cap.142🏁

12 1 0
                                    

Terceiro treino livre

Em um treino até então dominado por Lewis Hamilton, Max Verstappen tirou todo desempenho possível dos pneus macios para superar o rival e liderar a última sessão livre do GP da Arábia Saudita, neste sábado.

O piloto da RBR anotou 1m28s100 em sua melhor volta, com vantagem de 0s2 para o rival - que se sobressaiu com os compostos duros, mas não alcançou o desempenho do rival holandês com os pneus de faixa vermelha. Sergio Pérez, que vinha em um começo discreto em Jeddah, ficou em terceiro lugar.

Calçando pneus duros pela primeira vez, Hamilton desfilou na maior parte da sessão, assumindo a liderança com 1m29s605 nos primeiros minutos: mesmo com conjuntos mais macios, só Verstappen, já na metade final do treino, conseguiu superar o rival ao anotar 1m28s212 - considerando que o piloto da Mercedes ampliou sua vantagem para o resto do grid nas voltas anteriores.

Fazendo treinos discretos em Jeddah, Sergio Pérez chegou a encostar nos tempos de Hamilton, mas o britânico respondeu melhorando a própria marca; ele foi acompanhado por Bottas, que passou na frente do rival da RBR para tomar o segundo lugar, com diferença de 0s2 para o colega da Mercedes.

O posto de segundo melhor tempo ficou disputado; com pneus médios, Sainz também chegou muito perto de Hamilton, a 0s097 do britânico - que ampliou sua vantagem colocando 0s9 sobre o piloto da Ferrari. Pierre Gasly, um dos "melhores do resto" nas sessões livres da etapa, foi outro que apareceu em segundo lugar até Verstappen surgir com pneus macios e, posteriormente, defender o primeiro lugar herdado do rival.

Classificação

Max Verstappen chegou muito perto de conquistar sua décima pole position da carreira na classificação do GP da Arábia Saudita, neste sábado, mas colocou tudo a perder com uma batida no fim de sua última volta, na bandeirada do Q3. Sem concluir seu tempo, é o rival Lewis Hamilton quem larga da ponta na etapa, liderando a dobradinha da Mercedes com Valtteri Bottas na segunda colocação.

Prestes a completar sua volta e com chances de bater as marcas dos rivais da equipe alemã, Verstappen travou os pneus dianteiros e não conseguiu evitar uma colisão. Ele larga em terceiro, da segunda fila, ao lado de Charles Leclerc da Ferrari.

Esta é a quinta pole position de Hamilton em 2021 e a segunda consecutiva, já que ele largou na frente na rodada anterior, no GP do Catar. O resultado também marca a 103ª pole da carreira do britânico na F1, além da primeira dobradinha da Mercedes na classificação desde o México, em novembro.

Apagado nas sessões livres, Sergio Pérez surgiu como um dos protagonistas da classificação nos dois segmentos iniciais. O mexicano liderou o Q1 e bateu de frente com o colega Verstappen no Q2, mas foi superado por Hamilton neste, quando todos estavam com pneus médios na pista. Ele larga em quinto.

Pela segunda etapa consecutiva, a Ferrari larga com apenas um carro entre os dez primeiros: dessa vez, será o de Charles Leclerc, que superou Pérez na bandeirada do Q3; Carlos Sainz quase colidiu e ficou apenas em 15º após errar em sua última volta no segmento intermediário. A McLaren também foi desfalcada para o terço final da classificação, já que Daniel Ricciardo ficou para trás e larga em 11º.

Um dos destaques dos treinos livres, a AlphaTauri garantiu duas vagas entre os dez primeiros com Pierre Gasly na sexta colocação e Yuki Tsunoda em oitavo, à frente de Esteban Ocon, único representante da Alpine, e Antonio Giovinazzi, único carro da Alfa Romeo que fecha o top 10.

O incidente de Verstappen foi na última curva, a 27ª do Circuito de Jeddah; depois de fazer os melhores tempos no primeiro e segundo setores da pista, ele travou os pneus e bateu com o pneu traseiro direito no muro, parando no meio da pista e acionando a bandeira amarela que encerrou a sessão. Apesar do choque, o holandês conseguiu sair sozinho do carro.

Os três primeiros

HAMILTON: "Que pista difícil é essa?! É muito técnica, complexa e espetacular o que eles fizeram. A velocidade aqui é fenomenal. Eu não estava muito bem na classificação, sem muita aderência, mas só tenho a parabenizar à equipe e ao Bottas, que é o melhor companheiro de equipe que eu já tive no esporte. A RBR estava muito bem, estão sempre mais próximos da gente e vai ser uma batalha muito apertada

BOTTAS: "Foi um resultado bom para a classificação hoje. Tive muita dificuldade no terceiro treino livre, fizemos uma troca de motor, mas eu curti. É uma pista muito difícil, a aderência fica sempre alta, mas está bacana pilotar aqui. Vou trabalhar tanto para a equipe como para o Hamilton".

VERSTAPPEN: "Com certeza foi muito ruim o que aconteceu. É difícil mudar os pneus aqui. Não sei direito o que aconteceu, travei a roda aqui e parei no muro. O mais importante é que o carro está rápido e vamos buscar a vitória amanhã. Vamos tentar descobrir o que deu errado para correr bem nesse domingo

Par  perfeito  - F1 2021   (Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora