Capítulo 47

29 5 11
                                    


-Leonardo: Rafael, pelo amor de Deus, o que é isso? Filho, eu...
-Rafael: Eu sei que está aprontando, o senhor não me engana!
-Leonardo: Eu quero saber quando foi que nós dois nos tornamos realmente inimigos, porque até quando tento fazer algo para te agradar, você desconfia de mim.
-Rafael: Sem teatro, por favor. [Entra no quarto]
-Leonardo: Rafael...
-Joelma: Tudo bem, eu converso com ele.
-Leonardo: Joelma, por favor, dá um jeito dele aceitar. É a oportunidade que ele tanto quis, não sei se irei mudar de opinião futuramente. Acho melhor ele deixar de birra.
-Joelma: Ok, tudo bem, eu converso com ele.
-Leonardo: É uma viagem de três semanas, ele passará uma semana em cada lugar: New York, Los Angeles e Seattle. Como ele não quer saber de escritório, será só para conhecer os lugares e decidir onde ele quer fazer o intercâmbio dele, nem que seja para ser garçom numa lanchonete, não é o que eu quero, mas tô dando a oportunidade do sonho dele.
-Joelma: Tá bom.
¤Joelma
Apesar do meu enjoo, entro no quarto e tento me segurar, pois preciso muito conversar com Rafael.¤
-Joelma: Filho...
-Rafael: Ele está aprontando, eu tenho certeza!
-Joelma: Rafael, pelo amor de Deus, você está vendo coisa que não existe.
-Rafael: Não, não estou. Ele nunca, nunca concordou nisso de intercâmbio, aí do nada ele muda de opinião? Tem algo errado, tem sim, eu sei que tem.
-Joelma: Você só está perdendo uma oportunidade. Meu Deus, esse é o sonho da Clarita.
-Rafael: Eu sei, é o meu também, mamãe, mas eu penso na sua vida, pois o meu medo é ele acabar com a senhora aproveitando que eu não estarei aqui.
-Joelma: São apenas três semanas, Rafa, três semanas.
-Rafael: Como assim?
-Joelma: São três lugares para você conhecer. Aí quando você voltar, você decide onde será o seu intercâmbio. Só lembro que ele falou sobre New York.
-Rafael: Mas eu já estive em New York... tá vendo? Tem algo que não se encaixa nessa história. Ele só me quer longe, eu sinto!
-Joelma: Filho, olha, vai... aproveita essas três semanas para relaxar, conhecer lugares, vai ser maravilhoso, acredite. Eu ficarei bem, prometo para você.
-Rafael: Não me sinto confortável com isso, não mesmo.
-Joelma: Rafa, apesar do que houve hoje na cozinha, o seu pai já te demonstrou ser perigoso?
-Rafael: Não, nunca.
-Joelma: Pois é, então te liberta disso, por favor. O seu pai não é do mal, ele só é infeliz, só isso, porém, eu tenho certeza que ele não fará nada contra mim.
-Rafael: Mãe...
-Joelma: Eu não ficarei bem sabendo que você perdeu essa oportunidade por causa de mim, pois talvez o que está pensando seja apenas uma paranoia... e aí, você acaba com o seu sonho assim... e a última coisa que eu quero é que eu seja motivo de você ter deixado o seu sonho pra trás.
-Rafael: Tá bom, posso até pensar em aceitar. Mas, vou vigiar este quarto quando eu estiver longe, a senhora vai ver. [Beija a testa de Joelma] Te amo! Meu maior medo é te perder.
-Joelma: Você não vai, eu prometo. [Acaricia o rosto de Rafael] Eu vou estar aqui, te esperando, quando você voltar.
¤Joelma
Rafael conversa com o pai e decide aceitar a viagem. Porém, sinto que ele não está bem com a decisão, mas do fundo do meu coração, sei que será uma experiência maravilhosa, não quero atrapalhar isso.
À noite, como apenas uma maçã, evitando jantar, pois tudo que como me causa ânsia de vômito. Sim, estou preocupada com a minha saúde, mas não quero preocupar Rafael, ainda mais agora que ele irá viajar.
Quase meia-noite, eu não consigo dormir, então vou até a sala, onde encontro o meu filhote assistindo filme.¤
-Joelma: Tá assistindo o quê?
-Rafael: Ficção científica.
-Joelma: Ah, legal. [Senta no sofá]
-Rafael: A senhora gosta?
-Joelma: Não, eu nem sei do que se trata.
-Rafael: Ah, mamãe. [Sorri]
-Joelma: Na casa de Miguel, a gente assistia sempre algo que desse para todo mundo ver, sabe? São idades diferentes, nós não pedíamos assistir coisas pesadas.
-Rafael: Ah, sim.
¤Joelma
Rafael coloca a almofada no meu colo e deita a sua cabeça. Eu acaricio o rosto dele e fico assistindo, então sinto os meus dedos molhados e quando olho, ele está chorando.¤
-Joelma: O que foi, Rafa? Tá sentindo alguma coisa?
-Rafael: Desculpa. [Senta no sofá]  Mas é que... esses momentos que temos agora, não tínhamos antes e... foi tudo que sempre sonhei. Eu amo a senhora, mamãe, amo muito.
-Joelma: Rafa... [Se emociona]
-Rafael: Se eu pudesse escolher, eu pediria a Deus para a sua memória nunca ser recuperada, pois tenho medo disso tudo acabar.
-Joelma: Isso... isso me dói muito, você não tem ideia. Pelo visto, não fui uma boa mãe para você. [Limpa as lágrimas de Rafael] Mas saiba que preciso e tenho que recuperar a minha memória, porém, eu te faço uma promessa; não mudarei nada com você, seremos exatamente o que somos hoje e agora. Não se preocupa, filho, para o que precisar de mim, estarei aqui por você. [Abraça Rafael]
-Rafael: Obrigado, obrigado. Desculpa, eu pareço um idiota chorando, mas é que...
-Joelma: Não, não parece um idiota. Não fale isso nunca. Eu amo tudo em você, Rafael, e eu não mudaria nada. Fico impressionada que você não tem nada do seu pai e isso é o que mais me encanta em você, porque se eu era uma megera, pra quem você puxou tão doce?
-Rafael: Isso é o que mais quero saber também.
-Joelma: Wow, isso me deixou com um nó na cabeça. Tem algo a mais que eu deveria saber? Ou é só modo de dizer?
¤Rafael
Eu olho nos olhos da minha mãe, e tenho vontade de dizer que já sei; não sou filho do Leonardo. Mas, sem memória, ela não pode me ajudar nisso.¤
-Rafael: É modo de dizer, só isso.
-Joelma: Ah, sim. [Boceja]
-Rafael: Já está com sono, mamãe?
-Joelma: Sim, um pouco.
-Rafael: Então vamos dormir. [Desliga a TV]
-Joelma: Ok, vamos. Vou te colocar para dormir.
-Rafael: Como um bebê? [Sorri]
-Joelma: Sim, como um bebê...
¤Joelma
Penso em Isabel quando Rafael diz isso... ele tem 19 anos, mas falou igual a ela neste exato momento. Meu Deus, por quanto tempo terei que viver com a dor de uma mãe que não é mãe daquelas crianças? Tô com saudade... muita saudade. Mas, o certo a fazer é continuar longe.
Levo Rafael para o quarto dele e deito junto com ele na cama, beijo a sua testa e fico acariciando seu rosto até o sono pegar nós dois.¤

Joelma - Sem Memória Onde histórias criam vida. Descubra agora