O xadrez é um jogo entre duas pessoas. Cada uma dispõe de 16 peças que são colocadas sobre o tabuleiro dividido em 64 escaques. Por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. Exceto pela cor das peças, já que as brancas sempre começam, o que em tese indica uma pequena vantagem. O objetivo do jogo é o xeque-mate, ou em outras palavras: matar a rainha.
A estratégia é simples, definir e atingir objetivos de longo prazo durante uma partida enquanto a tática se concentra em manobras imediatas no tabuleiro. O pensamento do jogador precisa ser rápido, eficaz e cauto. Qualquer movimento precipitado ou uma má decisão pode definir o final do jogo. A rainha alvo principal e sempre protegida, deve manter uma distância razoável do adversário, assistindo cada movimento, esperando o momento exato de atacar. É a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo. Seu valor não é comparável a nenhuma outra peça a não ser a rainha adversária. Se tivesse que elaborar um perfil psicológico da rainha, eu diria que ela é fria, perspicaz, agressiva e autoritária. Ao mesmo tempo em que se protege mantendo o bispo e a torre sempre por perto. Sempre.
O bispo precisa ser mais atento já que não pode passar para uma diagonal de outra cor. Seu valor, porém, é superior ao cavalo em função de sua posição no tabuleiro. Mas permanece fiel, protege a rainha com a própria 'vida'. Quase seu braço direito. Não há um só movimento feito pela rainha que o bispo passe por alto.
O cavalo, limitado aos movimentos em L, é a única peça que pode pular sobre outras adquirindo o disfarce, ora como bispo, ora como torre. Ele se camufla entre todos preparando o ataque.
A torre, apesar de manter uma postura sempre em fila, é mais importante que o bispo e o cavalo. Poderia ser o ponto de equilíbrio, o apoio. Quase que... Uma outra rainha. Mas como todas as peças, pode se camuflar dando um passo em falso para distrair, enquanto a própria prepara seu ataque.
Por último o peão. Ele só avança. Seus movimentos estão relacionados à linha de frente. Ora como isca, ora como ataque. Apesar de seu pouco valor, o que realmente importa é a quantidade. Colocando-os nas posições corretas, eles podem até destruir a rainha.
A dificuldade de jogar está em que, como disse, cada peça jogada cria um destino do jogo. Não adianta ter sorte ou azar. O importante é jogar com inteligência, sempre a um passo a frente do adversário sem deixar de cuidar os seus, estabelecendo uma estratégia inesperada, e por que não, se arriscar sem perder de vista que qualquer movimento errado e... xeque-mate.
Camila POV
Ambulância, helicópteros, policia e um aglomerado de pessoas. Allyson me carregava até a van preta que permanecia no mesmo lugar. Escutava as sirenes ao longe entre meus soluços, mas nada fazia sentido. O forte cheiro de queimado, fumaça e pessoas gritando. Senti o estofado, admirando os olhos assustados de minha filha antes de fechar os olhos e dormir.
Bip. Bip. Bip...
Horas depois, com dor de cabeça e uma forte dor no ventre, fui recobrando os sentidos tentando repassar mentalmente as últimas horas, ou dias... Lembro que estava no desfile em Madri e logo depois... o aeroporto. Por mais que meu corpo gritasse pela realidade, por saber se aquilo era real ou não, o medo a ter que averiguar era maior. Procurei reconhecer o lugar que estava com os outros sentidos. Forte cheiro a limpo, frio, um bip ecoava com intervalos de um segundo, enquanto outro som, parecido a um 'tumtum', também. Meus olhos pesavam e eu não conseguia abri-los. Inevitavelmente meu coração apertou mudando seu ritmo e fazendo a máquina disparar. Minha filha. Meu filho! Usei toda minha força para alcançar minha barriga e deslizar os dedos suavemente por ela e então suspirei. Ele estava ali. Sim, o coração que batia era o dele. Lento, suave... como se ele estivesse dormindo. A salvo. Passos ecoaram sutilmente, quase de forma imperceptível. Escutei como algo era colocado sobre uma superfície no lado direito da cama, e até tentei abrir os olhos, enxergando apenas um vulto preto abandonando o lugar por uma porta quando o sono me tomou novamente.
YOU ARE READING
L A U R E N
FanfictionCamila Cabello sempre foi uma jovem responsável e dedicada à família que se esforçava diariamente para sobreviver. Filha de um professor e uma costureira, a jovem cresceu com o sonho de um dia ser uma grande estilista de moda. Porém, a realidade era...