-Joelma: Eu preciso falar com a enfermeira!
-Leonardo: Joelma, você precisa...
-Joelma: Eu preciso falar com a enfermeira agora! Dá pra chamá-la? E o que foi na sua cara?
-Leonardo: Nada. Enfim, vou chamar a enfermeira. [Sai do quarto]
-Joelma: E você? Vai ficar aqui me olhando?
-Miguel: Joelma, isso... isso é impossível! Me diz logo o que está acontecendo!
-Joelma: Acontecendo? Eu que quero saber o que está acontecendo, não consigo compreender o que você ainda faz aqui!
-Miguel: Joelma... [Acaricia o rosto de Joelma]
-Joelma: Não, não toca em mim, não toca! [Bate na mão de Miguel]
-Miguel: Meu amor, por favor, me escuta...
-Joelma: "Meu amor"? Você pirou de vez? Está louco, mecânico?
-Enfermeira: Acordou? Que bom, preciso medir a sua pressão.
-Leonardo: Ela ficará bem, enfermeira? [Fica na porta do quarto]
-Enfermeira: Ela já está bem. Vocês podem nos dar licença? Por favor.
-Miguel: Claro.
¤Miguel
Olho nos olhos de Joelma, mas ela não demonstra nenhuma emoção. Fico completamente intrigado com isso e saio do quarto, indo até a recepção.¤
-Leonardo: Como se sente agora, mecânico? [Se aproxima de Miguel]
-Miguel: ...
-Leonardo: Perdeu a voz? Para quem estava cheio de tons de ameaça...
-Miguel: Cala a boca, desgraçado! Você não cansa? Não, não cansa?
-Leonardo: É que você não sabe o quanto é prazeroso te ver assim: DERROTADO. Eu vivi para ver isso, Miguel.
¤Miguel
A enfermeira sai do quarto que Joelma está e então conversa comigo e com Leonardo.¤
-Enfermeira: Ela está confusa, mas vai melhorar.
-Miguel: Ela recuperou a memória e esqueceu o que viveu quando estava sem memória? Isso pode acontecer?
-Enfermeira: Na verdade, sim. Não é algo comum, mas pode acontecer. Não sei explicar, porém, vou tentar... é como se fossem duas Joelmas numa só, a sem memória e a com memória, duas pessoas em uma, porém, não estou falando de bipolaridade, estou falando que quando uma está presente, a outra é anulada. Entenderam? Não tem chance de uma lembrar da outra.
-Miguel: Ah, sim... eu já entendi.
-Enfermeira: Ela está chamando o esposo dela, quem é dos dois?
-Miguel: É ele. [Aponta para Leonardo] Essa Joelma não significa nada pra mim. Com licença.
-Leonardo: Ué? Não vai nem sequer arriscar?
-Miguel: Sei que você está adorando isso... nem sei mais do que te xingar, pois você é tão desprezível.
-Leonardo: Se eu fosse você, agradecia por eu não querer te denunciar, pois agora acho que ganhei a batalha... aliás, a guerra toda.
-Miguel: Parabéns! Te desejo sorte. [Sai do hospital]
¤Joelma
Leonardo entra no quarto que estou e começa a contar tudo que aconteceu durante o tempo que estive sem memória, meio chocante as coisas que ele me fala.¤
-Joelma: Como pôde deixar ele sair da cadeia?
-Leonardo: Você mandou.
-Joelma: Eu estava sem memória, seu imbecil!
-Leonardo: Joelma...
-Joelma: Ah, pelo amor de Deus! [Respira fundo] Você é frouxo pra mim até quando estou sem memória? Caramba!
-Leonardo: Mas se quiser, podemos denunciar ele novamente.
-Joelma: Não, deixa pra lá! Esse infeliz já deve ter problemas de mais e eu não quero esquentar a cabeça com isso. Cadê o Rafael?
-Leonardo: Ele... ele viajou.
-Joelma: Pra onde?
-Leonardo: Foi para os EUA, para conhecer os lugares e decidir onde será o intercâmbio dele.
-Joelma: Intercâmbio? É? E quando eu decidi que ele faria isso?
-Leonardo: Eu pensei que seria bom pra ele. E mesmo assim, ele queria tanto.
-Joelma: E desde quando um garoto de 18 anos, sem juízo, que não sabe o que quer da vida, pode decidir algo assim?
-Leonardo: Desculpa, irei resolver tudo. Ele volta semana que vem, então irei dizer que mudei de ideia.
-Joelma: Não, só vai dizer que eu não quero que ele faça intercâmbio, a minha vontade prevalece sempre. E por fim, resolve o problema daqui, pois quero ir para casa, estou enjoada desse lugar, tanto que quero vomitar. Minha cabeça está doendo, eu preciso da minha casa!
-Leonardo: Ok, eu vou resolver.
¤Miguel
Volto pra casa e Clarita me abraça na porta, eu a aperto com força... ainda incrédulo sobre o que aconteceu.¤
-Clarita: Tá tudo bem?
-Miguel: Não, a Joelma recuperou a memória dela.
-Clarita: E isso é ruim? O que houve?
