CAPÍTULO 73

124 1 0
                                    

    A leucemia mieloide aguda (LMA) é o tipo mais comum e mais agressivo da doença

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

    A leucemia mieloide aguda (LMA) é o tipo mais comum e mais agressivo da doença.Conforme a medula óssea é atacada pelas células doentes, a pessoa costuma ter alterações no corpo que evoluem com bastante velocidade.
    Por isso,quanto antes for diagnosticada a doença,maiores as chances de cura.Saiba o que é a LMA, quais tratamentos disponíveis e o que a diferencia dos outros tipos de leucemia.

O QUE É A LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA?
    A leucemia é um tipo de tumor que afeta a medula óssea,responsável pela produção das células sanguíneas,como os leucócitos,plaquetas e hemácias.

    As células-tronco são produzidas na medula óssea.Em um organismo saudável, essas células passam por um processo de maturação e diferenciação para dar origem aos componentes do sangue.
    Na leucemia mieloide aguda,as células-tronco mieloides, que originam as células sanguíneas (leucócitos, hemácias e plaquetas),sofrem algumas mutações genéticas.
    Esse processo forma os blastos, que são células que não conseguem amadurecer e começam a se multiplicar descontroladamente,o que atrapalha o desenvolvimento das células saudáveis.
    Ou seja,a medula fica cheia de células doentes.
    As mutações podem ser genéticas-hereditárias,quando a pessoa já nasce com elas ou adquiridas durante a vida.

INCIDÊNCIA DA LEUCEMIA MIELOIDE AGUDA NO BRASIL.
    O Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que para cada ano, entre 2020 e 2022, sejam diagnosticados 10.810 novos casos de leucemias no Brasil, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.

    A leucemia mieloide aguda é um dos tipos mais comuns de leucemia em adultos.
    Mas mesmo assim é bem rara: o risco médio de alguém apresentar a doença durante a vida é de aproximadamente 1%.
    ●População mais atingida:
A LMA pode atingir adultos ou crianças, mas é rara em pessoas com menos de 45 anos.A média de idade dos pacientes com a doença é de 68 anos.
    ●Mortalidade:
    Segundo um estudo feito pelo Observatório de Oncologia, em dez anos (2008-2017) o Brasil teve cerca de 63 mil mortes por leucemias,sendo que 36% foram causadas pela LMA.

FATORES DE RISCO DA LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA;
    Não se sabe o que causa as mutações genéticas nas células-tronco mieloides que originam a LMA. No entanto, existem fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença, tais como:
    ●Idade:
    A LMA geralmente afeta pessoas depois dos 60 anos, mas é possível desenvolver a doença em qualquer momento da vida.
    ●Alterações genéticas:
    Algumas pessoas já nascem com doenças genéticas que estão ligadas ao risco aumentado para a LMA, como Síndrome de Down, Anemia de Fanconi e Síndrome de Bloom.
    ●Doenças do sangue:
    Quem tem outras doenças do sangue possui mais chances de desenvolver a LMA.
    ●Exposição a produtos químicos perigosos:
    O tempo exposto a agentes químicos, como o benzeno, pode estar ligado a um risco maior de desenvolver LMA. O benzeno está presente em produtos industriais e na gasolina, por exemplo.
    ●Exposição a altos níveis de radiação:
Os sobreviventes à bomba nuclear,por exemplo,têm maior probabilidade de desenvolver a LMA.
    ●Tabagismo:
    Fumar também pode aumentar o risco da doença.O tabaco contém benzeno e outras substâncias cancerígenas.
    ●Tratamentos prévios de câncer:
    A quimioterapia e a radioterapia podem ser fatores de risco para a leucemia mieloide aguda.

INSANIDADE: Anjo MauOnde histórias criam vida. Descubra agora