13

226 22 12
                                    

Pablo Gavi 
Barcelona

— Quando foi que eu decidi que deixar vocês dois morarem sozinhos era uma boa ideia? — minha mãe resmunga, enquanto junta algumas peças de roupa da Aurora espalhadas pelo chão da sala. — Quanta bagunça!

Ela havia chegado em Barcelona há apenas duas horas e já estava surtando com a desordem, que, para ser honesto, era mais culpa da Aurora do que minha.

— A casa geralmente não fica assim. Estou separando algumas roupas para doação. Tem muita coisa que não uso — Aurora explica, pegando uma blusinha do chão e analisando como se fosse uma obra de arte.

— E não poderia fazer isso no seu quarto? — Eu a ouço perguntar fazendo Aurora soltar um revirar de olhos, virando rosto para mamãe não ver.— Você pode revirar os olhos, a boca, a bunda se quiser — responde, mal humorada.

A cena é tão típica da nossa família que, apesar da situação, não consigo evitar um sorriso. Minha mãe, com sua expressão de quem está tentando manter a ordem, é um show à parte.

— Escutem, por favor — minha mãe continua, agora com um tom mais sério —, vocês precisam ajudar a manter a casa em ordem. Isso não é um campo de batalha.

Aurora levanta uma sobrancelha, claramente pronta para provocar.

— Então, a senhora também pode fazer uma faxina, não acha? — ela provoca, mas a tensão entre nós é mais de brincadeira do que de briga.

— A casa é de vocês, vocês é que têm que mantê-la organizada — ela diz, entrando na cozinha, onde estou sentado na bancada, olhando para o meu notebook.

— Olha, mãe, estamos apenas um pouco desorganizados. Não se preocupe, vamos arrumar tudo antes do jantar — respondo, tentando manter a paz.

Ela suspira, olhando ao redor da cozinha, que é um verdadeiro caos com pratos na pia e algumas sacolas de compras espalhadas pelo chão.

— Um pouco desorganizados? Isso parece mais um acampamento! — Ela diz, começando a organizar algumas coisas. — Eu não sei como vocês conseguem viver assim.

Aurora se junta a mim na cozinha, segurando um par de tênis em uma mão e um copo sujo na outra.

— Ai, mãe! A senhora está estressada, hein? O que houve, papai não está fazendo o trabalho dele direito? — Aurora diz, me fazendo segurar a risada com a expressão que minha mãe fez.

A expressão de minha mãe é uma mistura de raiva e indignação. Ela não pode deixar de sorrir diante do jeito provocador de Aurora, mas ainda assim, está determinada a manter a ordem na casa.

— Olha, eu não sei se ele está fazendo ou não, mas isso não é desculpa para que vocês dois fiquem vivendo como se estivessem em uma guerra. O que aconteceu com a responsabilidade? — minha mãe diz, balançando a cabeça enquanto tenta organizar a bagunça.

— Responsabilidade? Que palavra estranha — Aurora provoca, fazendo uma careta e dando um sorriso maroto.

— É! Como se ela soubesse o que é isso! — eu acrescento, tentando provocar minha irmã e rindo da expressão dela.

Ela me lança um olhar desafiador.

— Olha quem fala! O rei da organização! — Auroea diz irônica, porque eu também não era o mais organizado.

Acho que nunca vou me cansar dessas brincadeiras. A dinâmica entre nós sempre foi assim: uma troca de farpas e risadas, mesmo nas situações mais caóticas.

Milagres do Futebol // Pablo GaviOnde histórias criam vida. Descubra agora