-Miguel: Ela não lembra de nada do que viveu comigo. É como se fossem duas Joelmas numa só, água e óleo, não se misturam... a Joelma voltou e anulou a que estava sem memória.
-Clarita: Pai, e quem garante que isso seja real? Será que ela não está fingindo? Sei lá, para proteger o senhor e a gente.
-Miguel: Se estiver realmente fingindo, está fingindo muito bem.
-Clarita: Ah, meu Deus...
-Miguel: O que foi?
-Clarita: Se ela estiver fingindo, a situação que se encontra é totalmente complicada.
-Miguel: Confesso que estou com medo.
-Clarita: Ai, papai... [Abraça Miguel]
-Miguel: Mas, se for real tudo isso, eu a perdi, né? Pra sempre. [Se emociona]
-Clarita: Não sei... não sei mesmo, papai.
¤Joelma
Os médicos não me liberam, então eu só volto para casa no dia seguinte. Assim que entro, dou de cara com Maria.¤
-Joelma: Bom dia.
-Maria: Bom dia.
¤Joelma
Observo a sala antes de subir para o quarto, e vejo tudo tão sujo. Affs! Nada mudou, né?¤
-Joelma: Vai cair o dedo se você limpar essa casa direito? Meu Deus!
-Leonardo: Joelma recuperou a memória.
-Maria: O quê?
-Leonardo: Ela recuperou a memória, porém não lembra de quando estava sem memória.
-Maria: Tem certeza?
-Joelma: "Tem certeza?"... por que essa pergunta? Tem algo que devo saber, Maria?
-Maria: Ah... não, não. [Fica sem graça] Jamais!
-Joelma: Hum. Enfim, vou subir. Quando eu descer, quero almoçar, entendeu? Então, por favor, agiliza isso.
-Maria: Já irei terminar de fazer o almoço, não se preocupa.
-Joelma: Ótimo. [Sobe a escada]
-Maria: Vem cá! [Puxa Leonardo para a cozinha] Recuperou a memória perdendo a outra memória?
-Leonardo: Pois é.
-Maria: Leonardo, quem garante que ela não está mentindo? Isso pode ser teatro.
-Leonardo: Não, não é. A Joelma é rancorosa, ela não conseguiria ter sangue de barata, não depois de ver nós dois na cama. Porém, se ela estiver fingindo, a personagem não irá tão longe, isso eu te prometo!
¤Joelma
No meu quarto, tiro a minha roupa para tomar um banho, é quando Leonardo entra e fica me observando.¤
-Joelma: Vou tomar um banho, não aguento mais esse cheiro de hospital em mim. [Se olha no espelho]
-Leonardo: Seu corpo mudou... já faz uns dias que percebo isso.
-Joelma: Você acha? Eu também. Me sinto gorda, nossa! Parece que engordei 10 kg nesse meio tempo.
-Leonardo: Sim, engordou um pouco, mas continua a mais gostosa.
¤Joelma
Leonardo se aproxima de mim, me puxa para mais perto e me beija a boca enquanto o meu corpo nu encosta nele. Sinto ele ereto, porém, paro o beijo.¤
-Joelma: Continuamos os mesmos, Leonardo. [Se afasta de Leonardo] Por favor, modos.
-Leonardo: Joelma, já tem meses que não somos mais marido e mulher... somos casados, mas não temos contato um com o corpo do outro.
-Joelma: Eu sei. [Se enrola numa toalha]
-Leonardo: Eu sei que esfriou... mas depois de tudo que passamos com a sua perda de memória, poderíamos tentar uma reconciliação.
-Joelma: Posso ter ficado três meses "desativada", Leonardo, mas o meu sentimento por você já morreu há anos e eu não quero esquentar o que já virou gelo, então não insista. Licença. [Entra no banheiro]
¤Miguel
Na casa de Dani, converso com ela sobre o caso de Joelma, pois eu não quero acreditar que seja real o que está acontecendo.¤
-Dani: A enfermeira não mentiu para você, Miguel... pode ser que sim; Joelma recuperou a memória, porém não lembra do que viveu quando estava sem memória. Mas, também pode ser que ela estava fingindo para te proteger de alguma coisa. É complicado, só o tempo vai nos dizer.
-Clarita: Eu acho que é a segunda opção.
-Dani: Eu também acho. Leonardo tentou atirar em vocês, quem sabe o que esse louco é capaz de fazer? Talvez ela saiba, né? E tá protegendo você e a sua família.
-Miguel: É, mas, eu preciso descobrir a verdade sobre isso. Ela realmente não lembra de nada ou está apenas fingindo? Eu não terei paz enquanto não souber a resposta, e eu vou atrás disso. Eu não vou desistir da mulher que eu amo, não mesmo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Joelma - Sem Memória
أدب الهواة* Sinopse * Joelma é uma mulher rica e dona de várias empresas no Rio de Janeiro. Casada com Leonardo e mãe de Rafael, ela finge estar bem para todos, mas não é feliz com nada que faz e que tem. Quem cuida de tudo e de todas as coisas de Joelma, é o...