Na hora do almoço, Selena, sentou-se na sua mesa solitária. Ela não desejava companhia de ninguém nem sabia como havia conseguido trabalhar até aquela hora, sua memória voltava-se para Gustavo e a conversa em seu escritório. O seu coração a fazia sofrer ainda mais, pensando nos abraços, conversas, passeios e tudo mais que poderia fazer usufruindo da presença dele, mas por causa daquela decisão tudo se perdeu.
– Oh Senhor, me ajude! – suplicou de olhos fechados, sentindo as lágrimas sem piedades descer. O peito parecia ter sido partido ao meio e o sangue jorrava sem parar para fora. – Não posso suporta isso – murmurou para si mesma.
Por um momento tudo pareceu ficar em silêncio, até ouvir uma voz nada amigável.
– Selena, eu gostaria de conversar contigo – pediu o Sr. Berilo.
A jovem engoliu em seco e levantou os olhos avermelhados para o homem, cuja fisionomia estava abatida.
– Sr. Berilo, eu não estou bem para as suas conversas. – Tentou o dispensar, a sua voz embargada era o suficiente para ele entender que ela não estava para discussões.
– Não é para isso. Não quero lhe afrontar de novo, mas, por favor – solicitou, demonstrando uma impressionante humildade.
Selena passou as mãos entre os fios ondulados e questionou a Deus por que enviava aquele homem naquele momento. Poxa! Ela estava terrível, será que não podia se respeitar esse momento de dor?
– Tudo bem, mas não demore muito – declarou após alguns segundos em silêncio.
– Certo! Eu não sei o que está acontecendo comigo, Selena. São muitas angústias, eu sei que você não me conhece direito, no entanto é a única que eu posso conversar sobre isso.
– Sobre isso o quê? – ela indagou sem compreender muito bem.
– Deus, Selena. – revelou.
– Mas, por que eu? – Arqueou a sobrancelha não querendo entrar novamente naqueles questionamentos.
– Porque fora a única que me falou a verdade. Mesmo que doesse e ela realmente me mutilou. Tantas tristezas e dores começaram a fluir de novo dentro de mim. Coisas que pareciam ter sido superadas, no entanto elas estão aqui – bateu no peito –, mais vivas que nunca.
– Oh, céus! Sr. Berilo, não sabia disso, me perdoe. – Estendeu a mão para o homem, compartilhando de sua tristeza.
– Não, Selena, você não está entendendo. – Ele balançou a cabeça em negativa. – Se não tivesse falado eu estaria ainda me iludindo. Não que eu saiba a verdade, mas minha vida tem sido uma grande ilusão. – Berilo olhou para baixo, mas pôde se perceber uma lágrima escorrendo em seu rosto.
– O que o senhor espera que eu fale? – Ela se encontrava tão mutilada quanto ele.
– Não sei, mas algo...
Selena percebeu a esperança no homem de alguma palavra que aquietasse suas agonias, mas como dar algo que ela mesma precisava? Como dar forças para o outro quando você mesmo precisa?
– A bíblia fala, Sr. Berilo, que só a verdade pode libertar. – Lembrou-se das escrituras. – Se todos os seus conhecimentos não proporcionaram isso para sua alma, podemos concluir que são apenas mentiras.
Ele assentiu.
– Jesus disse: “Vinde a mim todos que estão cansados e sobrecarregados de suas cargas pesadas, aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração.” – Ao pronunciar aquelas palavras, Selena sentiu os olhos marejarem sabendo que ela mais do que ninguém precisava ir ao criador e lançar suas dores. – Sabe o que isso quer dizer? – Ele negou com a cabeça. – É basicamente para nos dizer que o conhecimento sobre ele irá nos curar, libertar. Ele tomará as nossas cargas e o jugo dele será colocado em nós. E sabe Sr. Berilo, o jugo dele não é nada pesado, antes é muito bom. – Selena, enfim, chorou porque aquelas palavras serviram para sua alma.
As emoções de Berilo vieram à tona, o mesmo em silêncio agradeceu e partiu. Selena também agradeceu porque as palavras para aquele homem foram apenas um meio que Deus enviou para ela mesma relembrar e ser consolada. Era como espada de dois gumes, cortando para os dois lados.
