Assistimos primeiro A História dos Traidores, documentário realizado sobre o ano de 3120, há 77 anos, quando houve a Revolta das Pérolas que durou 8 meses. A guerra ocorreu por razões mesquinhas. Socrática estava sob o domínio de um Regente, um substituto da rainha Monica III por ela estar enferma, e os nobres financiaram apoio aos militares para se vingarem da nova lei do fisco. O povo comum serviu de marionete nas mãos da imprensa, e se uniram aos militares e nobres, pedindo o fim da realeza. A capital ficava no centro do país sendo bombardeada por todos os lados.
Ao norte ficavam 7 distritos e ao sul, 6. Socrática era chamada no documentário muitas vezes como O País de Cristal, e Monica de A Rainha de Cristal. Isto talvez porque a Terra girou rapidamente seu eixo há mil anos. Enquanto Panem passou a ficar próximo à Linha do Equador, Socrática é atualmente o Polo Sul da Terra, coberta de gelo e neve. É um documentário muito triste, mas a paisagem talvez, com suas auroras austrais e a voz do narrador lhe conferia uma rara beleza.
Os sólidos campos de força da Capital, que pareciam impenetráveis muros de diamante prolongaram por demais a guerra, que devido aos pesados armamentos não teriam durado uma semana sequer se não houvesse o campo. A Capital nunca contra-atacava, e quando as munições e energias dos treze distritos se esgotaram, o exército da Capital então iniciou um avanço, massacrando a todos. Mas tudo foi uma armadilha para atrair todas as naves e tropas para os distritos, e cada distrito tinha uma bomba nuclear pronta para pegá-los de surpresa, realizando um auto-sacrifício.
Os rebeldes disseram antes de detonar as bombas: "Essa é a vingança do Fantasma das Sombras!".
A Capital venceu, mas o regente foi morto na bomba nuclear do Distrito dos Celtas exatamente no momento em que posava para as câmeras declarando vitória. A rainha se curou e voltou ao trono meses depois do fim, e teve vida longa. Ela é até hoje lembrada como A Salvadora, por ter afastado a radiação e reconstruído todos os distritos, trazendo a ordem de volta a Socrática.
Uma das punições foi que todos os traidores perderam seus nomes e passaram a ser chamados por números. O mesmo se deu com os distritos, para perderem suas identidades culturais. Todos os sobreviventes dos bunkers antinucleares se tornaram escravos, assim como seus descendentes.
Todo dia 23 de Abril desde então tem início os Jogos Vorazes pelas mesmas razões de Panem.
Os demais documentários e retrospectivas falam de várias revoltas menores ao longo do tempo, de motins e assassinatos. Eles parecem um povo obcecado por fantasmas e ritos pagãos diversos, e possuem uma estranha lenda sobre A Noiva Andina. Muitas pessoas dizem avistá-la na floresta e nas ruas vazias. A Lenda da noiva, cujas vestes reluzem sempre à luz do luar tomou vida e preocupação por parte da Capital desde que ela foi filmada acidentalmente atrás de uma repórter que transmitia ao vivo à noite no telejornal sobre o massacre de toda uma família de nobres do Castelo de Rubio, no Distrito 1. Assim que a Noiva surgiu atrás da jornalista, esta caiu ao vivo e a câmera imediatamente se apagou. No dia seguinte, foi anunciada a morte da jornalista com sua equipe e de todos os pacificadores e oficiais do grupo de investigação por decapitação com foice. Isto ocorreu ano passado. Nenhum dos grupos terroristas que faziam transmissões piratas assumiu a responsabilidade do atentado, pois neste caso a autoria se tornou óbvia.
A partir dessa data, a Capital passou a se esforçar a desconstruir a imagem da Noiva Andina, dizendo que não passa de uma bestante, numa vã tentativa de minar a fé dos pagãos.
Outra coisa que os muitos que avistaram diziam, era que ela sempre mancava com a perna direita.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Jogos Vorazes - O Fim da Esperança (Trilogia 1/3)
FanfictionKatniss é temida por países que querem evitar uma onda de revolução global inspirada pelo Tordo de Panem.