•Capítulo 4•

3.6K 218 51
                                    

Luise Martins 🌻

A vida tem seu altos e baixos, devemos estar acostumados com isso.
É tão estranho a maneira de que em questão de instantes a vida pode nos dar uma rasteira que caímos no abismo e pra sair é tão difícil.

Durante todo o tempo que eu estive na UTI ouvi as pessoas que eu amo falando várias coisas que não esperava que diriam, o quanto me amam e estão com saudades. Mas uma única fala mexeu comigo de uma forma inexplicável, e que foi do Xavier.

Ninguém sabe ainda que acordei, só saberão amanhã, preferir assim.

Mas as coisas são realmente incrível.

A vida ela passa de maneira tão rápida que se você não apressar seus passos você fica pra trás.

Nós, seres humanos, sempre tivemos a impressão de sermos imortais. Aprendemos a deixar o amor para amanhã, o perdão para depois, aquela ligação para o doa que der e por aí vai.

Vivemos cada dia como se jamais pudesse ser o último de nossa vida, ou da vida de alguém.
Acreditamos fielmente que nada pode nos acontecer de ruim, até que aconteça. Perdemos pessoas, adoecemos, ficamos frágeis, presenciamos o sofrimento e então, percebemos o quão curta e simplória é a vida.

Precisamos perceber que cada dia é uma dadiva, um presente, uma nova oportunidade de fazer as coisas darem certo. Se não for hoje, quando será?

Não devemos esperar as tragédias, as perdas, o choro, o adeus. Podemos ser melhores hoje mesmo, por simplesmente assim querermos.
Hoje é um dia muito importante, é a nossa chance de irmos em busca de quem magoamos e pedir o perdão, é o dia que nos foi dado para perdoarmos a quem nos ofendeu, de livrar o outro da culpa. É dia de sonhar o novo, de construir uma nova vida. São muitas as vezes em que ouvimos uma voz interior nos direcionado para algum caminho e quase nunca damos atenção, preferindo agir de forma contrária por ser mais conveniente ou confortável, ou pelo fato de que toda a sociedade impôs outra formar de seguir a vida, como se fôssemos robôs, de ferro, máquinas.

Existe uma frase, que diz o seguinte: “Os mortos recebem mais flores do que os vivos porque o remorso é mais forte que a gratidão. ”

Em uma viagem que fiz com os meninos e a Imperatriz á um tempo atrás, parei por um momento a observar as pessoas ao meu redor. Senti uma pontada de orgulho por estar ali, mas senti também um desespero, a qualquer momento qualquer um deles poderia partir, ir embora para sempre.

O que eu faria? Como me sentiria em relação a qualquer um deles que fosse? Sentiria pesar ou paz por ter vivido com cada um tudo que eu quis viver? A vida é assim, um sopro, é algo tão curto e tão frágil que o cuidado com ela é primordial. Mas também é preciso cuidar de quem caminha ao nosso lado. E se não for hoje, quando será?

A gratidão, o elogio, o amor. Deveriam ser naturais em nossa vida. Tínhamos que estar acostumados a amar e receber o bem, ao invés de acharmos a violência e a exclusão, as brigas e reclamações coisas rotineiras e comuns.

Nas escolas, nos bancos das praças, dentro de casa, ao acordar e ao ir dormir, deveríamos praticar o ato da gratidão e do amor. Ter remorso é doloroso, pesaroso, quase até constrangedor.

“O que eu poderia ter feito, se tivesse um minuto a mais ao lado de alguém?” ou “O que eu poderia ter falado que nunca foi dito?”.

A vida, torno a dizer, é um sopro, o que é agora nunca mais será, o que é no instante presente nunca mais retornará, a não ser a vontade de viver esse momento novamente.

Não me esqueço de um diálogo que um dia li em uma rede social:

- Morreu de que?
- Se sufocou com as palavras que nunca disse !!!
Não queiramos ser assim. Não nos sufoquemos por não dizer, por não amar, por não tentar, por não pedir perdão, por não perdoar, não nos sufoquemos por não viver!

Olhar nos olhos, tocar as mãos, abraçar, dizer um elogio, agradecer, oferecer-se, estar pronto a ajudar sem precisar ser chamado, retribuir, sorrir, amar e deixar ser amado(a), ir em busca dos nossos sonhos, caminhar com a alma leve.
Afinal de contas, se não for hoje, quando será?
Se não for hoje, quando será?
Essa história de dizerem 'eu não me arrependo das coisas que fiz', eu acho uma burrice! Se você não se arrepende, vai continuar fazendo besteira.

Com o tempo você vai vendo quem é quem... E percebendo que nem todos que estão ao seu lado gostam de você de verdade , algumas pessoas te acompanham por conveniência própria.

Na vida eu aprendi lições. E algumas vezes você aprende elas da pior maneira. E outras vezes você aprende elas tarde demais.

O problema do ser humano é o orgulho.

(...)

—O resto do pessoal não poderiam vir por causa da polícia.—Arthur falou me encarando e logo fiz uma careta.

—Polícia?—Perguntei e ele concordou.

—Eles estão circulando por toda São Paulo atrás do Xavier, dessa vez quem tá atrás dele é a federal... Mas tá tudo sob controle.—Falou e ele ficou meio estranho.

—Tem certeza que tá tudo sob controle mesmo?—Perguntei e em nenhum momento conseguia olhar nos meus olhos.

—Tá sim, daqui á uma semana cê já vai tá de alta provavelmente.—Falou mudando de assunto.

—Ainda bem. Como tá todo mundo? Estão todos bem?—Perguntei.

—Tá tudo sim.—Fiquei olhando ele e alguma coisa tava estranha, algo tava acontecendo e ele não queria me falar.

—Que bom...

(…)

Amor indestrutível 2Onde histórias criam vida. Descubra agora