cap.127🏁

13 1 0
                                    

Terceiro treino livre

O ídolo local Sérgio Perez fez a festa da torcida mexicana ao superar o companheiro de equipe Max Verstappen para liderar a terceira sessão de treinos livres da F1 no GP do México. Com o tempo de 1m17s024, o mexicano bateu o recorde do Circuito Hermanos Rodríguez. Os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, ficaram com o terceiro e quarto melhores tempos, respectivamente

marca conseguida pelo mexicano nos minutos finais do treino superou em 0s193 a de Verstappen, que liderou grande parte da sessão. Os carros da Mercedes nem sequer ameaçaram o domínio da RBR, ficando a mais de 6 décimos da melhor volta. O espanhol da Ferrari, Carlos Sainz, foi o melhor piloto fora do quarteto de líderes da temporada, ficando a 1s005 de Perez, com a quinta melhor volta.

Na última sexta, Verstappen liderou o segundo treino livre quebrando o até então recorde da pista, anotando 1m17s301; a melhor marca do circuito mexicano antes era de Bottas, que fez 1m18s741 na edição 2018 do GP. O finlandês também liderou a dobradinha da Mercedes com Hamilton no primeiro treino no México.

Mancha de óleo prejudica início do treino
Depois da poeira que trouxe dificuldades para os pilotos nos treinos da última sexta-feira, a terceira sessão também começou com problemas e sob bandeira amarela. Os primeiros carros só foram para a pista mais de 8 minutos depois do início do treino por conta de uma grande quantidade de óleo deixada pelos carros na pista de uma categoria de turismo que entrou no circuito mais cedo.

Rodada de Leclerc
Com apenas o nono melhor tempo no último treino livre, o francês Charles Leclerc cometeu um erro durante a sessão e rodou com a sua Ferrari. Apesar do problema, ele continuou no treino depois do incidente.

Classificação

A Red Bull despontou como a grande favorita à pole do GP da Cidade do México, mas esta é uma temporada de grandes surpresas. Valtteri Bottas tratou de brilhar novamente desde o anúncio da sua saída da Mercedes, fez uma volta impressionante no começo do Q1 e garantiu a pole no Autódromo Hermanos Rodríguez na tarde deste sábado (6). O finlandês virou 1min15s875 e marcou sua terceira pole do ano e a 19ª da carreira. Em tarde iluminada, a Mercedes vai formar toda a primeira fila, com Lewis Hamilton a largar na segunda posição.

Restou à Red Bull a segunda fila do grid. Max Verstappen vai largar apenas na terceira posição. Depois de boa performance no Q1 e no Q2, o carro da equipe taurina simplesmente perdeu equilíbrio na fase decisiva da classificação. O holandês vai largar lado a lado com Sergio Pérez, que errou na sua última tentativa de volta rápida, mas ainda assim foi ovacionado pelo público local. Pierre Gasly vai largar em quinto com a AlphaTauri.

Carlos Sainz, com a Ferrari, vai partir em sexto, enquanto Daniel Ricciardo e Charles Leclerc vão dividir a quarta fila do grid em sétimo e oitavo, respectivamente. Com tantas punições de grid neste fim de semana, Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen, que caíram no Q2, vão largar em nono e décimo no México.

A Fórmula 1 partiu para a decisão da pole no México com um claro favorito, Verstappen, mas Hamilton também despontou com chances e tinha no vácuo do carro de Bottas um grande trunfo para buscar a posição de honra.

Para reverter o jogo da Mercedes, a Red Bull também partiu para jogar com o vácuo. Pérez saiu à frente de Verstappen para as voltas rápidas no Q3.

Na primeira passagem, Verstappen foi o mais rápido e cravou 1min16s225, enquanto Pérez virou 0s117 mais lento que o holandês. Mas Bottas surpreendeu a Red Bull com uma volta quase perfeita, com a melhor performance em dois dos três setores da pista. Valtteri marcou 1min15s875, enquanto Hamilton completou o 1-2 da Mercedes com 0s0145 de déficit para o colega. Max reportou problemas com o equilíbrio e disse que o carro escorregava demais em sua primeira volta rápida.

O cenário do que parecia ser um grande dia para a Red Bull havia mudado drasticamente em questão de minutos. Mas ainda havia tempo para mais uma tentativa de volta rápida.

Os dois carros da Ferrari saíram muito próximos, como foi também com Pérez, logo à frente de Verstappen e Bottas sendo seguido de perto por Hamilton. Gasly também contou com o vácuo de Tsunoda.

Correndo em casa, Pérez e Tsunoda cometeram erros nas suas respectivas voltas rápidas. Verstappen, que vinha logo atrás, foi atrapalhado pelo incidente e ainda por cima escorregou muito e também não melhorou sua marca. Bottas confirmou a pole-position depois que o próprio e também Hamilton passaram acima dos seus respectivos melhores tempos. Uma dobradinha inesperada e surpreendente da Mercedes na primeira fila do GP da Cidade do México.

Par  perfeito  - F1 2021   (Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora