Parecia ter dormido por longo período e as forças lhe faltavam até para abrir os olhos. Ouvia distante os lentos passos do cavalo revolvendo capim e terra. Suave puxou a rédea e o animal parou, pisoteando a vegetação. Com bastante dificuldade pegou a cabaça com água, destampou-a e derramou o líquido sobre o rosto. Isso o despertaria, já que dormira sentado na sela. Estava desorientado quando abriu os olhos e viu a floresta mais clara que antes.
"O que... o que aconteceu?"
A dúvida surgiu quando ele se endireitava sobre o animal, buscando o equilíbrio. Ao conseguir, ergueu a cabeça e respirou fundo algumas vezes. Deu um gole na água e amarrou o recipiente na sela. Olhou para o céu, mas as estrelas pareciam diferentes. Talvez ainda estivesse muito zonzo. Esporeou de leve o cavalo e seguiram num rumo. Achou estranho o acontecido, mas as coisas continuavam as mesmas: estava vivo e consciente, tinha o cavalo e os mantimentos. Então ignorou, pois não seria qualquer situação que o faria desistir de seu objetivo: encontrar a sua mudança de vida e a de sua família. Mas agora seguiria com mais cautela.
O céu foi clareando e os primeiros raios de sol despontaram vindos, sorrateiros, por entre o topo das folhagens. Aquilo era agradável e o animava, mantendo o seu pensamento otimista.
Avançou por mais quatro horas e percebeu algo errado, isso pela leda impressão de conhecer o caminho em que seguia:
— Não é possível.
Sussurou para si ao ver logo à sua frente uma clareira com uma choupana no meio. Ali ao lado uma mulher trabalhando com afinco e, próximo à ela, uma criança triste sentada no batente da porta. Ao entrar à clareira e ser reconhecido, ambos correram em sua direção, gritando e saudando-o. Ele desceu da montaria espantado e sem entender o que havia acontecido, mas seu coração sentiu tranqüilidade ao ver aqueles rostos familiares:
— Papai! Papai! — A criança gritou correndo e abraçando sua perna.
— Tahi! Você voltou! Você voltou! — dizia, Dila, entre lágrimas, abraços e beijos.
Ele também estava feliz,mas sem saber explicar o porquê pois, depois de cavalgar por horas à oeste,reapareceu à leste de sua morada e, diante dele, estava sua mulher e filho. Algoque realmente o impressionou e transformou. Tahi aquietou o seu coração e sepreparou para os dias vindouros, que foram surpreendentes.
P:231/428
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guynive - O Começo do Fim
RomancePara localizar o militar que lhe fora designado, Guynive precisou se infiltrar no exército norte americano. A sua ira aumentou quando, ao desembarcar na base da Turquia ela descobriu que Ivan era apenas um cabo. Foram dias difíceis em que ela brigou...