Cap.136🏁

12 1 0
                                    

Primeiro treino livre

Nesta sexta-feira, foi realizado o primeiro treino livre da Fórmula 1 para o Grande Prêmio do Catar, a 20ª etapa do ano. Max Verstappen fez a melhor volta, com 1:23.723, seguido de Pierre Gasly e Valtteri Bottas. Lewis Hamilton conseguiu o quarto melhor tempo.

Nos primeiros 15 minutos de prova, Verstappen conseguiu a volta, com 1:24.998, seguido de Lando Norris e Valtteri Bottas. Lewis Hamilton, que venceu em Interlagos na semana passada, ficou em nono, com 1:26.434.

Após metade do treino, as três primeiras posições seguiram com os mesmo pilotos. Porém, desta vez Hamilton atingiu o quarto melhor tempo, com 1:25.360.

Pouco depois, Raikkonen e Goivinazzi escaparam em pontos diferentes da pista. Já Stroll relatou problemas nos freios, e foi chamado para o box.

Faltando 15 minutos para o fim, Verstappen seguiu na liderança, com 1:23.723. Restando dez, Hamilton já recolheu sua Mercedes, mas voltou para os momentos finais.

Carlos Sainz e Mick Schumacher também chegaram a escapar da pista. Vettel teve problemas em sua Aston Martin e foi ao box.

O Circuito de Losail, que integra o calendário da MotoGP desde 2004, é novidade na F1; por isso, a primeira sessão livre foi de reconhecimento da pista, sobretudo ao considerar a diferença de horário e condições climáticas, que vão influenciar no desempenho dos carros e o desgaste dos pneus: a corrida na pista catariana será à noite, enquanto o treino foi no começo da tarde.

Hamilton surpreendeu ao aparecer, no começo do treino, com um capacete especial, trazendo uma versão atualizada da Bandeira do Orgulho LGTBQIA+ no casco, que inclui também as cores da bandeira trans e da bandeira intersexual, e faixas em marrom e preto em alusão ao movimento negro

O piloto da Mercedes reforça seu posicionamento crítico ao Catar, país que criminaliza a homossexualidade e é alvo de críticas também por violar os direitos humanos e limitar a liberdade das mulheres.

Conhecendo o terreno
O primeiro treino livre da história da F1 no Catar teve, naturalmente, alguns deslizes dos pilotos. Quem "abriu a fila" foi Nikita Mazepin, que saiu da pista na curva 4. Depois dele, foi a vez de Ricciardo, Hamilton - que quase acertou uma das placas que fica na faixa fora da pista e Gasly, que passou na zebra e ainda levantou poeira e faíscas da pista em outro momento.

Segundo treino livre

A Mercedes fechou a sexta-feira na frente ao liderar o segundo treino do GP do Catar com Valtteri Bottas, que anotou 1m23s148 em seu melhor tempo e estabeleceu até o momento a volta mais rápida da etapa, que estreia na Fórmula 1. O finlandês abriu 0s2 sobre Pierre Gasly, da AlphaTauri, e também ficou na frente de Max Verstappen, terceiro colocado. Seu colega Lewis Hamilton chegou em quarto lugar.

Coadjuvante na sessão anterior, a Mercedes apareceu mais no último treino desta sexta-feira, que começou equilibrado em condições semelhantes às da corrida, pelo horário noturno. A volta de Bottas superou a de Verstappen no primeiro treino, no qual o holandês anotou 1m23s723.

Hamilton apareceu em segundo atrás do líder provisório, Fernando Alonso, e à frente de Lance Stroll. Bottas superou a marca do espanhol e Verstappen também respondeu os rivais, assumindo a ponta.

Yuki Tsunoda chegou a fazer o melhor tempo do treino antes de Verstappen recuperar a posição mais uma vez. Porém, a dupla da Mercedes ressurgiu ao substituir os pneus médios pelos macios, com Bottas estabelecendo a marca a ser batida nos minutos seguintes. Na ponta, o finlandês ainda melhou a própria volta, de 1m23s324 para 1m23s154, abrindo 0s4 sobre Hamilton

A RBR enfrentou um problema com as asas traseiras de Verstappen e Sergio Pérez na metade final da sessão; o dispositivo começou a balançar na reta principal, o que levou os dois de volta aos boxes por alguns minutos.

O holandês retornou primeiro para a disputa, registrando o terceiro melhor tempo à frente do rival Hamilton, e foi seguido nos minutos finais pelo colega de equipe.

A surpresa do dia ficou por conta da AlphaTauri, que depois de garantir o segundo lugar no primeiro treino com Pierre Gasly, foi mais uma vez a segunda melhor equipe no TL2 ao garantir a mesma colocação com o francês, com Yuki Tsunoda em sétimo

Par  perfeito  - F1 2021   (Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora