Arímedes estava embriagado, e falante demais para seu normal, mesmo em se tratando de um legislador cheio de segredos. Mas ele me via como uma joia... a única do mundo, e eu parecia ser tudo para ele. Em todos esses meses notei como ele quase pulava de alegria paternal sempre que me via a cada manhã, assim como Clair, que disputava com ele minha atenção.
Ele não estava cheirando a bebida como Haymitch, mas não estava muito atrás. Pessoas embriagadas são alvo fácil para perguntas que em condições normais, jamais responderiam. Ele continuou com sua narrativa:
- Eu sou natural da Grécia, Angela, mas o nome verdadeiro de seu pai é Kufu 30. A Grécia original sucumbiu pelos mares, mas antes disto acontecer, na Terceira Guerra, dominamos o Egito, e construímos um país dentro das maiores pirâmides e de outras mais monumentais que as anteriores, no fundo do oceano. Quando assumi o Poder, eu tinha a mesma idade que tenho agora, e isso foi há vinte e um anos.
- Como assim?
Ele sorriu como um vitorioso.
- Quem preenche todos os pré-requisitos e se torna presidente, Angela, é chamado para cá, para viver junto a Realeza. Desde muito tempo tem sido sempre assim. Então fizeram doze clones idênticos a mim, com minha memória, personalidade e aparência. Aquele que escolhi, me substituiu na Grécia, e fiquei aqui, recebendo periodicamente os mortos sacrificados nas arenas ainda frescos para o preparo. No lugar de seus corpos verdadeiros eram usados clones mortos para serem enterrados sem suas famílias perceberem.
Fico tentando absorver essa insólita informação, mas ele não para de tagarelar aos risos:
- Da mesma forma que você comeu aqueles pudins, eu também o fiz, mas com uma enorme diferença: vida quase eterna. Durante o sorteio dos Jogos Vorazes, cada um de nós treze temos que escolher dois dos vinte e seis participantes, ou vinte e quatro no caso de Panem, que sejam compatíveis para participar dos jogos. Depois que eles morrem, rapidamente são trazidos para cá com seus órgãos ainda frescos.
- Espere. Eu assisti a retrospectiva dos jogos daqui em maio. Eles foram sorteados. - disse eu, sem querer acreditar.
- Tudo manipulação. Todos os papéis colocados nas urnas têm o mesmo nome. É como um truque de mágica bem elaborado. O povo, Angela, está aí para ser enganado. Gostam de uma boa história e de colocar a culpa no destino. Por isso nós, os poderosos sempre estamos acima deles e os desprezamos. São apenas gado para o abate.. nada além disso.
Imagino que talvez esse homem seja mais podre que Niroge. Não se vê uma qualidade sequer nele. Ganância, arrogância, desprezo... como esses nobres podem ser assim, sem dar valor a vida humana? Mas o infeliz continua como se estivesse falando ao vento, pois apesar dele estar me passando informações que nem o embaixador me revelou, a podridão de tudo que ele está dizendo me causa repulsa. Mas um pensamento não para de martelar em minha cabeça: "Então foi Snow quem escolheu a Prim? Ou teria sido outro dos treze?"
- Então o senhor tem uma espécie de vida eterna? - finjo não estar com repulsa dele.
- Enquanto o último de nossos doze clones viver, recebemos o rejuvenescimento. Após isso, somos executados dentro do prédio da Fraternidade. Só me resta um clone agora na Grécia, que está tendo problemas, e não sei quanto tempo vai durar, minha filha. Se ele morrer, serei executado na semana seguinte. Quando seu pai partir, quero você no meu lugar.
Digo então da boca pra fora algumas palavras de preocupação com ele, dizendo que farei de tudo para evitar isso. Ele recebe bem, e disse que vai pensar a respeito. Imagino que Niroge tenha se equivocado ao me pedir para enfraquecê-lo e destruí-lo. Nessa condição em que está, ele pode se tornar um aliado muito útil.
- Mas então o processo de rejuvenescimento é diferente da questão do pudim?
- Não é bem rejuvenescimento, usei a expressão errada. É preservação da vida. É um pouco diferente. Precisamos nos alimentar de cada órgão modificado em laboratório dos tributos escolhidos para manter nossa juventude no ponto em que estava ao assumirmos o Poder. Fazemos as escolhas dos tributos em grupo dentro da Fraternidade com o consentimento de todos. É por isso que escolhemos o termo "tributos" para eles, porque são tributados a nós.
- E quanto ao embaixador que me salvou? Onde ele nasceu?
- Aquela cobra? Niroge nasceu em Panem. Rimos muito da cara dele quando aquela esfarrapada se ofereceu no lugar da irmã dela. Ele queria os órgãos da garotinha por serem compatíveis com os cromossomos dele. Ainda lembro daquela cara de fúria dele quando olhou para aquela esfarrapada. Entendo o porquê dele odiá-la tanto.
Eu me recuso a aceitar a verdade, e pergunto novamente:
- Então Niroge?
- Sim, ele é o Snow de Panem.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Jogos Vorazes - O Fim da Esperança (Trilogia 1/3)
FanficKatniss é temida por países que querem evitar uma onda de revolução global inspirada pelo Tordo de Panem.