"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada"
- William ShakespeareCatherine Pembroke
Eu detesto jantares. Não que a comida que não seja do meu agrado, mas o teatro que desenrola ao redor da mesa sempre me causa uma repulsa indescritível. Esta noite, contudo, prometia ser mais insuportável que as anteriores. O jantar que meu pai organizara era para anunciar o meu noivado com Lorde Harrington, um homem que representa tudo o que mais desprezo no mundo.
Ao redor da grande mesa de carvalho, os rostos familiares e desgostosos de tios, tias e primos que nunca tiveram qualquer apreço por mim se voltavam para o evento com uma expectativa quase macabra. Minha mãe, sentada à direita de meu pai, exibia aquele sorriso apertado e satisfeito, como se estivesse prestes a receber o prêmio de sua vida por me ver casar com um homem mais velho e infinitamente mais desprezível.
E então lá estava ele, Lorde Harrington, sentado ao meu lado. Seu perfume enjoativo misturava-se ao cheiro do cordeiro assado, tornando o ambiente ainda mais sufocante. Ele me lançava olhares furtivos, como quem deseja certificar-se de que sou digna de seu "grande" sacrifício ao desposar-me. Pobre homem, mal sabia ele o que estava por vir.
- Lady Pembroke, - disse ele, com um tom que devia soar gentil, mas soava apenas condescendente - Espero que o futuro lhe reserve grandes alegrias ao meu lado.
Olhei para ele, o sorriso no rosto perfeitamente ensaiado, e fiz o que toda boa dama deveria fazer, mostrei os dentes.
- Grandes alegrias, senhor? Imagino que não se refira ao nosso casamento, pois alegria é algo que jamais encontrei em jaulas douradas.
Ele riu, uma risada seca e falsa.
- Ah, minha cara, vejo que sua língua é afiada. Uma mulher espirituosa é um prazer raro.
- Afiada, talvez, - repliquei, mantendo o sorriso - Mas temo que a lâmina perderá seu fio se for usada contra um oponente sem desafio.
Meu pai pigarreou do outro lado da mesa, lançando-me um olhar de aviso. Ele estava se segurando, eu sabia. A honra de sua casa, o anúncio do noivado, tudo dependia de uma farsa bem executada. Mas a paciência dele estava se esvaindo. Que bom. Eu pretendia não lhe poupar o vexame.
- Minha querida Catherine, - interveio minha mãe, em um tom que tentava ser conciliador - Tenho certeza que Lorde Harrington ficará feliz em oferecer-lhe tudo o que uma dama de sua estatura deseja.
- Sim, mamãe, - respondi, mantendo meu olhar fixo no meu noivo - E que mais poderia desejar uma dama além de um marido que a vê como uma propriedade a ser adquirida?
A respiração de Lorde Harrington tornou-se um pouco mais pesada, o sorriso murchando.
- Eu a vejo como uma joia rara, Lady Pembroke, uma que será admirada e cuidada.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Libertino e a Dama Indomável
RomanceSinopse 🍂 Na Inglaterra de 1797, onde as convenções sociais determinam os destinos das mulheres, Catherine Pembroke, uma jovem inteligente e de espírito livre, se vê encurralada por sua família para um casamento indesejado com um homem muito mais v...