— O QUE É O AMOR?
Para a filosofia é algo inteiramente ligado ao desejo, você amar significa, portanto, desejar fortemente estar com uma pessoa, é sentir-se feliz dividindo a sua vida e os seus sentimentos com ela. Segundo Friederick Nietzsche "o amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como não são". Para Arthur Schopenhauer o amor era simplesmente um mal necessário e o erro da humanidade está em esperar demasiadamente dele. Em outras palavras, pode-se entender que o amor faz o homem acreditar em ilusões, em palavras e atos que não possuem veracidade e em contrapartida com tudo isto, tem se a necessidade dele em nossas vidas, por mais terrível e dilacerante que seja.
De acordo com a Bíblia, podemos então encontrar o amor como sendo o momento em que a felicidade e o bem estar da outra pessoa ultrapassa o próprio. Em João 3:16, nos deparamos com o seguinte trecho, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". Não é apenas este, mas vários são os livros que nos evidenciam que a causa que leva combustão do amor acontece em um ambiente completamente altruísta, no ato de doar para o bem daqueles que você ama e somente quando isto acontece, pode-se dizer que se encontra no caminho do amor.
Para aqueles que acreditam melhor em exemplos mitológicos, temos a presença de Eros, o deus do amor na mitologia grega. Nos mais diferentes mitos, Eros era a divindade responsável por este sentimento e era somente através de seu poder e de suas flechas que o coração de um batia perdidamente apaixonado por outro no mundo. Assim, eram as suas flechas as responsáveis por disseminar o amor.
Ao procurar em um dicionário a definição atribuída ao amor, vemos que ele é um sentimento de forte afeição e pode ser entendido na atração baseada no desejo sexual. O amor aqui seria, portanto, uma balança. De um lado tem se o gostar em exagero, a admiração e a adoração, enquanto que de outro lado dessa balança, situa-se o desejo, a parte carnal da humanidade. Entende-se que ele funciona quando a balança está em equilíbrio, com ambos os lados na mesma proporção, sem exageros e nem faltas.
Para a literatura, esse sentimento e essa palavra são nada mais que o que movem os escritores, o imprescindível combustível para as grandes narrativas. Sejam eles trágicos, românticos e até mesmo com doses ardentes, o amor se torna um elemento venerado por todos os escritores e aspirantes, sem ele em seus livros a história jamais se encontraria viva. O amor aqui seria como a alma de uma boa história, o ingrediente que falta para dar a narrativa um tempero especial.
Para alguns, essa mesma palavra com diversos significados, que abrangem desde o desejo, altruísmo, até uma forma de inspiração, não passa exatamente disso, uma palavra.
No entanto, ao confrontar uma pessoa com a simples pergunta: O que é o amor? Será mesmo que ela estaria afirmando a verdade ou estaria apenas dizendo o que a deixa mais confortável diante desta pergunta?
Essas mesmas pessoas preferem acreditar em uma vil mentira, do que finalmente aceitar a verdade presente em um coração. Muitos dizem que o ser humano não possuí a capacidade de amar, quando tudo o que mais buscamos nesta vida é exatamente este direito, a capacidade de amar e ser amado.
O amor quando é amor não pode ser julgado apenas como um desejo da carne, não pode ser elevado de acordo com o altruísmo ali imposto e muito menos deve ser definido com apenas palavras em uma folha de papel escolar branca e com linhas azuis. O amor quando é amor pode ter tudo isso e muito mais. Pode ter paixão. Pode ter loucura. Pode ter amizade. Pode ter alegrias, assim como pode ter infortúnios. Pode ser separado por longínquas distâncias. Pode ser frio e quente em conjunto. O amor pode morrer e florescer. O amor pode ir além de reconhecer e aceitar que as pessoas possuem virtudes e defeitos. O amor pode ser saber que nem tudo é perfeito e que não vivemos em um conto de príncipes e princesas apaixonados. E pode ser meramente a recompensa da coragem em arriscar ao entregar aquilo que bate em seu peito a alguém que o faz bater mais forte.
A verdade é que o amor pode ser tudo o que você quiser que seja e pode viver o quanto você quiser que viva. Nas palavras do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare, "amor quando é amor não definha."
No fim de tudo, o significado do amor não importa.
O que importa mesmo...
É amar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
AMORES ETERNOS - A História de Dante e Beatriz
Romance"Nota mental: O amor nos faz sofrer. O amor nos faz cair. O amor não existe para mim." Beatriz Cline não acredita no amor. Mas, e você? Você acredita no amor? Beatriz Cline não acredita no amor. Os motivos que a levaram banir esse sentimento de sua...