058 - Câncer

2.5K 100 69
                                    

Kiara

Depois de infinitas quatro horas o médico finalmente apareceu pra dar notícias pra gente, confesso que nessa hora, meu coração já estava a mil por segundo, Jj não saiu do meu lado em nenhum momento, ficou o tempo todo perguntando se eu tava com fome, se eu queria alguma coisa.

Isso faz eu me sentir amada, e me faz sentir um pouco melhor também, saber que tenho alguém especial como ele ao me lado.

- Bom. - o médico suspira - por hora ele está bem.

Todos suspiramos aliviados.

- Graças a Deus. - diz minha avó.

- Como assim por hora doutor? - minha irmã questiona.

- O câncer no seu pâncreas já se espalhou por grande parte do corpo dele e....

- Perai doutor. - balanço a cabeça tentando raciocinar - como assim câncer?

- Desde quando nosso avô tem câncer? - diz minha irmã.

O médico olha pra gente apreensivo passando seu olhar por cada um de nós, demorando mais tempo na minha avó que tinha a mão na boca supresa e as lágrimas já desciam pelo seu rosto.

Ele pareceu se questionar se devia ou não dizer o que tinha que dizer.

Mas eu simplesmente não consigo raciocinar depois de ouvir a palavra câncer.

- Ele não contou pra vocês? - negamos e o médico respira fundo.

- Doutor? - questiona minha avó.

- O seu Joseph deu entrada aqui no hospital a uns meses atrás com algumas dores, e outras sintomas, fizemos alguns exames mas tudo parecia estar bem com ele, então o mandamos pra casa. - ele faz uma pausa - mas a cerca de dois meses atrás fizemos novos exames pois ele não parecia bem, então descobrimos o problema.

- Câncer... - digo chorando enquanto Jj tenta me passar segurança com a minha mão enlaçada a sua.

- Isso. - o médico engole em seco - descobrirmos que ele estava em estágio terminal já, demos a ele mais três meses de vida, talvez seis se ele fizesse a quimioterapia.

- E como é que ele fazia a quimio? por semana? Como a gente nunca percebeu que ele fazia quimio?  - questiona minha irmã também chorando.

- Ele recusou a quimio... - o médico fala calmo com um semblante triste no rosto.

- O que? - fala minha avó agora sentada mas ainda ao choro.

- Ele sabia que vocês iriam passar o verão aqui, e como fazia anos que ele não tinha todo mundo junto em casa, ele queria aproveitar cada segundo ao lado de quem ele ama.

Minhas lágrimas ficam cada vez mais forte, começo a soluçar e sinto Jj me apertar no seu peito em um abraço, enquanto faz um carinho nas minhas costas tentando me tranquilizar o que não está adiantando de nada no momento, meu avô tem câncer em estágio terminal, eu não vou ficar bem tão cedo.

- Ele não queria que vocês soubessem assim, ele disse que não queria ver as mulheres da vida dele sofrendo por uma coisa tão banal quanto a morte - o médico parece se segurar pra não chorar - ele está esperando vocês no quarto.

- Quanto tempo ele tem? - minha irmã fala tentando limpar as lágrimas.

- Não sabemos... mas não é muito, uma semana duas talvez, um mês... não temos uma data exata pra isso, agora e com ele e Deus.

Depois de mais algumas palavras com a minha avó o médico se retira, ele é um grande amigo dos meus avós e isso explica o por que ele está se segurando tanto pra não chorar na nossa frente, eles não podem demostrar tristeza nessas horas, mas eu sabia que ele também estava destruído por dentro, assim como nós estávamos destruídos por fora.

Nosso Verão - JiaraOnde histórias criam vida. Descubra agora