Classificatório
O cenário parecia todo à feição de Max Verstappen. Mas a autoridade de Lewis Hamilton se fez provar mais uma vez na manhã deste sábado, no treino classificatório do GP da Espanha, em Barcelona. Embora não fosse exatamente o favorito à primeira posição no grid, o inglês cravou o melhor tempo no Q3 para obter a pole position de número 100 de sua carreira, já tão recheada de grandes feitos.
O heptacampeão torna-se, assim, o primeiro na história da categoria, fundada em 1950, a chegar à marca centenárias de largadas no primeiro posto. Verstappen sairá na segunda posição e Valtteri Bottas, em terceiro.
A primeira vez que Hamilton conseguiu uma pole foi em 2007, ano de sua estreia na F1, no Canadá. À época, ainda era apenas um promissor talento da McLaren. Após sua transferência para a Mercedes, em 2013, suas façanhas e pole position só se fizeram multiplicar.
Os três primeiros
Lewis Hamilton: "Mal posso acreditar que chegamos a 100ª. É com a ajuda dos homens e mulheres da fábrica, pois tem sido um sonho trabalhar com esse pessoal. Quem imaginaria, no fim de 2012 (quando Lewis assinou com a Mercedes) que chegaríamos a 100? Estou em êxtase, parece a minha primeira"
Max Verstappen: "O segundo lugar aqui é bom para nós (por causa do vácuo na longa reta). Eu posso me contentar com isso. Torço por uma boa corrida (no domingo)"
Valtteri Bottas: "Essa foi por pouco. Definitivamente, (estava) na briga pela pole. Acho que vai ser apertado assim entre nós e a RBR na corrida
Corrida
Lewis Hamilton prova, semana sim e outra também, sua autoridade no circo da Fórmula 1. Pole position neste domingo, ele perdeu a primeira posição ainda na reta de largada do GP da Espanha para Max Verstappen, mas conseguiu eliminar 23 segundos em 17 voltas na parte final da corrida para colar no holandês e ultrapassá-lo sem dificuldades.
A manobra nas posições só foi possível graças a uma atitude ousada da Mercedes, que mandou o inglês aos boxes antes da reta final da prova para trocar pneus. A medida deu certo, Hamilton chegou a tirar mais de dois segundos por volta e, no fim, tinha mais velocidade e pneus para superar o holandês.
O heptacampeão chegou, assim, à sexta vitória em GPs espanhóis e ao 98º triunfo de sua carreira. Isso tudo, vale lembrar, no final de semana em que atingiu a marca de 100 poles na F1.
Com o resultado, Hamilton se distanciou um pouco mais na liderança do mundial de pilotos, com 94 pontos. Verstappen e Valtteri Bottas, que vieram em segundo e terceiro lugares em Barcelona, respectivamente, vêm logo atrás no campeonato (80 e 47 pontos).
O pódio
HAMILTON: "Primeiro, eu queria agradecer a todos os fãs que estão aqui. É ótimo vê-los. Eu me sinto excelente. Foi uma ótima estratégia da equipe. Que dia!"
VERSTAPPEN: "Não havia muito que fazer, virei presa fácil. Tentei o que podia. Não estamos no lugar que gostaríamos, mas já é um avanço em comparação ao ano passado"
BOTTAS: "Eu perdi uma posição na primeira volta para Charles [Leclerc] e aquilo me atrapalhou na primeira parte da corrida. Isso à parte, o ritmo na prova não estava tão desfavorável e é bom que eu consegui ir ao pódio"
VOCÊ ESTÁ LENDO
Par perfeito - F1 2021 (Concluída)
RomanceLiana pensa que e apaixonada por seu amigo de infância jayden , mais e se ela estive errada e seu par perfeito for nada mais nada menos que o grande piloto de f1 Lewis Hamilton?