Terceiro treino livre
Max Verstappen sobrou para liderar o terceiro treino livre do GP da Holanda, na manhã deste sábado, e fazer a alegria da animada torcida holandesa no circuito de Zandvoort. Além de ter anotado a melhor marca de todo o fim de semana, o piloto da RBR colocou 0s500 de vantagem sobre Valtteri Bottas, o segundo mais veloz do dia. Em terceiro, Lewis Hamilton aparece ainda mais longe, a quase 0s800, da melhor marca do principal rival na briga pelo título.
A sessão, que viu os pilotos abusarem do uso de pneus macios para testar ritmo de classificação, teve tempos bem melhores que os do primeiro dia de treinos.
A Ferrari que havia feito a dobradinha na segunda sessão de treinos não conseguiu repetir a dose. O melhor piloto da Scuderia foi Charles Leclerc, com o nono tempo. Carlos Sainz ficou em 16º após bater e abandonar a sessão.
Sergio Pérez foi um dos pilotos que mais evoluiu, garantindo o quarto lugar na sessão. Fernando Alonso seguiu na consistência do primeiro dia e colocou a Alpine no top 5. Lance Stroll e Sebastian Vettel também apresentaram clara melhora para assumir a sétima e oitava colocações.
Robert Kubica, que teve pouco tempo para se preparar após a notícia de que assumiria o carro de Kimi Raikkonen, impedido de correr por testar positivo para Covid-19, ficou no penúltimo lugar, á frente apenas de Mick Schumacher.
Classificação
Disputando a primeira etapa da Fórmula 1 no "quintal" de casa, no retorno do GP da Holanda para o calendário após 36 anos, Max Verstappen conquistou neste sábado sua sétima pole position da temporada com a melhor volta de 1m08s885, vencendo mais uma disputa contra o rival Lewis Hamilton na briga aos sábados. O heptacampeão da Mercedes ficou em segundo lugar, a apenas 0s038 do piloto da RBR. Valtteri Bottas, que chegou a andar na frente do britânico, largará do terceiro lugar.
Pierre Gasly, da AlphaTauri, igualou seu melhor resultado na classificação do grid de largada ao conquistar o quarto lugar, posto que alcançou apenas uma vez no Azerbaijão. Charles Leclerc, que chegou a liderar um dos treinos livres da etapa, completa as cinco primeiras colocações.
A sessão teve ainda dois incidentes com os carros da Williams. Depois de um bom desempenho no Q1, George Russell e Nicholas Latifi acabaram batendo, acionando as duas bandeiras vermelhas da classificação e garantindo apenas a 11º e a 14º colocações no grid de largada, respectivamente. Dupla da Aston Martin, Lance Stroll e Sebastian também ficaram fora do Q3, terminando a etapa em 12º e 17º.
Daniel Ricciardo foi o destaque da McLaren, levando a equipe para a disputa pela pole enquanto o colega Lando Norris ficou pelo Q2, em 13º. Assim como no terceiro treino livre, Kimi Raikkonen, que testou positivo para Covid-19 no início deste sábado, ficou fora da sessão. Ele foi substituído por Robert Kubica, piloto reserva da Alfa Romeo, que garantiu o 18º lugar. Por outro lado, Antonio Giovinazzi levou a equipe ao Q3 pela segunda vez em 2021, conquistando seu melhor resultado na classificação com um sétimo lugar
Os três primeiros
VERSTAPPEN: "É uma sensação incrível conseguir a pole position aqui. A multidão é incrível. Hoje foi bom, espero que possamos terminar isso amanhã".
HAMILTON: "Max fez uma volta incrível! Eu estava tão perto de pegá-lo, dei tudo de mim. Ele merece a pole".
BOTTAS: "É definitivamente uma pista agradável, com uma atmosfera agradável também. A RBR estava um pouco fora de alcance hoje. Ainda temos dois carros entre os três primeiros, então temos todos em jogo. Tenho certeza que veremos uma corrida emocionante amanhã".
VOCÊ ESTÁ LENDO
Par perfeito - F1 2021 (Concluída)
RomanceLiana pensa que e apaixonada por seu amigo de infância jayden , mais e se ela estive errada e seu par perfeito for nada mais nada menos que o grande piloto de f1 Lewis Hamilton?