Tengo ganas de ti - Parte IV

945 62 1
                                    


Uma promessa é como um cheque. Você precisa ter fundos para poder pagar. É como viajar no tempo, certificar alguém que no futuro as coisas serão como você diz. Não é uma possibilidade, é um fato. É dizer a alguém "conte com isso".

Quando prometemos algo a alguém, temos que saber que a outra conta com isso. Somos responsáveis pelo que prometemos.

Para cumprir uma promessa temos que resistir, porque nunca prometemos algo fácil, sempre são coisas difíceis que exigem sacrifício e esforço. Porque uma promessa não cumprida é uma dívida que cresce e te persegue aonde quer que vá. Devemos ter fé. Ser perseverante, como em um ringue de boxe onde a luta dura até o último round. Devemos dar valor às palavras, pois uma promessa é um juramento onde a palavra é a garantia. Mas... Há instruções para cumprir uma promessa? Eu acho que sim. Todas se reduzem a uma regra clara e simples: cumprir com o que prometeu. O cérebro registra imediatamente a "promessa", e nunca mais nos deixa esquecer, às vezes só pra lembrar de que temos essa dívida pendente.

O cérebro tem um funcionamento estranho. Faz-te lembrar do que você quer esquecer e esquecer o que precisa lembrar. É um manipulador filho da puta. É impossível ir ao supermercado e lembrar-se de tudo que falta na casa, mas você não esquece aquela pessoa que tanto te prejudicou, ou as palavras que alguém disse. Funcionamos dessa forma porque o coração é quem sente, enquanto o cérebro apenas... Pensa. E já dizia Benedetti que o maior problema do ser humano é tentar tirar da cabeça o que tá no coração. Se houve ou há amor, não importa a crueldade dos atos ou das palavras. Nossa memória sempre selecionará os bons momentos para justificar sua ausência de razão, e os momentos ruins para nos responder por quê? Essa é a forma que o ser humano ama: como se fosse para sempre. Então, o tempo passa e acabamos vivendo o resto de nossas vidas, mas não juntos.

Não existe amor sem sacrifício. Amar é... Como ter um pedaço do céu e um pedaço do inferno. O coração acha que se fingir que nada nunca deu errado, podemos dormir em paz e pensar que apenas... Continuamos. Palavras jogadas ao vento, registradas na memória e congeladas ali para sempre. Você pode esquecer o amaciante na compra, mas nunca esquecerá um momento que te causou felicidade, mesmo que essa felicidade hoje provoque dor e ressentimento. Assim como uma promessa não cumprida. Desde pequena aprendi que prometer era algo muito grande, e só deveria prometer qualquer coisa que eu tivesse certeza que iria cumprir. Mas como se tem certeza disso? Ninguém nem sabe o que vai acontecer amanhã e mesmo assim prometem coisas. Por isso, as promessas para mim têm um grande valor. Aprendi a exigir o máximo, a ter expectativas e poder relaxar ao escutar um "te prometo". Mas às vezes não depende de nós o rumo que esse contrato terá. Porque a confiança é uma relação bilateral, porém respondemos apenas por nossos atos. Contamos com a palavra da outra pessoa e apenas... Confiamos. Bem ou mal, diz a crença popular que apenas o tempo revela a verdade. Mas tem verdades que o tempo não revela; dores que ele não cura e lembranças que ele não acaba. Então eu pergunto: o que aconteceu, tempo. Você não curava tudo? Talvez... Essa é a finalidade da vida. Aprender. Aprender que somos fortes apenas quando ser forte é a única coisa que nos resta. Aprender que quando depositamos nossa confiança em outras pessoas, somos responsáveis pelo que acontecerá no futuro. Aprender que decepções não matam, nos ensinam a viver. Aprender que por mais que passe o tempo, alguns sentimentos simplesmente não passam. Algumas feridas se fecham, mas fica a cicatriz. E quando o frio chega, elas molestam, só pra lembrar que ainda estão ali. E as piores cicatrizes são as invisíveis. Somente quem as tem sabe a dor que é beijar alguém na chuva e depois ver chover sozinho. Mas a melhor forma de superar é ver cada uma dessas cicatrizes como uma afirmação: sobrevivemos a todas.

Camila POV

Ser mulher hoje em dia está cada vez mais complicado, apesar de tudo que dizem por aí. É comum, devido à falta de informação, que as pessoas confundam o significado de feminismo com o machismo, rejeitando o termo. Lamentavelmente, tudo isso se deve a ignorância. Dizer que um homem é feminista então... É quase uma loucura. É uma pena que, com tanta luta e necessidade de mudanças, seja necessário enfrentar isso. A luta feminista se desenvolveu ao longo da história, na época das expedições aos novos continentes, na luta por usar calça por exemplo. Hoje podemos encontrar vários tipos de calça. Jeans, social, skinny... Usar calça sendo mulher é algo tão normal que ninguém imagina que há alguns anos isso era considerado uma barbaridade. O direito ao voto, a receber um salário pelo seu trabalho, a decidir por si mesma, a poder ter seus filhos como seus, a denunciar um maltrato já seja psicológico, verbal ou físico; estupros, ser mãe solteira, estar solteira, trabalhar fora de casa, se divorciar e não sofrer os julgamentos da sociedade. Conhecem John Stuart Mill? Conhecido como "o marido feminista", queria se casar com a mulher que amava, mas para isso eles tinham que assinar um contrato no qual dizia que ela passaria a ser propriedade dele ao dizer "sim". Como um objeto. Mas ele a amava, e se casava por amor. Então redatou um novo contrato onde assinava pela igualdade de condições entre eles. E o que aconteceu? Não aceitaram o contrato como válido.

L A U R E N Where stories live. Discover now