Corrida ou quase corrida
As expectativas para o GP da Bélgica, depois da classificação que teve o inesperado George Russell garantindo o segundo lugar no grid de largada ao lado do pole position Max Verstappen, não se concretizaram. A chuva forte que caiu no Circuito de Spa-Francorchamps neste domingo paralisou a prova por mais de três horas e a Fórmula 1 decidiu interromper a disputa após duas largadas e uma volta válida, com vitória de Verstappen e metade dos pontos aos dez primeiros. Com isso, Russell conquista seu primeiro pódio da carreira, em segundo; Lewis Hamilton é o terceiro.
A chuva na região do circuito belga desde a sexta-feira piorou neste domingo e o início da prova foi postergado em mais de 30 minutos. Depois de três voltas de alinhamento, a primeira largada se deu com o carro de segurança na pista, mas a reclamação da visibilidade dos pilotos fez com que a direção de prova acionasse a bandeira vermelha.
Inicialmente prevista para durar até 20 minutos conforme os primeiros comunicados da F1, a paralisação se estendeu por três horas. Entretanto, o tempo limite de realização de uma corrida, reduzido no fim de 2020 para quatro horas em caso de bandeira vermelha, começou a preocupar.
Com a diminuição da chuva, uma nova tentativa foi feita sob a contagem regressiva de 60 minutos. A relargada foi do pitlane, com o safety car; porém, as condições voltaram a piorar e uma segunda bandeira vermelha foi acionada. A meia-hora para o fim da contagem, a categoria confirmou que a corrida não seria concluída.
Posteriormente, a F1 explicou ter considerado apenas uma volta na corrida, mas para valer a metade dos pontos conforme o regulamento, levou em conta que o líder Verstappen havia feito três voltas antes da segunda bandeira vermelha.
A etapa belga foi a sexta vitória de Verstappen em 2021. Porém, com apenas metade da pontuação computada - já que menos de 75% da corrida foi realizada, o holandês leva apenas 12,5 pontos; Russell soma nove e Hamilton anota 7,5. Assim, o britânico da Mercedes se mantém na liderança do campeonato de pilotos com 202,5 pontos contra 199,5 do rival.
De igual modo, a Mercedes também conseguiu administrar a vantagem no Mundial de Equipes, embora a RBR tenha diminuído a diferença; a heptacampeã soma 310,5 enquanto a RBR anota 303,5. Antes empatada com a Ferrari em pontos, a McLaren retomou o terceiro lugar, superando a escuderia com 2,5 pontos - são 169 contra 165,5.
Apesar de valer apenas metade dos pontos, o resultado de Russell marcou o primeiro pódio da Williams desde o GP do Azerbaijão de 2017, quando Lance Stroll chegou em terceiro lugar. A conquista sucedeu os primeiros pontos do time na Hungria, que encerraram um jejum de quase dois anos sem terminar uma prova entre os dez primeiros.
Os três primeiros
VERSTAPPEN: "É uma vitória, mas não é como você quer vencer. Acho que o crédito vai para os fãs que ficaram aqui nestas condições de chuva".
RUSSELL: "Em primeiro lugar, quero pedir desculpas aos fãs pela chuva e agradecer por ficarem conosco hoje. Toda a equipe merece. Nem sempre fomos recompensados pelo nosso trabalho árduo, mas aqui estamos no pódio".
HAMILTON: "Os fãs têm sido incríveis em ficar aqui conosco... Você realmente não conseguia ver cinco metros à sua frente... É uma pena, porque eu queria correr".
Oie gente que corrida que foi uma quase corrida , continuem acompanhando , vem surpresas por aí .
Até semana que vem .
VOCÊ ESTÁ LENDO
Par perfeito - F1 2021 (Concluída)
RomansaLiana pensa que e apaixonada por seu amigo de infância jayden , mais e se ela estive errada e seu par perfeito for nada mais nada menos que o grande piloto de f1 Lewis Hamilton?