“Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez”
— William ShakespeareHenry Blackwood
O dia seguinte ao nosso encontro no parque foi um tanto agitado. A tarde me trouxe uma expectativa após receber um bilhete de Catherine, que estava repleto da sua irreverente ironia. Ela me convidava para uma reunião na velha cabana de chá perto da ponte de Wapping. Como era típico dela, ela escolheu um local que não só era isolado, mas também um espaço ideal para evitar olhares curiosos.
No entanto, o que me levou a agir com impetuosidade foi o desejo de provocar um pouco mais Sir Edward Pembroke, o pai de Catherine. Em vez de esperar até a noite, decidi fazer uma visita à casa dela para deixar o velho senhor nervoso e perturbado, como uma forma de mostrar minha indiferença às regras que ele e seus pares tão rigorosamente defendem.
Cheguei à mansão Pembroke na parte da tarde, um pouco antes de me encontrar com Catherine. O servo que me recebeu indicou que Sir Edward estava disponível e, sem mais delongas, subi para encontrá-lo. A recepção não foi calorosa, como eu esperava.
Sir Edward estava na sala de estar, com um olhar severo que parecia me medir com desprezo.
— Sr. Blackwood, — ele começou, sua voz carregada de uma frieza calculada. — A que devo a sua visita a esta hora? Veio mais uma vez perturbar minha filha?
— Senhor Pembroke, — respondi, tentando manter uma fachada de respeito, embora minha intenção fosse qualquer coisa menos amigável. — Vim ver como a senhorita Catherine estava. Acredito que uma visita de cortesia nunca é demais.
— Não é questão de cortesia, — retrucou Sir Edward, a voz carregada de desdém. — Você é um homem de reputação questionável, e a sua presença aqui só serve para tumultuar ainda mais a ordem das coisas. Não posso deixar de me perguntar se você tem algum propósito além de causar constrangimento.
— Eu entendo sua preocupação, — disse eu, com um leve sorriso de provocação. — Embora, de fato, eu veja a ordem e as convenções que você tanto defende como algo bastante entediante. Afinal, quem poderia se enturmar com um mundo que se prende tanto a regras antiquadas e intransigentes?
Sir Edward olhou para mim com uma expressão que beirava a fúria.
— Você é um libertino, e sua conduta é um escândalo. Sua falta de respeito pelas normas e a influência corruptora que exerce sobre Catherine são preocupações legítimas.
— Ah, as normas, — eu disse, com um tom de zombaria. — Como são encantadoramente antiquadas. Seria um verdadeiro deleite para mim ver como a sociedade se adapta a alguém que ousa desafiá-las. Mas, por favor, continue com seu zelo. É divertidamente previsível.
A conversa rapidamente virou uma batalha de palavras, com Sir Edward cada vez mais irritado e eu provocando-o com minha irreverência. Era claro que ele estava perturbado pela minha presença, e eu sabia que estava cumprindo meu objetivo de desestabilizá-lo.
Quando finalmente Catherine entrou na sala, sua expressão revelou um misto de surpresa e diversão. Ela percebeu rapidamente a tensão no ar e se dirigiu a nós com um olhar divertido.
— Pai, Sr. Blackwood, — Catherine disse com um tom sarcástico. — Parece que a visita do Sr. Blackwood está causando uma pequena tempestade em sua tarde tranquila.
— Eu tenho mais o que fazer do que lidar com a sua insolência — Sir Edward respondeu, lançando um olhar severo para Catherine. — A presença de Sr. Blackwood aqui é um desrespeito à nossa casa.
— Ah, pai, — Catherine disse com um sorriso afiado, — parece que suas preocupações são um pouco exageradas. Sr. Blackwood está apenas aqui para lembrar-nos de que a sociedade é, às vezes, um pouco rígida demais para o seu próprio bem.
Sir Edward, visivelmente frustrado, se retirou, deixando Catherine e eu sozinhos na sala. A tensão era palpável, mas havia um brilho de determinação nos olhos de Catherine que me fazia sentir que a nossa luta estava apenas começando.
Depois da saída de Sir Edward, Catherine e eu ficamos a sós, e a conversa que se seguiu foi cheia de ironia e provocação. A noite se aproximava e eu estava ansioso para o próximo passo. Catherine e eu ainda tínhamos muito a discutir, e a provocação do pai dela era apenas o começo.
Com o plano para o encontro noturno em mente e a satisfação de ter deixado Sir Edward inquieto, preparei-me para o que viria a seguir. A expectativa estava alta, e eu estava ansioso para ver como Catherine reagiria ao nosso próximo encontro.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Libertino e a Dama Indomável
RomanceSinopse 🍂 Na Inglaterra de 1797, onde as convenções sociais determinam os destinos das mulheres, Catherine Pembroke, uma jovem inteligente e de espírito livre, se vê encurralada por sua família para um casamento indesejado com um homem muito mais v...