- Desculpa. Não entendi.
- Senhorita Cecília Petri, eu, Alberto Callegari, gostaria de pedi-la em casamento.
- Doutor Alberto, eu espero que isso não seja nenhum tipo de brincadeira, pois não tem a mínima graça.
- De forma nenhuma, senhorita Cecília. Não é nenhuma brincadeira. Nem tampouco alguma espécie de assédio da minha parte. Não me entenda mal.
- Não lhe entender mal, Doutor Alberto??? Não é que eu esteja entendendo mal, eu não estou entendendo é nada!!!
- Me deixe explicar.
- Eu saí da minha casa hoje com uma grande esperança de finalmente resolver essa questão que me aflige, minha vida e a de meus familiares está em perigo, e me deparo com essa sua proposta sem pé nem cabeça! O senhor está fora si!
- Me escute, senhorita Cecília, não sou nenhum louco! Por favor, me deixe falar, me dê alguns minutos e eu posso explicar tudo!
- Alguns minutos é tudo que a lábia de um advogado astuto precisa para ludibriar alguém! - diz Cecília, bastante aborrecida com tudo aquilo. - Meu Deus! Eu não posso confiar nos homens! Em nenhum deles! Vocês todos iguais! Todos um bando de aproveitadores cafajestes!
Ela se levanta, pega sua bolsa, põe no ombro e caminha alguns passos em direção à porta.
- Senhorita Cecília, por favor, acalme-se! Por favor, eu lhe peço! Confie em mim! Me deixe explicar!
Cecília para de caminhar antes de chegar até a porta. Olha para cima e respira fundo. Não sabe por que cargas d'água resolvera ouvir aquele homem. Ela se volta novamente para ele. Alberto respira aliviado.
- Muito bem, doutor Alberto Callegari. O senhor tem exatos cinco minutos para me explicar que conversa de doido tarado é essa! - diz ela.
- Eu lhe agradeço, senhorita Cecília.
- Não me agradeça, senhor Alberto. Apenas explique que disparate é esse.
Cecília não mais se senta. A conversa segue com os dois de pé.
- Juridicamente, com relação ao seu caso, não há muito a ser feito. Todavia, existe uma forma de lhe ajudar. Posso quitar sua dívida e me tornar o seu credor, o que irá livrá-la das mãos desse agiota.
- E o que um eventual casamento com o senhor teria a ver com isso? Ainda não consigo entender, Doutor Alberto!
- Eu lhe faço um favor, o de quitar a sua dívida, e a senhorita me faz um favor, o de se tornar minha esposa. Assim como essa dívida tem lhe tirado o sono, também tenho uma contenda que tem me tirado a paz. Podemos nos ajudar mutuamente - propõe ele.
Cecília está estupefata. Não está acreditando no que está acontecendo diante de seus olhos.
- Mas essa é muito boa! Venho até o senhor por entender que o senhor seja um dos melhores advogados da cidade, senão o melhor, e o senhor me oferece uma troca de favores! É isso? Não seria um tanto desonesto da sua parte?
- Eu preciso que a senhorita me permita explicar toda a situação e para que então me diga se aceita minha proposta ou não. Mas, por tudo que é mais sagrado, me deixe falar! A senhorita até agora não me deu essa chance!
- Está me chamando de tagarela, de histérica ou o quê???
Alberto respira, espera que ela se acalme. Ele sabe perfeitamente que o que ele acabou de propor àquela moça é uma insanidade. Não poderia esperar dela uma reação diferente. Sabia que precisava que ela se acalmasse para que ele pudesse falar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Casal Por Contrato
ParanormalCecília Petri, uma doce e amável professora do ensino fundamental, se vê repentinamente em apuros financeiros. Ela contrata Alberto Callegari, um conhecido e competente advogado para lhe ajudar a encontrar uma solução. Ele a surpreende com um inusit...