Nota do Autor

172 9 7
                                    

(Texto dessa nota em internetês)

Nota do Autor: Não é necessário ler essas notas, que estão bem grandes. Ela não tem nenhum conteúdo da história. Mas caso esteja interessado em saber de coisas importantíssimas sobre o que há por trás dessa fanfic, então tenho certeza de que gostará de saber.

Esse é o primeiro livro de uma trilogia que estou preparando. Como eu já bolei toda a história do início ao fim, sei que há uma imensidão de fatos a narrar que não cabem em um só exemplar, devido a complexidade dessa história. Porém, é devido a essa enorme quantidade de acontecimentos que cada livro dessa trilogia ficaria imenso. E eu levaria anos para terminar.

A solução que encontrei foi em vez de escrever três grandes livros, fazer três contos de tamanho equivalente a um livro impresso de 100 páginas cada. Então não entrarei em muitos detalhes como descrições de personagens e etc. Assim terminarei de escrever mais rapidamente.

Neste livro serei o mais fiel possível, ao que me cabe, às ideias de Suzzane Collins ao escrever Jogos Vorazes. Pena que ela não dá muitas entrevistas, do contrário, seria muito mais fácil saber o que ela tem em mente.

No entanto, seu livro e seu espírito deixados nele, se lido nas entrelinhas, deixa algumas pistas. E são essas as pistas que uso como bússola para dar um norte a essa história, de modo que tenho já uma ideia de como ousar uma continuação.

Porém, assim como vc que lê essa história, eu tb não sei como exatamente os fatos vão se desenrolar. Para descobrir, usarei a técnica da "força das coisas", uma técnica útil para o escritor decidir o desenrolar não por seu próprio capricho pessoal, mas sim levando em conta tanto a força e ímpetos de todos os personagens, quanto o meio em que vivem. Essas coisas veralmente são muito mais poderosas do que as de uma única protagonista, e é por isso que amamos Katniss Everdeen, justamente porque ela encara tudo com sua própria força interior e com seus talentos pessoais, mas sozinha, ninguém consegue lutar contra tudo e contra todos. Assim como nos primeiros livros, ela necessitou de ajuda, tanto de personagens como Haymitch e Cinna, quanto dos demais, incluindo todo o distrito 13.

Se eu tivesse decidido continuar a história de onde ela parou, com Katniss tendo 35 anos, isto poria seus filhos em perigo no meio de um mundo conturbado, e se levar a sério uma continuação que pretende ser tão eletrizante quanto o filme, seus filhos acabariam morrendo frente ao que tenho em mente para essa continuação. E matar crianças pode ser divertido para alguém como Snow, mas não para um escritor. Quero preservar os possíveis filhos de Katniss, caso ela os venha a ter algum dia. É uma decisão particular. E mais: se ela tivesse 35 anos, não haveria como utilizar os pequenos flashbacks de Katniss para explicar tudo o q ockrreu nesse meio tempo. Creio que um intervalo de apenas dois anos seja melhor, pois o que ocorre neste intervalo de tempo será explicado mais adiante em detalhes minuciosos, devido a sua importância para o entendimento de quem lê.

E tem mais: devido à prequel por ela lançada neste ano, fui obrigado a tomar este rumo na história, pois o que lá é dito, implica em consequências mais breves, portanto, a paz conquistada pelos rebeldes jamais duraria 18 longos anos, pois há muita gente poderosa com condições de perturbar a ordem das coisas.
Dois anos de paz é bom, pois com 19 anos, a protagonista ainda mantém sua juventude e força impetuosas para lidar com o que está por vir. Se ela tivesse aqueles filhos citados no final da história, ela ficaria mais fraca e preocupada, e eu a quero forte e com tudo.

A única solução q encontrei pra resolver este problema foi a ideia do sonho, ou melhor, pesadelo. Dessa forma pude trazer Katniss à linha do tempo mais apropriada para esta continuação. Com 19 anos, ela estará mais experiente e muito mais madura do que aos 16, muito mais forte física e mentalmente, preparada para inimigos muito mais terríveis, poderosos e ardilosos do que Snow.

Outra coisa, e essa é uma das mais importantes que quero que você saiba: no início da hístória original, a protagonista é conduzida para uma nova realidade, cheia de coisas novas, pois ela nunca havia até então experimentado a vida de luxo, andar de carro, andar de trem, comer chocolate e outras coisas maravilhosas e outras terríveis. Ou seja, ela praticamente veio a conhecer uma nova realidade e teve que se adaptar, aprender a sorrir e a fazer coisas que não queria. Em todas as histórias que existem, sempre ocorre essa fase de ruptura na chamada "A Jornada do Herói", termo usado no antigo livro O Caminho do Herói Cotidiano, livro que tive a sorte e o prazer de ler quando adolescente, que eu recomendo para toda e qualquer pessoa, principalmente para aquelas que sonham em um dia se tornar escritor. Não que eu seja escritor, apesar de ter alguns livros pouco vendidos numa lojinha virtual.

Então, da mesma forma que ela foi conduzida para algo novo, aqui também sou obrigado a fazê-lo, abrindo um horizonte de novidades para ela. Afinal, se toda a história que vai se seguir aqui permanecesse naquela conchinha pequenina, conchina de Panem(não confundam com toque o sino pequenino, sino de Belém), ela estaria em uma condição segura com inimigos conhecidos, e isso seria muito fácil pra ela. Eu quero que ela tenha dificuldades, que se sinta na toca do leão, atacada por todos os lados, e vamos ver como ela se sai.

ALERTA! ALERTA! ALERTA PARA OS FÃS: Desde que Suzzane Collins lançou sua prequel e recebeu duras críticas ao revelar que era sobre Snow, dentre outras coisas, isto me fez lembrar das críticas anteriormente sofridas por George Lucas ao fazer a prequel de Star Wars. Ele foi humilhado na época, e teve que vender os direitos autorais à Disney para se livrar do tormento.
Se o mesmo ocorrer à Suzanne Colins, fico imaginando o desastre que será se a Disney também comprar seus direitos e fizer uma continuação tão criticada e repudiada pelos verdadeiros fãs, como a continuação de Star Wars foi.

É para evitar este desastre, em honra ao ideal de Suzanne Colins, e em respeito a nós, fãs, que estou tomando a liberdade de escrever para salvar ao menos os fãs brasileiros, que poderão ler uma história em português.

Se você gosta de uma história eletrizante cheia de suspense, ação e conflitos, prepare-se para roer suas unhas como Katniss faz, porque aqui o bicho vai pegar, e vai ser uma jornada mais difícil do que a que Katniss enfrentou até então.

Mas calma, não vou abusar muito de excesso de ação, suspense e drama dolorosos. Haverão também momentos de breve "calmaria", digamos assim, para dar um equilíbrio.

Curiosidade: o símbolo desenhado na capa da fanfic logo abaixo do broche do tordo é a bandeira da civilização humana, representando o planeta Terra. Foi a NASA que criou tal símbolo para missões espaciais. Mas calma, ninguém vai pro espaço nessa história. A função desse símbolo em seu braço é para mostrar que ela irá lutar para libertar todos os povos da Terra, e não apenas Panem.

Boa leitura!

Jogos Vorazes - O Fim da Esperança (Trilogia 1/3)Onde histórias criam vida. Descubra agora