Capítulo 1 - Conexão Brasil - Itália

POV Luiza Campos

Brasil – RJ, Abril de 2021.

Finalmente chegou o grande dia de realizar meu sonho de viajar para a Itália. Esta viagem foi planejada durante quase um ano, fiz um roteiro com todo o cuidado pra não esquecer de absolutamente nada do que tinha vontade de conhecer. Depois de quatro exaustivos anos cursando a Faculdade de Dança, me dei de presente esta viagem. Mas não era uma viagem qualquer, porque durantes estes anos que cursei a faculdade fiquei distante de uma das pessoas mais importantes da minha vida, a minha amiga e irmã: Eduarda. Duda, como gosto de chamá-la desde a nossa infância, foi pra Itália estudar design de moda, ou seja, quatro anos sem a minha melhor amiga no meu dia a dia, estou morrendo de saudades dela. Ela, que sempre teve uma "alma artística" e mãos de fada para desenhar, foi pra lá com o sonho de um dia voltar para o Brasil e lançar sua marca de roupas. Digo alma artística, porque ela desde criança desenhava muito bem, amava ficar brincando de boneca e com a ajuda da sua avó que era costureira, ela fazia o look ideal para as suas bonecas do jeitinho que ela queria.

Nós duas, estudamos o ensino fundamental e médio juntas, sempre fomos muito grudadas, unha e carne. A Duda me completava de diversas formas. Ela é divertida, carismática, alta astral demais. Sabe aquela pessoa que chega num lugar e não tem como passar despercebida porque sempre ilumina tudo ao seu redor, essa é a minha Duda. Serão 10 dias de viagem, mas infelizmente ela não estará durante todo o tempo comigo, nos encontraremos em Florença que é a cidade onde ela mora atualmente.

Bom, acabei de fechar as minhas malas, ufa! Vou pra sala onde meus pais me aguardam para a despedida e as velhas boas recomendações de: JUÍZO FILHA! Me despeço também da minha irmã mais nova Sara, que me ajudou com o meu roteiro, ela mesmo sem ter ido pra lá, por ser mais nova, é mais agilizada para pesquisar tudo dentro desse mundão virtual chamado internet. O roteiro tem a seguinte sequência: Roma – Florença – Verona – Roma, nesta ordem e então volto pro Brasil. Junto aos meus pais e a Sara também estavam a minha irmã Carol e seu namorado Roger, eles que vão me levar ao aeroporto. Depois da sessão de abraços e beijos de despedida a minha família, entro no carro do meu cunhado com a certeza de que viveria dias inesquecíveis.

Meu voo graças a Deus não atrasou, peguei um noturno justamente para poder dormir o máximo que conseguisse, já que são mais de 12 horas de viagem. Meu dia foi tão intenso e cheio de fortes emoções que assim que me sento na poltrona e o avião decola, sinto meu corpo finalmente relaxar mesmo que ainda esteja com aquele friozinho na barriga de ansiedade. Durante a viagem, revezei entre o livro com dicas dos lugares imperdíveis da Itália, escutar a playlist que fiz de música italiana com as dicas da minha amiga Duda e ainda deu tempo de assistir dois filmes. Só consegui dormir menos da metade do tempo de viagem, mas já é alguma coisa.

Cheguei em Roma já próximo do horário de almoçar, peguei um táxi até o apartamento que reservei no Airbnb no Trastevere, um bairro boêmio, cheio de ótimas opções gastronômicas e que possui umas das vistas mais legais da cidade porque fica próxima as margens do rio Tibre, indicação da minha amiga Duda, óbvio. Optei em não ficar em hotel, pois a hospedagem ficaria mais cara, já que não tinha ninguém pra dividir esse custo.

Fiz meu check-in junto ao dono do apartamento muito simpático, o bom é que o italiano se falado devagar dá pra entender bem, então aproveitei a sua receptividade para pedir algumas dicas daqui de Roma. Ficarei dois dias por aqui até que finalmente irei encontrar com a Duda em Florença.

A indicação da Duda foi perfeita. Caminhando pelo bairro há dezenas de ruas encantadoras com bastante paisagismo e cercada de diversos restaurantes, e possui alguns dos pontos turísticos obrigatórios de Roma: Campo di Fiori, Igreja de Santa Cecília e a Praça Santa Maria, entre outros. Fui passeando encantada com tudo que via, almocei uma maravilhosa massa e fiquei caminhando pelo bairro até o cair da noite. Voltei para o apartamento pra descansar um pouco, porque ainda queria ir para Praça Santa Maria que é cercada por bares e possui apresentação de artistas de rua. É um ponto de encontro fascinante para italianos e turistas.

