. Simons aguarda ansiosamente a oportunidade de ensiná-la a preparar algumas refeições e...
— Dispenso, obrigada. — Exausta, ela voltou a deitar-se. — Eu mesma aprenderei sozinha quando reestabelecer a saúde.
Nathan balançou a cabeça negativamente em reprovação àquela atitude.
Como uma criatura tão bela poderia ser tão teimosa?
— Às vezes penso que me casei com uma cabrita selvagem por engano — ele sussurrou, mas não baixo o suficiente, pois a esposa ouviu e se enfureceu.
— Perdão? O senhor me chamou do quê? — arguiu a mulher com os olhos cheios de raiva.
— Já passou da hora de dormir, Sra. Thomas. — Ele levantou-se da poltrona disposto a fugir daquele confronto a qualquer custo. — Me dê suas mãos, vamos orar.
Visivelmente ofendida, Amelie ergueu as sobrancelhas.
— Vou orar sozinha esta noite — declarou e virou-se para o lado oposto, ignorando o marido com as mãos estendidas em sua direção. — Pode fazer o favor de me deixar a sós com o meu Deus? — pediu impaciente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Uma Nova Vida Para Amy
RomanceAmelie McKlain nasceu e cresceu cercada de riquezas, vantagens e mordomias até demais para uma jovem de vinte anos. Contudo seu coração jamais se corrompeu pelo luxo e, como boa cristã, sentia-se na obrigação de servir e ajudar aos mais pobres com s...