***
Após sentir aquele momento de refrigério em sua alma, ela ouviu o celular tocar. Atendeu e por uns instantes apenas ouviu uma respiração ofegante do outro lado da linha.
– Alô? – ela indagou, querendo desligar achando que podia ser um trote.
A voz que respondeu estava em prantos.
– Selena, mamãe teve um infarto. – As palavras de Juliana vieram como uma onda que a jogou nas profundezas do oceano de aflições mais uma vez.
– Como assim?! – O desespero na voz de Selena assustou até os funcionários ao redor.
Ela levantou-se exasperada daquela mesa e correu ao seu departamento a fim de buscar suas coisas. Não, não podia ser! Sua mãe, não! Antes de chegar na sua sala foi ao banheiro, fechou a porta e sentou-se em cima do vaso, afundou o rosto entre as mãos e chorou profundamente.
– Senhor, eu não suportarei tamanhas aflições! Não suportarei!
Ela após um longo tempo se ergueu e foi pedir sua saída antes do expediente.
O hospital, felizmente, não ficava tão longe do lugar, pois somente com 20 minutos no ônibus chegara a sua localização exata. Ela entrou no local agitada, pedindo informações de todos sobre o setor devido. Ao entrar na sala de espera, viu seu pai de cabeça baixa e sua irmã no canto da parede abraçando a si mesma. Os olhos dela marejaram, mas sabia que precisava ser forte. Aproximou-se e indagou:
– Como ela está?
– Nada bem! Os médicos não nos deram muitas esperanças – respondeu Juliana, em meio às lágrimas que embargavam a sua voz.
Selena apenas caminhou em direção ao pai e sentou-se ao lado do senhor de cabelos grisalhos, visivelmente, arrasado com toda aquela situação.
– Papai, como o senhor está? – Tomou as mãos do pai em suas mãos e acariciou, tentando de alguma forma sentir o consolo.
– Na esperança que Deus fará um milagre – falou com a voz rouca.
– Ele fará sim! – Tentou ser otimista.
Decorrido um bom tempo naquela sala, um médico rechonchudo, de cabelos brancos e um óculos fundo de garrafa apareceu com sua prancheta e informou o estado da Sra. Laura Cadori.
– Infelizmente, a situação dela não melhorou. Temo que ela não passe dessa semana, pois o pulmão está enchendo de água rapidamente – informou com pesar a situação da Sra. Laura.
– Oh, céus! – exclamou Renato passando as mãos entre os cabelos em terrível desesperança.
– O que podemos fazer doutor? – perguntou Selena.
– Ela precisará fazer uma cirurgia cujo custo chega a ser de uns 10 mil reais. Precisamos trocar umas das válvulas do seu coração que está danificada. E não pode demorar muito. – Alertou os parentes.
– Não temos esse dinheiro – disse Juliana com as mãos trêmulas.
– A outra solução seria pelo governo, mas isso poderia demorar meses. E a sua mãe precisa dessa cirurgia pra no máximo duas semanas.
–Tudo bem, doutor, eu agradeço – disse o pai, sentando no banco de coração aflito.
Com um tempo os três – por muita insistência – retornaram para casa, desolados. Aquela habitação não tinha a mesma vivacidade de outrora, pois sua mãe era a alegria em pessoa naquele lugar. Selena seguiu para o seu quarto e chorou toda a sua amargura de alma. Renato isolou-se por completo, sabia que se sua esposa fosse tirada, a vida dele também morreria. Juliana repensou todos os seus feitos, a tristeza invadiu seu coração por saber que contribuiu para piorar o estado de saúde de sua progenitora. Por fim, todos pensaram sobre de onde tirariam 10 mil.
***
Eis a vida do cristão, cheia de tribulação!
VOCÊ ESTÁ LENDO
FIEL
SpiritualitéSelena Cadori, após anos de estudos, consegue seu primeiro emprego. Ela recebe um aviso solene de como se portar naquele local, mas as lutas em seu coração logo começam: Incredulidade; Paixão e Dilemas. Sentimentos que outrora lhe eram desconhecido...