Recortes de jornais locais com matérias sobre o acidente que aconteceu em Robson há nove anos se empilham na escrivaninha. Títulos como:
"MINERADORA CLANDESTINA EXPLODE EM ROBSON DEIXANDO CERCA DE 18 MORTOS E 23 FERIDOS".
" BAPTISTE BAKER, RESPONSÁVEL POR MINERADORA, MORRE APÓS DIAS NO HOSPITAL".
" SUSPEITA-SE QUE EXPLOSÃO TENHA SIDO CAUSADA POR NEGLIGÊNCIA ".
"FILHO DE UM DOS MINERADORES É O PRINCIPAL SUSPEITO".
"WILLIAM BELANGER TERIA SAÍDO DA MINA MINUTOS ANTES DA EXPLOSÃO QUE DIZIMOU A VIDA DE VÁRIOS TRABALHADORES".
Após ler boa parte das matérias, algumas bastante tedenciosas por sinal, sinto-me totalmente envolvida, porém inconformada com o desfecho. Muitas pontas ficaram soltas. Admira-me que o caso tenha sido arquivado pela polícia.
_ Não há provas de que Will foi o causador da explosão. Então, por que insistem tanto em acusá-lo?
Memorizo o nome do chefe falecido da mineradora e do jornalista responsável pelas matérias para pesquisar mais tarde.
Remexo nos papéis em busca de mais informações.
_ Tudo isso é tão estranho. Por que Will não se defende?
Franzo a testa ao encontrar entre as anotações de meu tio o cartão de um consultório médico.
_ Consultório Doutora Allana Lin, psiquiatria, psicologia clínica e terapias.
Guardo o cartão no bolso da calça jeans...
**************************************
O consultório fica em um edifício moderno no Jasper East, área onde se concentram os prédios comerciais da cidade.
Sem saber ao certo o que fazer, liguei para o consultório e marquei uma conversa com a médica. Se meu tio anexou o cartão da doutora ao dossiê foi porque queria que ela fosse procurada.
_ Olá, seja bem-vinda. Pode sentar. _ A médica de traços orientais aparenta ter em torno de quarenta ou cinquenta anos.
Para mim, é bem difícil distinguir a idade das mulheres asiáticas que sempre parecem ter menos anos.
_ Em que posso ajudá-la?_ A médica inspira confiança e competência.
_ Sou sobrinha de Alexander Tremblay.
Os olhos da médica se arregalam um pouco e a fisionomia muda. Imediatamente se levanta, vai até a porta e a fecha.
_ Sinto muito pela perda de seu tio. _ Diz assim que retorna para a poltrona que ocupava.
Aceno a cabeça em agradecimento.
_ Então, já sabia do falecimento. _ Concluo.
_ Sim, fui ao sepultamento. Seu tio era um homem de poucos amigos, mas de amizades sólidas.
_ Vocês se conheciam há muito tempo?
A médica tomba um pouca a cabeça de lado e ergue os ombros.
_ Desculpe a indiscrição, mas encontrei seu cartão no meio das coisas dele, então imaginei que vindo aqui poderia conseguir algumas respostas.
_ Que tipo de respostas está em busca, senhorita Tremblay?
A médica une as mãos sobre a mesa e cerra os olhos já bastante puxados como se iniciasse uma sessão de terapia.
_ Veja bem, tenho um amigo... Nos conhecemos a pouco tempo. _ Coço a cabeça. _ Ele passou por um trauma. Tem dificuldade de se relacionar com as pessoas e vive isolado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Uma cabana na montanha
RomanceMaria Lúcia Brandão está prestes a se consolidar na carreira jornalística, tornando-se "âncora" do noticiário mais assistido em todo o país. Malu, como é conhecida na TV, seguiu os passos do pai, Dalmo Brandão, ex-atleta de basquete e atual comentar...