cap.145🏁

12 1 0
                                    

Primeiro treino livre

Aproximando-se da decisão do título da Fórmula 1 em 2021, Max Verstappen começou o GP de Abu Dhabi com o pé direito nesta sexta-feira, liderando o primeiro treino livre da sessão com folga sobre seu rival pelo campeonato, Lewis Hamilton. O holandês anotou 1m25s009 em sua melhor volta num Circuito de Yas Marina diferente da última visita da categoria, em 2020, com 0s1 de vantagem sobre Valtteri Bottas e 0s3 sobre o heptacampeão da Mercedes, terceiro colocado.

Essa foi a primeira ação após as mudanças no traçado do Circuito de Yas Marina. A pista perdeu suas duas principais chicanes, entre as curvas 11 e 14 e as curvas de 17 a 20, e teve outros trechos com modificações menores - com os tempos na pista caindo de 10s a 12s.

Repetindo o cenário das sessões livres ao longo do campeonato, o primeiro dos últimos três treinos de 2021 foi uma disputa de forças entre Hamilton e Verstappen. Priorizando pneus macios, o holandês dominou boa parte da sessão, chegando a abrir 0s5 de vantagem para o rival, nos mesmos compostos.

Hamilton reduziu progressivamente a diferença na segunda colocação, até ínfimos 0s055, mas a nova volta do holandês da RBR na metade final do treino ampliou novamente sua vantagem na liderança.

Segundo treino livre

Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o mais rápido e liderou o segundo treino livre do GP de Abu Dhabi da Fórmula 1. O britânico cravou 1min23s691 em sua melhor volta no circuito de Yas Marina.

Esteban Ocon (Alpine) e Valtteri Bottas (Mercedes) fecharam o top 3. Max Verstappen, da Red Bull, foi apenas o quarto mais rápido, a 0s641 do britânico. Hamilton se recuperou após ser apenas o terceiro no primeiro treino livre, hoje mais cedo. Ele viu Verstappen liderar, seguido por Bottas.

Nos primeiros 20 minutos do segundo treino livre, Hamilton liderava com 1min24s126, o melhor tempo do dia até então. O começo da sessão teve dois episódios mais tensos. Bottas tocou a barreira na curva 14 e voltou para os boxes, enquanto Nicholas Latifi, da Williams, rodou e quebrou a asa traseira ao bater na barreira. Mas tudo não passou de um susto.

Na metade do treino, Hamilton viu Bottas e Ocon superarem seu tempo, mas o britânico logo retomou a ponta ao baixar a volta em mais de três décimos usando pneus macios. Ele foi o único piloto a fazer uma volta em menos de 1min24s. Pouco depois, o britânico retomou os pneus médios que vinha usando no início da sessão.

Nos segundos finais do treino, Kimi Raikkonen bateu sua Alfa Romeo na curva 14 e danificou o carro tanto na frente quanto atrás. O finlandês saiu do carro sem dificuldades.

Verstappen e Hamilton chegam empatados à última etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Os dois somam 369,5 pontos, mas o holandês leva vantagem por ter mais vitórias.

Par  perfeito  - F1 2021   (Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora