Capítulo 80

23 5 15
                                    


-Amanda: Parabéns, amiga. [Segura a mão de Joelma] Fico feliz em saber que consegui chegar a tempo, que você venceu.
-Joelma: Obrigada, Amanda. Te amo, amiga... de verdade.
-Amanda: Também te amo.
-Médico: Eu sugiro que fique até amanhã de manhã em observação.
-Joelma: Ok, tudo bem. Amanda, se você não puder ficar, eu...
-Amanda: Não, eu fico. [Sorri] Vou ficar aqui e te levar para casa, relaxa, não se preocupa. Tô contigo.
-Joelma: Obrigada.
¤Joelma
O médico sai e eu fico sendo paparicada por minha amiga.¤
-Amanda: Será um menino ou uma menina?
-Joelma: Uma menina... o Rafa quer uma menina. [Dá um leve sorriso]
-Amanda: Por que o Rafa não te trouxe?
-Joelma: Ah, é uma longa história... não quero falar sobre isso agora.
-Amanda: Ah, desculpa.
-Joelma: De boa, amiga.
-Amanda: Ah, seu celular não para de tocar, Miguel tá tentando falar com você. Eu não atendi porque fiquei pensando se você iria querer que eu falasse algo.
-Joelma: Responda dizendo que adormeci, agora que acordei e que amanhã irei vê-lo. Responda como se fosse eu.
-Amanda: Ok. [Pega o celular de Joelma]
-Joelma: E no final, ele estava certo... eu realmente estou grávida. [Passa a mão na barriga]
-Amanda: Ele disse isso?
-Joelma: Sim, disse naquela festa. Acho que fizemos esse bebê quando fui cuidar da Bel que estava passando mal de saudade de mim, tivemos uma recaída... [Sorri] o dia bate certinho com o número de semanas.
-Amanda: Que bela cuidadora você é, hein?! Cuidou da filha e do pai.
-Joelma: Ai, Amanda. [Sorri] Fiz um exame de sangue quando adoeci na semana passada, nem busquei o resultado, acho que lá teria que estou grávida.
-Amanda: É, isso com certeza. Agora é hora de dormir, né? Você precisa descansar, esse bebê também. [Acaricia a barriga de Joelma]
-Joelma: É, é verdade. [Respira fundo] Amanda...
-Amanda: Pode falar, meu amor.
-Joelma: Obrigada... obrigada por ser sempre essa amiga acolhedora, que me ajuda. Sou grata por você estar aqui, por me salvar mais uma vez como sempre salva. Você é a irmã que não pude ter, alguém que sei que posso contar sempre que eu precisar. O que seria de mim sem você? Te amo muito.
-Amanda: É... eu também te amo.
¤Amanda
Joelma adormece depois dessa declaração, já eu... eu não consigo dormir depois disso, me sinto mal pela pessoa que eu sou.
Ao amanhecer, vejo Joelma dormindo tão bem, algo que até me deixa com o coração quentinho. Saio um pouco do leito e vou até a parte de fora do hospital, onde fumo um cigarro, tô um pouco pensativa sobre o que aconteceu com a minha amiga e sobre o que ela falou. Quando a pressão psicológica em cima de mim é grande, eu preciso fumar pra me acalmar.¤
-Rafael: Oi. [Se aproxima de Amanda]
-Amanda: Que susto, Rafael! [Joga o cigarro no chão e pisa]
-Rafael: A mamãe... como ela está?
-Amanda: Tá dormindo... mas não se preocupa, ela não perdeu o bebê.
-Rafael: Hum, que bom... fui um idiota com ela, ontem. Eu tô péssimo, nem consegui dormir direito.
-Amanda: Bem-vindo ao clube.
-Rafael: É, pois é. Quando percebi as coisas, você já tinha trazido ela pra cá.
-Amanda: É, pois é.
¤Amanda
Rafael olha em meus olhos e ficamos calados por alguns segundos, só nos encarando.¤
-Rafael: Você é minha tia...
-Amanda: Ah, você já sabe?! Pois é... sim, sou a sua tia. [Respira fundo]
-Rafael: Então foi mentira o que disse sobre o Leonardo? Sobre ser amante dele. Foi mentira, né? Você só queria que eu ficasse longe, sem precisar contar o segredo da mamãe e...
-Amanda: Não, não foi mentira.
-Rafael: Amanda...
-Amanda: Até grávida dele eu já fiquei, Rafael. Não tem mentira alguma.
-Rafael: Isso é mentira! Ele fez vasectomia!
-Amanda: Não, eu engravidei antes disso. O meu filho, se estivesse vivo, seria um pouco mais velho que você, tem noção do quanto isso é problemático? Eu vejo você e fico imaginando como ele seria... eu te vejo como filho.
-Rafael: Não, não vê! Porque se visse mesmo, jamais teria correspondido o beijo.
-Amanda: Rafael, eu não estava no meu melhor momento ali... não mesmo.
-Rafael: Hum.
-Amanda: E mesmo que eu quisesse, o Leonardo jamais permitiria algo assim.
-Rafael: O seu caso com Leonardo é antigo, né? Um filho mais velho que eu...
-Amanda: Sim... é sim. E além desse caso, você é meu sobrinho. [Dá um sorriso sem graça] Nunca daria certo.
-Rafael: É, você tem razão... infelizmente a vida não nos quer juntos. Mas seria uma delícia se quisesse. Porque eu seria capaz de te dar o mundo e todos os outros planetas do sistema solar.
-Amanda: Rafael... por favor. [Se afasta]
-Rafael: Amanda...
-Amanda: Por favor, me deixa em paz!
¤Joelma
