Gustavo Sousa
Preocupação passou a ser meu sobrenome a partir do momento em que eu retornei ao quarto tranquilamente com os meninos e meu sogro, e encontrei apenas minha esposa e minha sogra.-Cadê a Ali? - pergunto assim que abro a porta.
Vou até Mel e percebo seus olhos e a ponta do seu nariz vermelho, tenho certeza de que estava chorando.
-O que foi? - pergunto preocupado.
-A Ali que regurgitou todo o leite de novo! - diz cabisbaixa.
-O médico acredita que ela tem refluxo, e a levou para fazer alguns exames - explica minha sogra.
-Estou tão triste Guto, a pobrezinha não consegue nem se alimentar - diz Mel com os olhos cheios de lágrimas.
-Oh pequena - digo abraçando-a - não fica assim - faço carinho em seus cabelos - talvez nem seja nada.Ficamos esperando por notícias que demoraram para chegar. Minha Alícia, de apenas dois dias de vida já está com problemas. Eu fico triste por ver minha filha mal, e fico ainda pior por ver o estado que a Mel fica. Tivemos que forçá-la a se alimentar, pois estava relutante negando estar com fome. Meus pais voltaram para casa com os meninos, e recebemos mais algumas visitas de amigos e de algumas pessoas da escola, mas só no finalzinho da tarde que recebemos a visita tão esperada. Dr. Gouveia, o gastroenterologista que fez o exame na Alícia.
-Oi papais - ele diz entrando no quarto com uma prancheta - a bebê tomou um contraste e então realizamos o raio-X do seu sistema digestivo, e diagnosticamos que realmente a Alícia tem um refluxo dos fortes.
-Mas doutor, porque isso acontece? - pergunto curioso com a situação da minha neném.
-Os bebês podem ter refluxo porque uma válvula que conecta o esôfago ao estômago, chamada esfíncter, está enfraquecida ou ainda não está funcionando direito, permitindo que alimentos e sucos gástricos voltem do estômago em direção à boca, é mais comum do que se imagina, mas raramente encontramos casos tão sérios como esse - explica calmamente.
-Mas e agora, o que vamos fazer? Doutor ela está voltando muito leite - diz Mel morrendo de preocupação.
-Como o caso da pequena Alícia é um tanto grave, vou receitar um antiácido e um medicamentos anti-refluxo. Além de um produto para engrossar um pouco o seu leite - diz escrevendo tudo em sua prancheta.
-Doutor qual é a gravidade do refluxo? O que ele pode causar? - sinto-me como um repórter fazendo entrevista, quero colher o máximo de informações que eu conseguir, afinal, sou papai de recém nascido de primeira viagem.
-É importante que acompanhemos atentamente o ganho de peso da bebê, pois pode ser que ela não engorde o suficiente porque não conseguem manter muito leite no estômago, ou então, que acabe perdendo o apetite por causa do desconforto causado pelo ácido. Existe também o risco de desenvolver esofagite, uma inflamação da mucosa do esôfago, que pode ser persistente e provocar problemas mais sérios no futuro. E se a regurgitação ou o vômito entrarem no sistema respiratório, a bebê pode adquirir problemas como pneumonia, tosse persistente à noite, ou otite, por isso é bom ficar de olho em sinais dessas doenças. Mais que tudo, o refluxo pode dificultar muito a vida da família toda, pois os pais não conseguem aliviar o desconforto da criança, além de terem de lidar com o estresse de alimentá-la e mantê-la limpa. O consolo é lembrar que o refluxo vai embora sozinho, e um dia a choradeira, o cheiro de azedo e as constantes fraldinhas sujas serão só uma lembrança distante no seu passado - explica dando um sorriso simpático ao final.
-Tá certo então, obrigado doutor - agradeço.
-Que isso. Daqui a pouco a enfermeira trará a Alícia para a amamentação, é provável que ainda volte bastante leite, já que os medicamentos ainda não fizeram efeito. Mas fiquem tranquilos papais, refluxo não é um bicho de sete cabeças, existe coisas muito piores.O médico dá a volta e saí da sala. Agora é fácil mandar a gente ficar tranquilos depois de tudo que ouvimos. O doutor vem, fala de todos os perigos, diz que o caso da Ali é grave, e ao final nos manda ficar tranquilos. Ele só pode estar de brincadeira!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Recém Casados - Livro 2 - Duologia Mel&Guto
Roman d'amourPLÁGIO É CRIME ! No Código Penal Brasileiro, em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, nós nos deparamos com a previsão de crime de violação de direito autoral - artigo 184 - que traz o seguinte teor: Violar direito...