POV Valentina Albuquerque

Itália – Roma, Abril de 2021.

Que momento inesquecível, cheguei hoje aqui na Itália já com compromisso firmado a tarde para um evento e meu coração está explodindo de alegria. Nunca imaginei nos meus melhores sonhos que estaria na Itália em tempo de apreciar uma exposição de fotografia tão impactante e emocionante como essa. A Mostra era sobre a extraordinária obra de Letizia Battaglia, icônica fotojornalista italiana que ficou conhecida por registrar a máfia siciliana por décadas. Desde que me formei em Fotografia na faculdade, desejava correr o mundo para fotografar tudo que os meus olhos pudessem capturar com emoção e fazer registros guiados pelo meu coração. O destino escolhido foi a Europa. Tenho como plano fazer um "mergulho" para outras culturas, ambientes, cotidianos e capturar cada momento do mais banal ao mais extraordinário através das lentes da minha máquina fotográfica.

Esta minha experiência será inteiramente só e tive total apoio dos meus pais e meu irmão Igor, aliás preciso falar que ele é o meu maior incentivador. Antes de embarcar nesta vida de fotógrafa profissional, resolvi tirar este tempo só comigo mesma e me conectar com minha essência. E vim sem uma data exata para voltar, apenas o que tinha era um plano de viagem para 90 dias, por enquanto. A Itália é o primeiro de uma lista de 5 países que irei visitar durantes estes três meses. Resolvi começar pela Itália porque não perderia por nada o coquetel de inauguração desta exposição da Letizia Battaglia, pois minha amiga Giovana que mora aqui em Roma conseguiu uma entrada vip pra mim. Este primeiro dia seria exclusivo para convidados e depois a exposição seria aberta ao público. Ótima oportunidade também para que eu conheça pessoas ligadas ao mundo das artes e fotografia.

Foi super corrida a minha chegada, porque só deu tempo de fazer o check-in no hotel e vir para o coquetel de inauguração da exposição. Percorri por todos os ambientes da Galeria, localizada num bairro super charmoso e histórico de Roma chamado Trevi. Sobre a exposição, claro que fiquei ainda mais fã do legado da Letizia Battaglia, afinal boa parte do seu acervo são fotos de guerra na época que a máfia italiana estava a todo vapor e suas fotos trazem o impacto que a máfia italiana causou com muitas mortes, pobreza e todas as atrocidades possíveis na vida dos sicilianos. Antes de sair da exposição conversei com a dona do espaço que me apresentou alguns outros fotógrafos e produtores de arte que trabalham com audiovisual, pessoas extremamente interessantes e que só somariam a alguém em início de carreira como eu. Com meu coração feliz e emocionado saio da exposição com ainda mais vontade de correr o mundo e fotografar.

Como a inauguração da exposição teve coquetel para recepcionar os convidados, nem precisei almoçar, me alimentei por lá mesmo. Aproveitei que estava muito perto de um dos principais pontos turísticos: a Fontana de Trevi que foi construída com uma mistura de estilos barroco e neoclássico. Ela que é umas das fontes mais famosas do mundo e tem uma exuberante estátua de Netuno, Deus do Mar. Não pude deixar de cumprir o "ritual" de virar de costas pra fonte e jogar a minha moeda, diz a lenda que quem faz isso retornará a Roma. Ainda no entorno pude visitar alguns outros pontos turísticos, estava a pé parando e registrando absolutamente tudo que via pela frente. Roma é uma cidade carregada de história, a sua paisagem urbana mistura tradição e inovação. Estava há poucas horas na cidade; mas já podia sentir o quanto é vívida, alegre, onde a vida moderna anda de mãos dadas com o passado.

Terminei meu tour turístico pelos pontos mais conhecidos nos arredores da Fontana de Trevi e quando me dei conta a noite já havia chegada. Estava cansada, mas não poderia terminar meu dia sem curtir um pouco do bairro onde se localiza meu hotel. Havia combinado com a Giovana, minha amiga brasileira que é modelo e mora na Itália há mais de 6 anos, de nos encontrarmos para comer e beber alguma coisa. Nesta altura do campeonato a fome estava me matando e nada melhor que desfrutar de alguns dos barzinhos que tem no entorno da Praça Santa Maria, local descontraído aqui no Trastevere, bairro onde estou hospedada.

OBS: Letizia Battaglia foi uma fotógrafa muito famosa e reconhecida na Itália e faleceu em abril de 2022.