É como um pesadelo, estou sentada no chão encostada a parede do quarto, as crianças abraçadas a mim.
Lúcia aliás Maria Lúcia tem 12 anos, está chorando de forma inconsolável, João Paulo tem 4 anos e não entende muita coisa, e Maria Clara só tem 8 meses, ela está dormindo no meu colo.- E agora Duda? O que acontecerá conosco? Lúcia pergunta entre os soluços.
- Eu não sei, realmente não sei Lucinha, mas não vou deixar vocês.
- MARIA EDUARDA VEM AQUI.
Me assusto com o grito do meu pai, tranquei a porta e fui ver o que ele queria.
- Vá na prefeitura e pede. caixão para enterrar sua mãe, cuide do que precisa. Estou indo na fazenda do Coronel Domênico. Sua irmã ficará com ele, e os pequenos mandarei para o Coronel Presciliano.
- NÃO PAI, POR FAVOR, ELES VÃO ESTUPRAR E EXPLORAR ELES..
- CALA BOCA.. eu não vou ficar com eles, você eu não posso vender, porque namora o Pedro e a família dele é rica, junte suas coisas e vá morar com ele, vou trazer a Dulce e meus filhos pra cá.
Quem é Dulce? Dulce é uma vagabunda a outra doeu pai, ele tem mais 5 filhos com ela, segundo ele uma boa família que só tem macho como filhos.
Saí correndo de casa, primeiro fui conversar com Pedro e contar o que meu pai falou.
A conversa não foi como eu esperava.- Duda eu aceito cuidar de você e das crianças, mas você não vai estudar, ficará cuidando da casa.
- Pedro eu passei em vários Vestibulares, posso estudar e cuidar da casa, deles e de você sem problemas, eu quero ser alguém dar um bom futuro para eles.
- Eu não quero mulher minha saindo para estudar, você não precisa disto, porque uma negra precisa de estudo? Nunca será nada de importante mesmo.
- O que? É isto que pensa de mim?
- Seja realista Duda, você e seus irmãos são negros, pobres e fadados a viver e trabalhar aqui, seus irmãos vão crescer e ajudar nas lojas dos meus pais, já você é minha basta cuidar de mim, sei que nas fazendas farão mal as crianças, então que escolha você têm? Pega suas coisas e as crianças, seu pai não vai enfrentar minha família.
Não acredito no que estou ouvindo, ele é como todos os outros homens daqui, machistas e só querem mulher como empregada. E por ele ser branco e loira esta se sentindo superior. Mas que escolha eu tenho?
Fiquei desolada, chorei todo o caminho até a prefeitura, lá foi rápido consegui o caixão e logo já tinha acertado o enterro.
Voltei para casa, peguei as crianças e fui para a casa da minha melhor amiga.- Socorro podemos dormir aqui?
- Claro, minha mãe foi atender um cliente só volta de manhã.
Maria do Socorro é minha amiga desde que me entendo por gente, não existe uma única lembrança da minha vida em que ela não esteja presente. Morena mais para parda, temos o mesmo tamanho 1,70 de altura, o cabelo dela é cheio de cachos enquanto o meu é ondulado quase liso, assim como dos meus irmãos. Minha mãe era negra, com a pele bem escura, olhos esverdeados e cabelos lisos bem longos bem pretos.
A mãe da Socorro é uma "garota de programa" ou como ela diz, Roseli a Prostituta mais famosa de Manari, Socorro não sabe quem é o pai dela, porém Roseli é uma ótima mãe, carinhosa e presente, faz de tudo pela filha.Contei para Socorro tudo que aconteceu, em meio a muito choro.
- Duda você não pode desistir, nós passamos em faculdades públicas muito difíceis para entrar, você não está sozinha vou ajudar você. Vamos para longe, temos opções como Brasília, Rio Grande do Sul e São Paulo, podemos levar as crianças, só será difícil mas não impossível.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mudando O Destino. CONCLUÍDA. SEM REVISÃO
De TodoMaria Eduarda é uma jovem de 18 anos, que reside em Manari PE. Como toda garota é cheia de planos e sonhos, mas vê sua vida mudar da noite para o dia, quando sua mãe morre deixando ela e seus três irmãos mais novos com um Pai alcolotra, violento e...