Não consigo entender Gerald! Olho para o Fernando agora e ele parece outro cara! Tenho a nítida impressão de que ele morreria se Aurélia não tivesse sobrevivido e mais, o foco dele estava totalmente nela e não no bebê, houve momentos em que fiquei chocada, pois dele, esperava exatamente o contrário!
Gerald se levanta e senta-se ao lado de Angela na mesma poltrona. Ambos haviam retornado da lanchonete do hospital e esperavam a volta de Fernando com notícias sobre Aurélia o bebê.
Angela, as coisas com Fernando são mais complexas do que parece. Ele tem os motivos dele para estas reações aparentemente inexplicáveis em relação aos sentimentos dele para com sua amiga!
Por quê? É tudo tão simples! Amar, se entregar ao amor...
Para os simples mortais, sim! Para Fernando, não. Tudo que envolve sentimento para ele é dolorido e extremamente problemático!
Por quê? Pergunta Angela perplexa!
É muito complicado explicar!
Tente.
Cada pessoa reage à adversidade de uma maneira diferente! O que para uns pode destruir um caráter benéfico para outros pode construir, enfim cada ser humano dependendo do grau de sensibilidade pode reagir de maneiras diferentes ao mesmo fato. Aurélia por exemplo ficou órfã, deve ter sofrido com a ausência de uma família biológica, mas tornou-se uma grande mulher! Ao passo que em outras garotas o mesmo fato poderia ser usado como motivo para se tornarem parias dentro da sociedade. Você tem garotas universitárias que se prostituem usando o argumento de que precisam sustentar a si mesma e a família, mas também existem aquelas que trabalham dobrado e estudam a noite para atingir o objetivo de melhorar a vida de si mesma e dos outros que dependem dela, ou seja, não existe uma fórmula!
E isto nos leva...
Gerald se levanta nitidamente sentindo-se num impasse. Não sei se posso falar sobre o passado de Fernando com você, são coisas pessoais da vida dele, ele não gosta de tocar no assunto!
Se isso tem haver com o grande tolo egoísta que sempre pensei que ele fosse, mas que agora vejo que ele não é, e se você é realmente amigo dele, independente de me contar ou não, este cara precisa de ajuda de todas as maneiras possíveis para que ele supere esta droga de passado! Gerald, ninguém pode destruir sua própria chance de ser feliz do jeito que ele quase fez! E cabe a você de alguma maneira tentar ajudá-lo!
Ele volta e se senta perto de Angela novamente! Você tem razão! Ele quase acaba perdendo a única mulher que ele já amou de verdade na vida!
Precisamos ajudá-los! Diz Angela comovida. Conheço Aurélia se Fernando não confiar nela totalmente às coisas entre eles não darão certo.
Você tem razão! Vou confiar em você mas... nunca conte a ninguém nada sobre esta história.
Certo.
A mãe de Fernando era uma mulher realmente linda. O avô dele era um italiano sem cultura, mas que fez grande fortuna no ramo metalúrgico! A avó de Fernando era vítima de toda ignorância e truculência do velho italiano. Ele a maltratou tanto psicológica e fisicamente que ela desistiu de viver, caiu doente e morreu. Toda atenção do maluco voltou-se então para a filha. Durante muito tempo ela aguentou o quanto pode as atitudes violentas do pai até que um dia fugiu de casa. Ninguém conseguiu encontrá-la durante um bom tempo! O avó de Fernando então resolveu pagar uma grande soma em dinheiro para quem desse informações sobre o paradeiro da moça e prometia dobrar a quantia para quem a entrega-se a ele.
O que aconteceu? Pergunta Angela.
Nada. Ela voltou sozinha. Estava muito doente e grávida de Fernando! O velho enlouqueceu, queria matá-la e provavelmente só não o fez por que os empregados intervieram na hora. Bem, ela não disse quem era o pai da criança, pois sabia que provavelmente o velho o mataria. Disse depois que voltou por que sabia que era uma questão de tempo alguém denuncia-la ao velho e então as pessoas que a ajudaram sofreriam as consequências por isto. Acontece que o pai de Fernando não aguentou que Carolina, este era o nome dela, o deixasse se expondo a ira do próprio pai e veio resgatá-la. O velho estava preparado com a casa cheia de capangas quando ele chegou foi capturado e, segundo foi apurado, tentou escapar dos capangas pulando o muro da propriedade, caiu, quebrou o pescoço e morreu. Seu corpo ficou jogado fora dos muros da mansão até a policia vir recolhê-lo, quando a família que por sinal era pobre, questionou as circunstancias da morte do rapaz ninguém deu crédito e tudo ficou por isso mesmo!
