Capítulo Nove

167 33 15
                                    

We don't deal with outsiders very well
They say newcomers have a certain smell
You have trust issues, not to mention
They say they can smell your intention

Twenty One Pilots – Heathens

O caixão está sobre a cova, duas pessoas soltam as cordas devagar descendo-o até chegar no fundo. Jaqui está parada encarando o destino final de sua avó, suas lagrimas desapareceram com a dor, foi o inesperado mais esperado que já aconteceu na vida dela.

Estella e João estão ao lado dela a consolando, mesmo cientes de orgulhoso de Jaqui para colocar o que sente para fora. João a ajudou em tudo, até mesmo na compra do caixão onde ela mesmo insistiu que poderia fazer sozinha, ao pedido da abertura do tumulo.

Dona Irene é quem mais chora aos berros por perder sua vizinha e amiga de calçada, enquanto o pai de Estella, Celso, encontra-se encostado em uma arvore com óculos escuros a esperando.

Os tios de João o permitiram sair, depois de comprovarem com os próprios olhos a falecida senhora Helena dentro do caixão. Um pouco distante, está Tomas de braços cruzados acompanhado de Leandro. Tomas queria ir sozinho para tentar ajudar Estella que voltou chorando durante todo o caminho, não pode deixa-la na porta de sua casa temendo o pior em relação ao pai e madrasta, então pensou que seria o melhor encontra-la no cemitério. Leandro resolveu acompanha-lo, mesmo Tomas falando que não precisava, mas o loiro não deu ouvidos e foi mesmo assim.

Estella quando viu Tomas no cemitério, pediu por mensagem que não se aproximasse dela por causa do pai que também está presente. Seria uma confusão se Celso descobrisse que a filha está namorando, e é por este motivo que nunca contou de Otávio.

O caixão, enfim, chega ao fundo da cova. Dois coveiros começam a jogar a areia, Jaqui se agacha e pega um pouco em sua mão jogando sobre o caixão que desaparece lentamente na terra.

— Eu vou para casa com ela. — Diz Estella a João. — Você deve estar muito cansado.

— Não precisa. — Jaqui interfere. — Eu estou bem.

Estella e João se entreolham preocupados com amiga.

— Jaqui, eu não sei se é o melhor momento para perguntar isso, mas eu não posso deixar passar. Por que você não nos falou o estado da sua avó?

Ela levanta a cabeça engolindo em seco, pois já sabia que após o falecimento da avó fariam a mesma pergunta que João acaba de fazer. Não é uma coisa que a surpreende nem um pouco.

— Do que você está falando, João?

— Da doença da minha avó. — Responde. — Ela... Teve um AVC há dois anos atrás que a fez perder os movimentos dos membros superiores e inferiores. Eu não quis pedir ajuda, muito menos falar a ninguém. Minha rotina mudou totalmente, passei a acordar cedo para cuidar dela e depois ir para escola.

— Há quanto tempo isso estava acontecendo?

— Dois anos.

— E por que nunca nos falou? Pensei que éramos seus amigos.

Jaqui apenas suspira revirando os olhos, voltando ao normal.

— Tem coisas que amigos não resolvem. Além do mais, já passou, ela morreu e eu estou bem. Tudo que eu preciso agora é resolver algumas coisas que estão pendentes.

Estella leva a mão a boca com os olhos arregalados. Jaqui é fria, mas deixou as geleiras do ártico sendo absolutamente nada aos seus pés. Poxa! A avó dela ainda está sendo enterrada e tudo simplesmente já passou? Dona Helena não volta mais, sim, só que como alguém liga o foda-se tão rápido assim? João, coitado, está parecendo que presenciou uma tragédia diante dos seus olhos que não deu nem tempo de correr. 

O Duplo Gosto De Um GirassolOnde histórias criam vida. Descubra agora