✦
SETE ANOS DEPOIS...
Hans finalmente realizara seu sonho de abrir uma loja que consertava e vendia pianos, com a ajuda crucial de sua amada tia Charlotte, presença constante nos verões e natais da família. Engler e sua tia Olga também desempenharam papel fundamental nesse processo.
A mãe de Engler enfrentara momentos difíceis e tentara o suicídio duas vezes. Jane e Engler decidiram interná-la em uma casa de repouso especializada em depressão para garantir seu bem-estar. Infelizmente, a mãe de Stephan, Andrea, desaparecera sem deixar notícias. Todos já haviam se acostumado com a ideia de que algo ruim havia acontecido com ela. Jane tentara procurá-la, mas sem sucesso.
Num dia quente de verão, Jane preparava um almoço delicioso com a ajuda de Adeline. O aroma adocicado dos pratos enchia a cozinha, enquanto ela aguardava a chegada de Hans em casa. Após anos de casamento, ainda achava difícil acreditar na felicidade ao lado do amor de sua vida. O passado, cheio de dificuldades, agora parecia tão distante.
Com cuidado, Jane levou uma das travessas até a mesa. No entanto, a paz da cozinha foi interrompida pelo barulho agitado de Hannah, uma menina de sete anos com a pele alva como a neve do inverno, que rapidamente ocupou um lugar na mesa de madeira e tentou pegar um pedaço de comida.
Jane repreendeu-a suavemente, tocando-lhe a mão para impedi-la sem machucá-la, explicando que deveria esperar pelo pai e pelo primo Stephan para almoçarem juntos. A menina fez uma careta emburrada, divertindo Jane, que não conseguia esconder sua admiração pela filha.
Stephan, já com quatorze anos, entrou na cozinha vestindo seu uniforme escolar sujo. Trabalhava na loja de pianos de Hans depois das aulas, ajudando-o nos consertos. Apesar de estar atrasado, estava radiante. Jane o repreendeu, colocando as mãos na cintura para mostrar sua autoridade de prima mais velha. Stephan se desculpou, explicando que havia se distraído conversando com amigos no caminho. Decidiu falar sobre isso com Hans mais tarde, pois não confiava totalmente no juízo do jovem primo.
Finalmente, Hans chegou em casa no horário previsto para o almoço. Assim que avistou Jane, aproximou-se e lhe deu um beijo. A reação de Hannah ao presenciar o carinho dos pais arrancou risadas de todos na sala. O casal se afastou com um sorriso e sentou-se à mesa. Enquanto observava sua família feliz reunida, o coração de Jane se encheu de felicidade.
Tudo estava certo naquele dia, e Hans tinha certeza disso. Apesar das adversidades da vida, finalmente encontraram a felicidade. Jane jamais poderia imaginar essa cena quando seu pai lhe disse anos atrás que ela se casaria com um estranho.
Ambos sabiam que os anos seguintes seriam desafiadores para todos os alemães e suas famílias, divididos entre russos e americanos, os vencedores daquela maldita guerra. No entanto, estavam determinados a enfrentar juntos todas as pressões que estavam por vir.
Acolhido pelo ambiente caloroso de sua casa, Hans sentou-se à mesa. Observou cada rosto familiar com gratidão e amor ao seu redor. A presença de Jane ao seu lado era reconfortante, e ele não conseguia conter um sorriso ao vê-la interagir com os filhos.
Hannah, com sua energia contagiante, parecia trazer uma nova vida para o ambiente, enquanto Stephan, apesar de sua adolescência turbulenta, demonstrava um brilho nos olhos que indicava uma mistura de determinação e curiosidade pelo mundo que o cercava.
Ao degustarem o almoço preparado com carinho por Jane, os membros da família compartilharam histórias do dia, risadas e momentos de ternura. Era um retrato da harmonia e do amor que os unia, mesmo diante das incertezas que o futuro reservava para todos.
Hans levantou seu copo em um brinde silencioso, expressando sua gratidão pela família que construíra ao lado de Jane. Ele sabia que, independentemente dos desafios que enfrentariam, tinham um ao outro para enfrentá-los, e isso era o que importava mais do que tudo.
E assim, naquele momento de serenidade e felicidade, Hans reconheceu que, apesar das adversidades do passado e das incertezas do futuro, ali, ao redor da mesa de sua própria casa, ele encontrara o verdadeiro significado da vida: o amor e a união familiar. E com isso em mente, ele sabia que poderiam superar qualquer obstáculo que viesse em seu caminho.
FIM.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pássaros no Inverno
RomantizmDurante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha nazista e o mundo são envoltos em uma tormenta de trevas, sofrimento e fúria. Em meio ao caos, a vida de Jane Anne Schoreder sofre uma reviravolta surpreendente e todos os seus sonhos desmoronam. Jamais p...