⏩ Restauração

2.7K 573 270
                                    

Restaura-me o vigor
e conduz-me nos
caminhos da justiça
por amor do seu Nome.
(Salmos 23:3).

A manhã de domingo nasceu e os pais de Selena foram a igreja, ela não se dispôs a ir. A irmã com a família foi a um banho junto com uns amigos. Selena estava contente por estar só, era uma boa oportunidade de poder descansar sua mente de tantas agitações que há tempos sentia. 

Tomou seu café da manhã ao som de doce música romântica e em seguida resolveu arrumar seu quarto, o estado do lugar encontrava-se deplorável. Enquanto limpava o seu armário, retirando alguns livros empoeirados e organizando-os novamente – agora limpos – em seus respectivos lugares, enxergou um livro de estudo de capa preta e de aparência antiga. Ela o tomou nas mãos e avaliou a condição daquele objeto de folhas amarelas e deixou do lado de fora, depois de sua organização o leria.

Após o almoço, já deitada em sua cama, ela pegou o livro de estudo em suas mãos e assim o abriu. Logo nas primeiras páginas o autor falava sobre as principais razões de crer nas escrituras, argumentando do poder da bíblia ao longo da história e como ela fora capaz de mudar nações inteiras.  Ele trazia algumas referências bíblicas que afirmavam a autenticidade das sagradas palavras e de como os seus autores foram inspirados por Deus para escrevê-las.

Curiosa acerca daquele assunto, Selena tomou a sua bíblia em mãos e foi até os capítulos que o livro citava. Jó 38 foi a primeira referência.

Depois disso, do meio da tempestade, o Senhor deu a Jó a seguinte resposta: As suas palavras só mostram a sua ignorância; quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria? Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer”.

Selena ao ler aquelas palavras sentou-se abruptamente em sua cama, sentindo-as palavras como flecha certeira em seu coração, então continuou.

Onde é que você estava quando eu criei o mundo? Se você é tão inteligente explique isso. Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo e quem foi que fez as medições? Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a terra? Quem foi que assentou a pedra principal do alicerce do mundo? Na manhã da criação, as estrelas cantavam em coro, os servidores celestiais soltavam gritos de alegria”.

O Sr. Berilo a atormentava com perguntas, mas agora o próprio Deus – pela sua palavra – a estava perguntando. Ele finalmente a respondia. Cada versículo fazia sua fé ganhar sustância, cada versículo humilhava sua prepotência sobre a soberania de Deus, cada versículo a levava a compreender que nada na terra existia e se sustentava se não fosse pelo poder de Deus. Então no final do capítulo 39 ela pôde responder como Jó:

Eu não valho nada; que posso responder? Prefiro ficar calado. Já falei mais do que devia e agora não tenho nada para dizer”.

Mas a resposta não terminaria por aí, o espírito a levava a ler mais.

Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer. Será que você está querendo dizer que sou injusto. Que eu sou culpado e você é inocente? Será que a sua força pode ser comparada com a minha? Será que você pode trovejar com a voz tão forte como eu? Se você pode, então vista-se de glória e grandeza e enfeite-se com majestade e esplendor. Olhe para todos os orgulhosos faça a sua raiva contra eles e humilhe-os. (...) Se você fizer isso, eu serei o primeiro a louvá-lo e a reconhecer que você venceu pelas suas próprias forças”. Jó 40:6-14

Esses versículos eram a resposta que ela precisava para os seus dilemas e os argumentos do Sr. Berilo, quando este dizia que “se Deus fosse tão bom, por que não acabava com a maldade?” No entanto, agora a pergunta estava invertida. Se nós seres humanos somos tão certos, por que nós não acabamos com a maldade em vez de culpar a Deus? Já que somos tão fortes e não precisamos de um Deus, por que o mundo não melhora pelas nossas próprias forças e atribuições?

Oh, miserável! – dizia ela para si mesma.

Agora cada palavra do Sr. Berilo estava se tornando pó. A bíblia era suficiente para destruir todos os argumentos contra ela. Os versículos mostravam o poder e a sabedoria de Deus. Mas e a principal pergunta que ele fez: “Por que Deus não se deixa ser visto?” Continuou sua leitura sobre o pequeno livro de estudo e seguiu até outra referência, sendo esta 1º Coríntios 1:21.

Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que creem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de “louca”.

Deus não realiza desejos tolos do coração. O meio pelo qual ele seria visto era unicamente pela fé em Cristo Jesus que é a IMAGEM PERFEITA DE DEUS e nada além disso, pois foi assim que Ele determinou.

Depois de toda a leitura bíblica, as lágrimas rolavam soltas na face de Selena. Deus naquela tarde havia por meio de sua palavra segurado a raiz da incredulidade e arrancado do seu peito. A fé outrora fraca havia se reestabelecido, o espirito que se encontrava quase morto havia recebido fôlego de vida. A palavra de Deus mais uma vez foi eficaz para restaurar a fé dos fracos. Cumpriu-se então a palavra que diz:

“Porquanto a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; capaz de penetrar até o ponto de dividir alma, espírito, juntas e medulas, e é sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração”. Hebreus 4:12.

– Obrigada, Deus, por não me deixar. – Ela se ajoelhou ali mesmo. – Tu sabes todas as coisas e o tempo oportuno chegou para que respondesse meus dilemas. Como disse mamãe: “Deus não deixará nenhuma ovelha se perder”. – Mais lágrimas caiam e a voz ficou pesarosa. – Não há nada melhor que o Senhor.

Passou mais um tempo em oração, fazia meses que não orava com tanto fervor. E agora sentia que poderia vencer todas as coisas. Ele havia sido Fiel.

FIELOnde histórias criam vida. Descubra agora