O presidente Donald Trump parece ser de descendência alemã e por tanto ele deveria fazer uma retrospectiva na história política da suas origens alemã. A Alemanha que sempre teve no curso da sua historia políticas muitas guerras quase sempre contida na vaidade de ser uma raça pura, ou seja, ser uma nação só de pessoas louras de olhos azuis, situação conhecida como nazista. Esse movimento até poderia ser chamado de um sonho lindo, mas, todavia, nem ao custo de uma 2ª guerra mundial, isto deu certo. Neste contexto a coragem de enfrentar os desafios em busca dos sonhos, é louvável, mas na vida e no mundo nem tudo é do jeito que a gente pensa ou do jeito que a gente quer. Mas o que não podemos e nem devemos é ser imprudentes, até por que, alem de quase sempre não resolver os problemas, os preços do fracasso acostuma ser muito alto.
Lá, mesmo na Alemanha por conseqüência da guerra que eles mesmos deram inicio foi feito um muro que separava um mesmo povo, uma mesma nação. E mais uma vez fica configurado que essa historia de apartheid para humanidade não vinga, ou seja, nunca deu certo. Temos também o muro da China que por causa da guerra entre capitalismo e comunismo tentou se isolar do mundo, mas quase de nada adianta, pois em tempos de globalização as pessoas já não estão passando mais pelo os muros das fronteiras terrestres, elas estão passando pelos caminhos das tecnologias, pelos computadores que não tem fronteiras.
Esse muro além de custos muito altos já se transformou em um elefante branco. A Alemanha a partir da queda do muro de Berlin parece estar aprendendo a absorver o comunismo com o capitalismo, ou seja, sai do radicalismo para as convergências de duas ideologias políticas opostas, onde Ives de inimigos viram parceiros e vão à busca de entendimentos procurando vencer os desafios de entender as diferenças. É possível que a Alemanha tenha conseguido entender que as ideologias comunismo e capitalismo que são opostas, elas são como marido e mulher, ou seja, separadas elas não funciona com eficiência. O capitalismo sozinho ele vira, "capitalismo selvagem com todos os tipos de desigualdades sociais" E "comunismo sozinho ele vira um imenso assistencialismo e comodismo que também não evolui.
O repórter conversou com "Murucutu" que é um ladrão de ocasião e falava sobre o mito do muro; Murucutu fala para o repórter que quando ele sai para dar um rolezinho pela cidade para fazer um ganho à estratégica é não entrar em casas em que esteja tudo aberto, segundo ele em lugares assim, existe sempre a possibilidade de ter alguém por ali, e nos lugares que tem muros com arames e outros, chamam a atenção, e nos atrai, até porque quase sempre não tem ninguém por lá. Parece que o pior do mito do muro, neste caso o muro do México, é a sua simbologia, onde mais do que uma demanda, ele se transforma em um desafio ou em uma discórdia, e daí para diante derrubar o muro ou manter o muro passa ser uma questão de honra e de intrigas onde nestes tipos de situação quase ninguém quer ficar em cima do muro.
Na singeleza da minha singularidade, penso que se o Presidente Donald Trump em um gesto de simplicidade e sabedoria, Ives dele gastar bilhões com a intriga do muro ele pegasse metade deste dinheiro e ajudasse as pessoas refugiadas das guerras, com esse gesto ele fecha a fronteira das intrigas e abre as fronteiras da paz do amor e das solidariedades.
0
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pela Direita ou pela Esquerda.
RandomUma visão bem humorada dos problemas politico do Brasil e do mundo.