Cap.34

38 2 0
                                    

Terceiro treino livre

Depois de a Mercedes dar as cartas nos treinos livres de sexta-feira, o sábado (1) da programação do GP de Portugal de Fórmula 1 começou com a Red Bull de Max Verstappen no topo da tabela de tempos. O holandês virou 1min18s489, melhor tempo do fim de semana até agora, liderou o terceiro treino livre e desbancou os dois carros da Mercedes, que terminaram logo atrás. Lewis Hamilton foi o segundo, 0s236 atrás da marca do piloto taurino, enquanto Valtteri Bottas passou na terceira posição da sessão desta manhã no Autódromo Internacional do Algarve.

Sergio Pérez, que foi um dos pilotos que chegou a liderar o treino, ficou em quarto, com tempo apenas 0s020 mais lento que o de Bottas. Destaque para a Alpine, que confirmou até agora uma grande performance no fim de semana. Esteban Ocon foi o quinto mais rápido. Fernando Alonso poderia estar em posição bem melhor que P14, mas o bicampeão do mundo teve sua volta mais forte deletada depois de exceder os limites de pista na curva 1.

Charles Leclerc e Carlos Sainz, da Ferrari, terminaram em sexto e sétimo, respectivamente. Lando Norris, com a McLaren, melhorou nesta manhã de sábado para fechar em oitavo, seguido pela AlphaTauri de Pierre Gasly e pela Alfa Romeo de Kimi Räikkönen. O destaque negativo fica para Sebastian Vettel, apenas P18 com a Aston Martin, só à frente de Nicholas Latifi, da Williams, e de Nikita Mazepin, da Haas.

Classificação

Todo mundo esperava um duelo entre Lewis Hamilton e Max Verstappen nos minutos finais. Mas sabe quem se deu bem com o aumento da intensidade do vento? Ele mesmo, a zebra (pelo desempenho mostrado nesse início de temporada) Valtteri Bottas. Leão de treino, o finlandês cravou uma boa volta no início do Q3 com os pneus macios, mas que não parecia ser suficiente para a pole position: 1m18s348, apenas sete milésimos à frente de Hamilton, seu companheiro de Mercedes. Ou seja, a natureza ajudou o criticado piloto da equipe alemã, que vai largar em primeiro pela 17ª vez em sua carreira na Fórmula 1.

Se o vento ajudou Bottas no fim, as condições do asfalto do Autódromo Internacional do Algarve foram responsáveis por tirar outro piloto da briga. Max Verstappen fez uma belíssima volta na primeira tentativa, mas foi mais uma vítima da pouca aderência da pista - da qual o holandês reclamou desde o primeiro treino livre. Ele marcou o tempo de 1m18s209, 139 milésimos mais rápido que o do finlandês, mas que acabou anulado porque o holandês da RBR extrapolou os limites da pista na saída da curva 4, ao corrigir uma saída de traseira de seu RB16B. Paciência, são as regras. Verstappen, então, teve de sair novamente para fazer uma volta de segurança para marcar seu tempo. Foi meio segundo mais lento e vai largar em terceiro. Outra vítima do aumento do vento.

Outro afetado pelo vento foi Lewis Hamilton. O inglês fez uma primeira volta no Q3 apenas sete milésimos mais lenta que a de Bottas. Mas a aposta do heptacampeão estava na última tentativa, quando sairia com os pneus médios, repetindo a estratégia que lhe deu a pole em Portimão em 2020. Parecia uma boa tática, já que ele tinha sido o melhor do Q2 com 1m17s968 com o mesmo composto - foi o único piloto na sessão a baixar da casa de 1m18s. Só que o vento inviabilizou a melhora do inglês na parte final do treino. Em teoria, a segunda posição no grid não é tão ruim para Hamilton, mas ele vai ter sair do lado sujo. E isso pode ser decisivo em um asfalto tão escorregadio quanto o da pista portuguesa.

E se a primeira fila foi dominada pela Mercedes pela 77ª vez na história da Fórmula 1 (mais um recorde), a segunda ficou toda com a RBR. Além de Verstappen em terceiro, Sergio Pérez andou pela primeira vez em um ritmo consistente, mais próximo do companheiro, e vai largar na quarta posição. O mexicano ficou a apenas 144 milésimos do tempo do holandês e está bem colocado para ser uma ajuda para a equipe austríaca na briga de estratégia contra a Mercedes. Com os quatro pilotos das duas equipes nas duas primeiras filas, a largada em Portimão se tornou ainda mais crucial para a corrida. Quem levar vantagem nos primeiros metros pode se dar bem na luta pela vitória neste domingo.

Par  perfeito  - F1 2021   (Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora