Capítulo 24 - Revelações - Parte 2

201 49 13
                                    

_ Ele a ajudou e ainda ofereceu abrigo? _ Ava encara-me perplexa. Leva a mão à boca.

_ Tem certeza do que está dizendo, filha? Ele não a manteve presa ou coisa parecida? Está ocultando algo por medo? _ Oliver me bombardeia de perguntas.

_ Não! É claro que não. Por que ele faria isso? _ Observo os três rostos especuladores com estranheza e irritação.

_ Por que aquele animal é capaz de qualquer coisa. _ Harold fala entredentes.

_ Vocês dois, vamos devagar. _ Ava avisa séria.

_ O que é que foi, Ava? Vai defender aquela aberração novamente só porque é seu parente? _ Harold olha para a dona da lanchonete com reprovação.

_ A senhora é parente de Will? Ele não me contou muito de si, mas deu a entender que era sozinho no mundo. _ Encaro Ava surpresa.

_ A verdade é que somos parentes distantes. Sou prima da mãe dele. Mas depois que ela partiu, não nos vimos mais. _ Dos três, Ava é a única que tem uma expressão pesarosa.

_ O que aconteceu? Por que todos odeiam tanto o Will. _ Me dirijo à Ava.

_ Evitamos falar no assunto, porque foi algo muito terrível que aconteceu em Robson há anos atrás. E William Belanger esteve envolvido. _ Oliver explica superficialmente. Chega a diminuir a voz.

_ Não. Aquele crápula foi o responsável por toda a desgraça que se abateu aqui. Ele foi o único responsável. _ Harold soca a mesa.

Um calafrio sobe por minha espinha terminando em um choque no estômago. Temo pelo o quê estou prestes a ouvir.

_ Por favor, me conte tudo. _ Toco a mão de Ava.

Ela olha para minha mão. Depois sobe para meu rosto, observa-me por um tempo como que avaliando se deveria tocar em um assunto tão difícil para todos.

_ Certo. Venha comigo. _ Me indica os fundos da loja novamente.

Acompanho-a.

**************************************

_ Já que vamos tocar no assunto, prefiro que seja sem a interferência de outros. _ Ava senta em uma poltrona antiga e me indica um sofá de dois lugares.

Acredito que ela e Oliver vivam nos fundos da lanchonete.

_ Todo esse mistério e os comentários maldosos em relação a Will tem me deixado muito intrigada desde que cheguei. _ Arrasto o corpo para frente e encaro Ava. _ Ele não é essa pessoa terrível que todos ficam falando por aí, não é?

Ava abaixa a cabeça. A expressão entristecida.

_ Não posso te garantir nada. Desculpe. _ Retorce os dedos das mãos. _ Como já sabe, sou uma parente distante dele, a única que restou. E ele cortou totalmente qualquer ligação.

_ Por que todos o odeiam na cidade?

_ Porque acreditam que ele foi o responsável por uma catástrofe que ceifou muitas vidas em Robson.

Tensa, endireito-me no sofá

_ O que aconteceu? _ Minha voz sai sussurrante em respeito ao momento.

_ Há quase dez anos, existia uma mina de exploração de carvão em Robson. A maioria das famílias da cidade tinham no mínimo um parente que trabalhava no local. Um acidente misterioso, que acredita-se ter sido provocado por William Belanger, foi a causa de várias mortes. Harold, por exemplo, perdeu o único filho...

_ Houve investigação sobre o caso?Encontraram provas contra ele? Will confessou o crime?

Ava torce um pouco a boca.

_ Suas perguntas são as mesmas de todos. Até hoje muita coisa não foi esclarecida. As únicas respostas que tivemos foram os depoimentos dos sobreviventes.

_ O que Will declarou?

Ava deixa os ombros caírem. Imagino que o assunto é cansativo para ela.

_ Ele revelou pouca coisa. Ficou por muito tempo em choque depois do acidente. Perdeu o pai e o irmão.

_ Ele estava no local do acidente?

Ava afirma com a cabeça.

_ Na época, William estava quase acabando a faculdade de engenharia. Voltou à cidade para passar as férias com a família. Anna, minha prima, estava feliz porque esperava que William e o pai voltariam a se entender. Os dois andavam brigando muito.

Franzo a testa. Ava entende minha pergunta antes mesmo de formulá-la.

_ Parece que William era contra à mina de carvão. E mais ainda de que o pai e o irmão mais novo trabalhassem nela.

_ Realmente, isso me intrigou. Robson não está localizada em uma área de reserva ambiental? Como permitiram uma mina de exploração de minérios aqui.

_ Essa é a questão. A mina era clandestina. Por isso, não pode ser feita muita coisa quando houve o acidente. Até mesmo o responsável pela mina morreu.

_ Por que acusaram William?

_ Ele havia acabado de sair do local quando houve a primeira explosão e o desabamento. Foi praticamente cuspido da caverna. Alguns homens que trabalhavam do lado de fora disseram ter visto ele detonar um explosivo.

_ E ele confessou isso? _ Novamente a ansiedade me consome.

Ava nega com a cabeça.

_ Não confessou, nem negou. Disse não lembrar de nada. Quando acordou, estava atordoado e os que estavam fora da mina já tinham espalhado as acusações. Minha prima enfartou assim que recebeu a notícia das mortes do marido e do filho mais novo. Ficou internada por um tempo, mas não resistiu.

_ Que tristeza... _ Meu coração se aperta em solidariedade à dor que todos sentiram.

_ Daí por diante, William se fechou para o mundo. Parece carregar até hoje a culpa pelas dezenas de morte. Tanto que por mais que o povo da cidade tenha o massacrado, se recusou a partir de Robson. Acho que se pune dessa forma. Não se permitindo esquecer e recomeçar em outro lugar.

_ Imagino o quanto sofreu também. Além da perda da família, ter que lidar com ameaças e acusações.

Ava concorda.

_ Tentaram várias vezes contra sua vida. Por isso o chamam de fera da montanha. Todas as vezes que alguém tentou fazer justiça com as próprias mãos, foi recebido por um William diferente daquele garoto que conheci. Ele se tornou duro, implacável e até cruel. O filho de Anna criou um mundo só para ele naquela montanha.

Aceno a cabeça me perdendo nas lembranças de Will treinando na neve.

_ Por isso ficamos tão perplexos quando disse que ele a abrigou. Não permitiu que ninguém se aproximasse todos esses anos. Tentei algumas vezes conversar, mas nunca fui recebida.

Ava abaixa a cabeça.

A declaração de Ava me deixa também intrigada.

Porque Will me ajudou?

**************************************

Nota da autora:

Olá, leitoras lindas!

Sei que demorei para postar, mas esse capítulo era decisivo e não poderia deixar pontas soltas. Muita coisa foi revelada, porém muito mais ainda será descoberto.

O que acharam do segredo de Will? Acham que ele é culpado ou inocente?

Encontraram algum "furo" nessa conversa? Comentem muuuito!

Sejam as investigadoras desse caso comigo! ;)

Uma cabana na montanha Onde histórias criam vida. Descubra agora