Fernando permanecia sentado no sofá de seu confortável apartamento. Copo na mão, cercado pela penumbra e silêncio absoluto, pensando:
Gerald e suas paixões! Como alguém tão legalista como ele podia se envolver emocionalmente só de olhar uma mulher! Jamais pude compreender isto! Alguns seres humanos são mesmo fracos e tolos. O amigo já passara por tantos relacionamentos, mas vivia se envolvendo achando que desta vez a paixão seria eterna. Relacionamentos apaixonados sempre trazem mais problemas que satisfações. Ele aprendeu isto muito cedo. Entregar sentimentos a alguém é dar ao outro o poder de destruí-lo mais cedo ou mais tarde. A mãe, antes de morrer, vivia lhe dizendo que ele precisava de uma esposa de verdade. Como se isto fosse fundamental na vida.
As pessoas vivem me aporrinhando dizendo que sou um egoísta solitário. Posso ser egoísta, mas não sou solitário! Não mesmo!
A vida é para ser desfrutada com intensidade, sem culpa. Todo meu dinheiro serve apenas para isto. Eu quero, eu compro ou tomo, para mim tudo tem um preço! Pode não ser dinheiro que compre, pois alguns se enganam dizendo serem incorruptíveis mas, além do dinheiro, existe uma outra moeda muito valiosa, a sedução. É só dizer a palavra certa, no momento oportuno, com a cara adequada e se consegue tudo.
Há tantos anos observo isto, até me divirto em ver pessoas que parecem pairar acima da humanidade, que se julgam tão importantes, tão justas e santas que se arvoram no direito de me acharem um predador. Criticam e me acusam de devasso no almoço de domingo com a família, quando se levantam da mesa e vão levar o cachorro para dar um passeio ou quando estão no carro sozinhos, ligam para a amante que têm em alguma periferia ou num apartamento ordinário qualquer, quando muito, marcando com elas encontros fortuitos pelo telefone, seduzindo-as usando palavras que jamais ousariam pensar perto de suas mulheres secas de afeto, atenção e sexo que preste.
Estes mesmos homens corruptos, libidinosos, capazes de transar com garotas impúberes da idade de suas netas, são tidos como representantes de nossa moral e decência, eles ditam as regras que a maioria deve seguir enquanto eles mesmos não precisam fazê-lo. O velho bordão faça o que eu digo, mas não faça o que faço, é o que ensinam aos seus filhos que se tornarão, quase com certeza, futuros corruptos cínicos, achando que os outros sempre lhe devem servir por eles serem quem são, príncipes dos reis da sacanagem. Com seus telhados de vidro são os mais fáceis de comprar, destes, pessoas como eu conseguem tudo.
Levantando-se, Fernando deixa o copo na mesa de centro, caminha até a janela.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A decisão
RomanceEle deletou o amor de sua vida. Foi convencido, há muito tempo e de maneira profunda, que o mais importante era ter poder. Dinheiro, conhecimento, principalmente das fraquezas humanas, era tudo que ele achava precisar para conseguir algo parecido co...