- Muito bem - diz o juiz da audiência de inventário, dirigindo-se a Alberto. - Vamos dar seguimento à leitura do testamento do senhor Aurélio Callegari. O senhor deve ser... Alberto Callegari...
- Sim, Excelência, sou eu mesmo. E este é meu advogado Caio Lorenzoni.
- O seu falecido tio deixou registrado em cartório, há mais ou menos doze anos, um testamento na modalidade "Testamento Cerrado", ou seja, o testamento foi redigido por ele próprio, na condição de testador, e levado ao cartório para ser aprovado pelo tabelião. A aprovação foi presenciada por duas testemunhas. As testemunhas não necessariamente precisam saber do conteúdo do testamento. O tabelião assina o conteúdo escrito pelo testador e o auto de aprovação.
- Sei disso, Excelência, sou advogado - diz Alberto.
- Callegari e Lorenzoni - diz o juiz, referindo-se a Alberto e Caio. - Sim, escritório conhecido na cidade. De qualquer forma, preciso mencionar tais procedimentos. Faz parte do rito de leitura do testamento.
- Muito bem, prossiga, Excelência - diz Caio.
- Enfim, como já devem saber, o ato de cerrar consiste em lacrar o testamento. O tabelião fecha o envelope, derrete um pouco de cera na ponta maior do envelope, que se adere ao papel e fica, portanto, lacrado. Para abri-lo, somente quebrando a cera. O tabelião então faz três furos em cada uma das extremidades e costura o envelope, juntamente com o testamento dentro do mesmo envelope. O cartório fica com uma cópia do auto de aprovação, arquivada no livro de notas e o testamento original, cerrado, fica com o testador, no caso, seu falecido tio. Desta forma, a vontade do testador, o seu tio, foi preservada até o dia de sua morte, tendo o conteúdo desconhecido pelas testemunhas e pelo tabelião.
- Correto, Excelência - diz Caio.
- Somente eu, na qualidade de juiz, posso abrir o testamento cerrado, que deve estar perfeito, da forma como foi elaborado no cartório. O testamento foi apresentado em juízo para abertura pela pessoa que estava na posse do documento. Essa pessoa trata-se da irmã do falecido, Aurora Callegari.
- Sim, minha tia - confirma Alberto.
- Cumpre ressaltar, ainda, que a abertura do testamento cerrado que não pelo juiz anula o testamento - alerta ele.
- Ao que tudo indica, o testamento esteve bem guardado e intacto por todo esse tempo, Meritíssimo - reitera Caio.
- Segundo consta no testamento, Aurélio Callegari nomeou vossa senhoria, Alberto Callegari, como testamenteiro, ou seja, o senhor deverá cumprir as disposições testamentárias e prestar contas em juízo - instrui o juiz. - Em outras palavras, senhor Alberto, vossa senhoria está obrigado a cumprir as disposições testamentárias, no prazo marcado pelo testador, seu falecido tio, e a dar contas do que recebeu e despendeu.
- De acordo, Meritíssimo - responde Alberto.
- Entenda, senhor Alberto, que o senhor Aurélio Callegari, ao indicá-lo como testamenteiro, confiou plenamente no senhor para que garanta que suas disposições de última vontade sejam devidamente cumpridas e defendidas por alguém de sua máxima confiança.
- Sinto-me honrado pela confiança depositada por meu tio em minha pessoa - retruca Alberto. - Vou seguir à risca o que estiver disposto no testamento.
- Na condição de advogado, o senhor bem sabe que o testamenteiro nomeado, ou seja, vossa senhoria, senhor Alberto Callegari, tem direito a um prêmio pelos serviços prestados, conforme a importância e o grau de dificuldade da execução do testamento. No caso de seu tio, esse valor foi fixado por ele próprio em dez por cento do valor da herança líquida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Casal Por Contrato
ParanormalCecília Petri, uma doce e amável professora do ensino fundamental, se vê repentinamente em apuros financeiros. Ela contrata Alberto Callegari, um conhecido e competente advogado para lhe ajudar a encontrar uma solução. Ele a surpreende com um inusit...