Segundo treino livre
Com as Mercedes como coadjuvantes, a RBR fechou a sexta-feira do GP do Azerbaijão na frente. Liderando o primeiro treino livre com Max Verstappen, a equipe austríaca colocou Sergio Pérez na ponta na segunda sessão do dia. O mexicano fez 1m42s115, com uma curta vantagem de 0s1 sobre o companheiro de equipe
Carlos Sainz, da Ferrari, que liderou boa parte do treino, fechou o top 3 com 1m42s243. Atual campeão, Lewis Hamilton apareceu apenas em 11º, fazendo 1m43s156 enquanto seu companheiro, Valtteri Bottas, obteve um discreto 16º - fechou o dia 2s atrás do líder Pérez.
A Ferrari apareceu na frente durante boa parte do treino, tendo Sainz e Charles Leclerc respectivamente em primeiro e segundo lugar. O monegasco, no entanto, perdeu a vantagem na metade do treino ao atingir a barreira de proteção na curva 15 e ter que recolher o carro para a instalação de uma nova asa dianteira. Pierre Gasly, da AlphaTauri, completou as cinco primeiras colocações.
Terceiro treino livre
Nem Red Bull, nem Ferrari, tampouco Mercedes. O treino livre 3 do GP do Azerbaijão reservou uma enorme surpresa na liderança da tabela de tempos. Pierre Gasly, com a AlphaTauri, foi o mais rápido e virou 1min42s251 no início da tarde deste sábado (5) em Baku. O francês superou Sergio Pérez, da Red Bull, em 0s344, enquanto Lewis Hamilton reagiu depois de uma sexta-feira particularmente difícil para a Mercedes e foi o terceiro, 0s446 atrás do líder da sessão.
Max Verstappen, por sua vez, terminou somente em P15. O holandês, que desponta como um dos favoritos no fim de semana, bateu na saída da curva 15, causou a única bandeira vermelha da sessão e não conseguiu voltar para a pista.
Charles Leclerc e Carlos Sainz, com a Ferrari, terminaram em quarto e quinto, respectivamente. Lando Norris, da McLaren, foi o sexto, seguido por Fernando Alonso, que faz bom fim de semana até agora no Azerbaijão. Yuki Tsunoda, companheiro de equipe de Gasly e que chegou a andar em segundo na sessão, foi o oitavo, à frente de Esteban Ocon, da Alpine, e de Daniel Ricciardo, também da McLaren.
Classificatório
Charles Leclerc, da Ferrari, conseguiu neste sábado a pole position de maneira surpreendente para o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Azerbaijão, em um treino classificatório cheio de batidas e quatro paralisações com bandeiras vermelhas
O heptacampeão mundial da Mercedes, Lewis Hamilton, o acompanhará na primeira fileira do grid, com o líder do Mundial de Pilotos, Max Verstappen, da Red Bull, largando em terceiro lugar.
"O classificatório foi simplesmente estúpido, para ser honesto", disse o piloto holandês, que tem quatro pontos de vantagem para Hamilton, após cinco corridas.
Foi a segunda pole position seguida de Leclerc e mais uma vez resultou de uma sessão final interrompida precocemente pelo carro vermelho acertando as barreiras de proteção.
Correndo em casa em Monaco, duas semanas atrás, foi Leclerc quem fez a volta mais rápida e bateu. Em Baku, foi um acidente envolvendo seu companheiro Carlos Sainz que levou ao fim a ação na pista.
Leclerc deve parte do seu tempo de 1min41s218 a Hamilton, cujo carro lhe emprestou um forte "reboque" aerodinâmico na longa reta.
Eu acho que teríamos ficado com a pole, ou nas proximidades dela, mesmo sem o vácuo (de Hamilton), então é um dia bom. Eu não esperava ser tão competitivo como fomos", disse o monegasco.
"Acho que será difícil manter esses dois atrás de mim", acrescentou, em relação aos líderes do campeonato.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Par perfeito - F1 2021 (Concluída)
RomanceLiana pensa que e apaixonada por seu amigo de infância jayden , mais e se ela estive errada e seu par perfeito for nada mais nada menos que o grande piloto de f1 Lewis Hamilton?