SE QUISER ENTENDER E REALMENTE APROVEITAR ESSA HISTÓRIA, PF LEIA ISSO
Que fique claro que irei excluir comentários que degradam qualquer uma das personagens. Xingamentos nãos serão bem quistos.
Não acredito que demorei dois anos e 100 mil leituras depois pra perceber que esse aviso deveria ter sido dado antes do primeiro capítulo, mas, depois de um milhão de comentários lamentáveis, eu vejo o meu erro.
Como uma leitora que passou a adolescência utilizando essa plataforma e me viciando em livros e autoras fabulosos, lendo histórias mais de cinco vezes e afogando minhas lágrimas em fanfics bem feitas, é obvio que pude acompanhar a famosa "crise do comentários".
E você deve estar se perguntando: o que é a "crise dos comentários"?
Vou explicar: tudo começa quando uma querida pessoa ingênua e ainda cheia de vida e amor pra dar decide publicar uma história nas redes sociais (seja qual for). A pessoinha comete vários erros de principiante, erros ortográficos, escreve clichês... mas não importa! O importante é que ela está fazendo algo legal que vai trazer divertimento não só pra ela, mas também para outras pessoas interessadas.
E assim vai! Ela publica e pequenos comentários surgem... bem sutis... algumas curtidas quem sabe (se não for pedir demais - fica a dica pra você que ta começando) e com o tempo sua história vai crescendo e atingindo mais e mais pessoas. Mas, com o passar do tempo, comentários vão surgindo cada vez mais, e para a minha supresa, a maioria se resume em ofensas, xingamentos e protestos sem sentido.
E isso esgota uma pessoa.
Algo que você estava gostando tanto de fazer, personagens que te faziam sorri, diálogos pensados e repensados, e piadas anotadas acabam se resumindo a coisas como "nossa eu odeio essa put*" (vamos dar aquela censurada básica para o wattpad deixar eu publicar meu querido desabafo).
No final do livro, depois de passar meses escrevendo e tomando borduada nos comentários eu fiz um mega capítulo explicando (coisa que eu realmente não achava que teria que fazer) as decisões das personagens. Porque, realmente, ter que ficar lendo garotas xingarem a decisão de personagens femininas, que poderiam muito bem serem reais, em pleno século XXI, é algo que não entra na minha cabeça.
Honestamente, eu não consigo julgar. Eu jamais saberei a idade das pessoas que leram e lerão essa história (o que me assusta cada dia a mais), e por isso não posso exigir que garotas mais novas tenham tido experiência suficiente para entender. Eu, nos meus vinte e poucos anos de vida, aprendi que sou uma bostinha de ser e preciso aprender muito ainda, mas já tive minhas experiências e sei bem mais do que a Clara de 15 anos achava que sabia.
No meu desabafo final, explico que li diversas histórias e fanfics, boas e ruins. Com uns 17/18 anos eu já estava farta do mesmos plots machista de sempre: a personagem feminina é uma inocente que sempre corre atrás do cara bad boy que a esnoba e tira a sua virgindade, se apaixonado por ela no final (não que todas sejam assim, mas a grande maioria é, ou pelo menos segue essa linha de raciocínio).
As garotas normalmente são reduzidas a meras virgens inocentes, caindo sempre no padrão que vemos há séculos! Mulheres fofas, bem-quistas, que tem sorrisos bonitos e atraem homens.
E a vida simplesmente não é assim. Há anos, as mulheres tem sido reprimidas sexualmente, e muitas das histórias refletem isso. Somos mal faladas por sermos sérias e reservadas demais, e somos mal faladas por explorarmos nossa sexualidade. Somos retrógradas quando dizemos não e somos vagabundas quando dizemos sim. E por outras mulheres ainda por cima!
Nossa eu fico revoltada.
Muitas pessoas passaram a história inteira esculachando minha preciosa Sakura, para no último capítulo, depois de ler toda a minha explicação (e esporro) comentar "nossa concordo muito com você"... Oi? Concorda onde, minha querida? sendo que você passou capítulo por capítulo expressando exatamente o oposto do que eu acabei de falar!
Não entendo como uma mesma pessoa comenta "nossa Sakura, plmds fica logo com ele sua vaca" e depois quando a personagem fica com a pessoa "nossa sua vagabunda". Ou como a personagem masculina pode fazer exatamente o mesmo que a garota, mas não receber UM COMENTÁRIO NEGATIVO SEQUER! Damos brecha pros homens como se eles não tivessem solução, sendo que eles também erram bem mais e precisam mudar o mais rápido possível.
Cansei de ver a mesma situação, mas com resultados diferentes: o cara é um boçal, frio, trata a menina que nem lixo, é um galinha e dorme com todo mundo - recebe alguns comentários lixo, mas no geral, o público ainda o adora pq ele é um bad boy; a garota é divertida, gosta de curtir, gosta de sexo, tem um espírito livre e usa o cara da mesma forma que milhares outros já a usaram - recebe INFINITOS xingamentos e ameaças.
Honestamente, lamentável.
Ai, e fora toda essa questão de machismo e opressão, a qual muitas pessoas ainda acreditam que não existe, a história contata nesse livro, por mais impressionante e surpreendente que possa parecer, não é sobre você.
NÃO É SOBRE VOCÊ!
Não ó sobre o que você está sentindo, ou sobre as decisões que você está tomando, mas sim sobre as decisões que essas personagens estão tomando, e os seus sentimentos com relação a tudo que está acontecendo... com elas.
Lógico que você pode rir, chorar, jogar o celular na parede e ficar revoltada! Eu também fico! Acabei de ler um dos meus livros favoritos pela terceira vez, e chorei como nunca antes! E adivinha? O casal não fica junto no final e mesmo assim eu não sai comentando que a personagem principal era uma vaca e que eu queria sair batendo nela.
Imagina se na vida real, a cada decisão que você tomasse, um comentário de alguém completamente aleatório chegasse como uma notificação. Imagina se você diz não para um cara, simplesmente porque você não está afim, e chega uma mensagem "nossa sua ridícula, deveria ter ficado com ele, você não presta". Mano... não cabe a você dizer o que as personagens devem ou não fazer ou sentir.
Outra coisa, cada um é cada um. Cada um tem um história, uma ideologia, uma cultura e um aprendizado diferente. Cada um merece ser e pensar como acha ser o certo (desde que não cometa nenhum crime e sem que difame alguém - isso tbm é bem importante). E outra, as pessoas mudam e evoluem, elas cometem erros e aprendem com eles (pelos menos as melhores pessoas o fazem).
Deixe ser levado por essa história, podendo acompanhar essas personagens nos seus altos e baixos. Eu aproveitei tantas histórias de casais que eu desesperadamente queria que ficassem juntos, mas não ficaram... e foi divertidíssimo e eu adorei cada segundo da trajetória. Me apaixonei também por todos os clichê que amo odiar e sorria que nem uma abobada quando meu casal ficava junto. Vibrei sempre que a personagem feminina tomava uma atitude forte e largava o boy lixo ou saía de um relacionamento, que apesar de ser ansiado nos comentários, era claramente tóxico! Eu procurei entender e aceitar a decisão de cada personagem, sem muitas fezes concordar com as suas decisões.
Não to falando que ninguém mais pode comentar e que acabou a bagunça! Eu gosto de elogios (como todo mundo) e debates construtivos e opiniões enriquecedoras; dou muita risada com muitas das coisas que vocês escrevem e com as revoltas inocentes. Mas existe uma linha muito tênue entre expressar sua opinião de forma respeitosa e sair jogando xingamentos agressivos.
Termino aqui o meu clamor por mudança, esperando que essa fic, talvez mal escrita e com muitos erros e coisas que eu mudaria, possa fazer você entender.
Se quiserem dicas de livros diferentes, que fogem dos clichês e nos fazem pensar sobre a vida e relacionamentos, podem me mandar mensagem que eu prometo (na real não) responder um dia hahaha. Infelizmente minhas autoras favoritas são de fora, então a maioria dos livros serão em inglês, isso pq acabei de ver que o melhor livro desse tipo escrito em pt-br foi retirado pq a autora não aguentava mais os comentário - olha que coisa, não?
Mas que fique claro: apesar desse final fofo e esperançoso, vou começar a excluir comentários que me fazem subir pelas paredes.
Bjs, Clara
VOCÊ ESTÁ LENDO
Easy | SasuSaku
Romance{Livro 1 - Cambridgeport Series} Sakura e Sasuke são dois defensores fiéis da vida de solteiro. Uma vida de liberdade emocional e física, sem nada para se prender. Ambos possuem personalidades fortes e não querem que ninguém venha atrapalhar os seus...