Baseado em uma lenda local
Texto em estilo "informativo"
------------------------------------------------
I
Quem vai a Florianópolis, ou "Ilha da Magia" como também é conhecida, pela primeira vez provavelmente vai sentir-se encantado. A cidade é com certeza uma das mais bonitas do país, e o que não faltam são belas paisagens e opções de passeios. As praias são o forte da região. Algumas das mais incríveis do país podem ser encontradas por lá. Além das praias, a simpatia das pessoas da ilha é um elemento à parte que faz com que a experiência ser ainda mais agradável.
Mas Floripa não recebeu o apelido de "Ilha da Magia" apenas pela beleza de suas praias e simpatia de seu povo. A ilha é também cercada de muitas lendas e histórias antigas, passadas de geração a geração entre os moradores. A maioria das lendas dali envolve um personagem muito comum nas lendas de quase todos os povos: as bruxas. Esse é o caso da praia do Itaguaçu.
A praia do Itaguaçu, para quem não sabe, é um lugar muito bonito e muito tranquilo, localizado na região continental de Florianópolis, junto ao bairro Itaguaçu. Embora não seja um dos lugares mais famosos da ilha, desconhecido até por alguns dos moradores, é um dos pontos que vale uma visita. O que faz a fama do lugar e que mais chama a atenção de quem vai até lá são as dezenas de pedras de tamanhos diversos que parecem estar flutuando no mar.
A bonita paisagem e a tranquilidade do local fazem com que o passeio pela orla da praia seja bastante agradável. Lugar bacana para fazer caminhadas, tirar fotos e testemunhar o resultado de uma festa que deu muito errado.
A festa da qual estou falando, está ligada à história por trás das pedras que adornam as areias e águas da praia do Itaguaçu. Afinal de contas, não é só apenas pelo cenário único que o local é conhecido. Na praia do Itaguaçu, as pedras não são apenas pedras. Existe uma lenda por trás delas que explica a sua presença no local.
Quem visitar essa praia, vai perceber que afixada em uma das pedras – ou seria uma bruxa? Ou talvez algum de seus convidados? – do local está um placa que explica de maneira resumida essa história. Quem foi responsável pela placa foi a própria prefeitura da cidade, e ela é contada por Gelci Coelho, o Peninha, tendo sido baseada nas histórias do historiador e folclorista Franklin Cascaes.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Rabiskos
RandomTentativas de trabalhar a escrita, através de temas variados, textos curtos, sem grandes compromissos, sem prazos ou metas, apenas aproveitando qualquer inspiração que surgir. Também posso revisitar algumas histórias ou poemas meus, publicadas em ou...