Quando acordo pela manhã, Rafael está ao meu lado, segurando a minha mão.¤
-Joelma: Rafael? O que faz aqui?
-Rafael: Me perdoa, mamãe... me perdoa! [Começa a chorar] Ontem agi como um idiota, pensei só em mim e esqueci que a senhora estava passando mal, me perdoa!
-Joelma: Filho...
-Rafael: Eu não iria me perdoar se a senhora perdesse esse bebê.
-Joelma: Não aconteceu nada...
-Rafael: Eu sei, a Amanda me falou.
-Joelma: Cadê ela?
-Rafael: Foi tomar café.
-Joelma: Ah, sim.
-Rafael: Eu falei aquilo da boca pra fora... não penso daquela forma, mamãe, eu amo a senhora...
-Joelma: Rafael, na hora da raiva, a gente fala tudo que quer realmente falar. [Começa a chorar] Eu sei que errei, errei feio, e cada palavra que me disse, você já queria me dizer há tempos.
-Rafael: Não, eu não queria! Na raiva a gente também fala para ferir a pessoa mais do que ela nos feriu. Se eu falei, foi para machucar a senhora... mas não que eu concorde com o que eu disse. Eu amo a senhora... amo! Me perdoa!
-Joelma: Eu também amo você, Rafael... mas não é por pena, nunca foi! Quando aprendi a te amar, descobri um lado meu que nem eu mesma conhecia, pois sempre fui fechada para todo sentimento do mundo depois que a minha mãe morreu. Porém, agora eu amo... amo e amo muuuitoo... daria a minha vida por você se fosse preciso. Engravidei sim para me vingar de Leonardo, mas você foi a melhor decisão que tomei na vida naquela época, pois hoje vejo que seria mais difícil se eu não te tivesse como filho.
-Rafael: Ai, mãe... [Abraça Joelma]
-Joelma: É a minha luz no final do túnel, garoto. Nunca pense que é menos na minha vida, não fale isso nunca mais!
-Rafael: Obrigado. [Beija a testa de Joelma]
-Joelma: De nada, meu amor.
¤Amanda
Escuto a conversa de Joelma pela porta, antes de entrar no quarto. Fico feliz em saber que ela perdoou o filho, mas lamento em saber que não terei a mesma sorte quando ela souber a verdade.¤
-Amanda: Voltei... [Entra no quarto]
-Joelma: Está bem, amiga?
-Amanda: Sim, estou.
-Rafael: Fico feliz em saber que a senhora é a minha tia biológica, Amanda.
-Amanda: É... eu também fico feliz em saber que... na verdade, eu já sabia. [Dá um leve sorriso] Fico feliz que você está feliz.
-Rafael: Hum, que bom. E cadê o meu pai?
-Amanda: Ele ainda não sabe que você sabe... mas, assim que eu conversar com ele, irei falar sobre tudo isso... ele já deve estar se arrumando para vir, vocês têm muito que conversar quando ele chegar.
-Joelma: Sim, acho justo isso. Amanda, você pode ir pra casa... o Rafa me leva, porém, muito obrigada por tudo, amiga.
-Amanda: Sempre que precisar, estarei aqui. [Beija a testa de Joelma]
-Joelma: Obrigada... de verdade.
¤Joelma
Quase 09:30, o médico me libera e eu saio com Rafael, porém, não vou para casa, preciso ver Miguel.¤
¤Miguel
Vejo Joelma se aproximando da minha casa. Pelo jeito dela, já sei que ela não está bem. Isabel é a única que está comigo, e assim que vê a mãe, corre para abraçá-la.¤
-Isabel: Mamãe, eu senti a sua falta ontem.
-Joelma: Eu também senti a sua, meu amor.
-Isabel: Não vai poder ficar, né? Nem trouxe malas.
-Joelma: Pois é... não vou. Mais uma vez estou deixando você... não posso prometer que irei voltar, mas irei tentar, tá?
-Isabel: Promete que pelo menos vai tentar mesmo?
-Joelma: Isso todos os dias, meu amor. Vou lutar para estar aqui com você, todos os dias da minha vida. [Beija a testa de Isabel]
-Isabel: A vida de adulto é tão difícil, né?
-Joelma: Sim... você não entenderia o que estou sentindo. É algo que sangra sem ter ferida.
-Isabel: Se eu pudesse, eu sentia a sua dor, mamãe... só pra te ver feliz... sorrindo.
¤Joelma
Fico emocionada com as palavras de Isabel, então a abraço bem forte, sentindo um alívio tão grande em minha alma.¤
-Miguel: Bel, pode pegar um copo d'água pra sua mãe?
-Isabel: Claro, papai. [Corre para a cozinha]
-Miguel: Não vai ficar? Não pode prometer que vai voltar? O que aconteceu dessa vez? Foi o Leonardo, não foi? Foi ele, né?
-Joelma: Não, não foi. Miguel, eu só preciso de um tempo.
-Miguel: Um tempo? Isso do nada? Ontem estava tão certa do que queria e hoje me pede um tempo? O que está acontecendo? Porque certamente algo está bem errado nisso tudo, e algo em mim diz que tem dedo do Leonardo.
-Joelma: Eu estou vindo do hospital agora... eu caí ontem à noite.
-Miguel: O quê? E você tá bem? [Fica nervoso]
-Joelma: Sim, eu... eu bati a minha barriga e...
-Miguel: E?
-Joelma: E eu estava grávida, Miguel...
-Miguel: O quê?
-Joelma: Sim, você tinha razão. [Se emociona] Mas por conta da minha queda, eu... eu perdi o bebê.
-Miguel: Ah, Joelma... diz que é mentira!

Joelma - Sem Memória Onde histórias criam vida. Descubra agora