Meu Senhor! Que horror!
Carolina ficou completamente perturbada, ninguém mais a viu fora da mansão. Algum tempo depois Fernando nasceu. A mãe o amava muito, mas nunca pode protegê-lo do avô, que o maltratou o quanto pode. Fernando muitas vezes viu o velho surrar a própria mãe e quando ele em sua inocência tentou interferir foi surrado sem piedade. Assim foi até que a mãe conseguiu convencer o velho a enviá-lo para um colégio para que ele estudasse. Ali Fernando sentiu-se livre da tirania. Voltava uma vez por ano para ver a mãe que cada dia parecia mais fraca. Quando ele tinha dezenove anos a mãe morreu e ele resolveu então vingar-se do avô.
Como?
Estudou feito um louco. A mãe tinha deixado uma pequena fortuna para ele, de posse disto Fernando foi usando toda sua habilidade e conhecimentos técnicos adquiridos nas árduas noites de estudos no mercado de ações e especulação na bolsa. Em pouco tempo ele tornou-se um milionário. O velho caiu doente e os negócios começaram a entrar em decadência. Resumindo, Fernando aproveitou a oportunidade deu um golpe de mestre no avô e tornou-se dono de todo negócio do velho. Quando o avô soube disse que não permitiria que ele herdasse mais nada da fortuna da família. Ele conseguiu testemunhas e provou que o velho não podia gerir a própria vida, com isto internou o avô em um asilo e pouco tempo depois conseguiu que o velho fosse declarado incapaz. Quando o avô estava morrendo Fernando foi chamado as pressas na universidade de modo que ele estava no quarto enquanto o velho agonizava e segundo relatou-me o próprio Fernando, o avô o chamou e falou qualquer coisa no ouvido dele que o levou a querer enforcar o velho, isto só não aconteceu por que o médico que estava presente o segurou.
Que história!
Na verdade o Fernando nunca teve infância, é claro que sei que isto não justifica toda a doidera que ele faz. Mas penso que cada pessoa cria mecanismos mentais para se tornar um sobrevivente! A história dele, desde o ventre, foi cercada de sofrimentos e decepções. Fico imaginando o que isto faz a alguém sensível em fase de crescimento! Não sou psicólogo, mas de certa forma consigo compreendê-lo.
Como você descobriu tudo isto?
Na faculdade Fernando era brilhante! As garotas choviam na horta dele, ou seja, ele poderia ser o cara mais irresponsável e baladeiro da universidade inteira e ele ficava horas estudando. Ele era capaz de deixar uma festa no auge ou uma garota super a fim dele a ver navios simplesmente para acabar de datilografar um trabalho, que nem era tão importante assim. Em um momento ele estava malucão curtindo a vida adoidado, no momento seguinte ele se desligava de tudo, sumia eu o encontrava metido nos livros como se sobre ele estivesse a responsabilidade de salvar o planeta Terra. Ele era rico e deveria ser irresponsável como todos os outros. Um dia inconformado, perguntei se ele era um psicopata ou um agente secreto. Ele me olhou por um longo tempo e então me contou toda sua história. É isto!
Quem diria que o grande Fernando Alencar passou tudo isto na vida! Que horror! O que será que o avô falou para ele?
Não sei! Ele não me disse! E eu nunca perguntei, mas deve ter sido algo terrível para ele tentar matá-lo mesmo sabendo que ele estava morrendo!
Que homem ruim, como pode alguém ser deste jeito?!
Gente quando quer ser do mal fica pior que qualquer animal selvagem!
Sabe Gerald, Aurélia deveria conhecer esta história sobre Fernando!
Concordo com você. Mas penso que ele deveria contar a ela.
Isto seria o ideal.
O que seria o ideal?
Fernando? Estávamos falando sobre você!
O que, exatamente falavam sobre mim?
VOCÊ ESTÁ LENDO
A decisão
RomanceEle deletou o amor de sua vida. Foi convencido, há muito tempo e de maneira profunda, que o mais importante era ter poder. Dinheiro, conhecimento, principalmente das fraquezas humanas, era tudo que ele achava precisar para conseguir algo parecido co...