Dois dias se passaram e a professora Matilde não fez nada. Eu nem sei se isso é bom ou ruim. Acho que é bom, porque talvez ela tenha reconhecido que estava errada.
Agora é aula de história, e a professora Joana parece aflita por algum motivo desconhecido. Ela pediu que fizéssemos um círculo com as cadeiras, e nós obedecemos. Então ela posiciona a sua cadeira no meio do círculo e senta.
– Hoje nós vamos falar sobre drogas. – diz ela – Um assunto muito sério.
– Ué, mas e o que isso tem a ver com a matéria? – Vitória indaga
– Nada, na verdade. Mas eu, como professora de vocês, tenho o dever de alertá-los.
– Alertar a...? – diz Fernanda
– Ao perigo. Vocês são tão jovens... – seus olhos passeiam pelo círculo de alunos – Estão sujeitos a muitas coisas. Muitas vezes são os falsos “amigos” que podem tentar levá-los para esse caminho sem volta. Vocês entendem? Não se deixem levar.
– Onde a senhora está querendo chegar? – Guilherme pergunta
Ela o ignora e continua falando freneticamente durante toda uma aula. O que mais me incomoda não é o assunto em si, porque isso é normal, bastante discutido em escolas, mas sim o jeito como ela fala. Como se a sua, se as nossas vidas dependessem disso. Estou começando a ficar assustada.
Todos os alunos estão em silêncio, porque provavelmente também não estão entendendo nada. Mas Joana para de falar quando alguém bate na porta. A diretora Carmen entra na sala. Por um momento eu gelo, imaginando que ela pode estar ali para dar uma bronca e deixar eu e meus amigos de castigo. Mas ela não o faz.
– Já conversou com eles? – ela pergunta para Joana
– Já sim.
Então ela se posiciona na frente do quadro negro, para que todos possam vê-la e prestar atenção ao que ela tem a dizer.
Eu levanto a mão.
– O que está acontecendo? – pergunto
Ela suspira
– Algo muito sério. – Ok, isso só piorou tudo.
– Acontece que nós recebemos uma denúncia. – ela continua – Eu realmente nunca imaginei que isso pudesse acontecer aqui na minha escola.. Bom, até agora não temos certeza de nada, só especulações. A pessoa que fez a denúncia não quis se identificar, mas...
– Mas...? – Fernanda incentiva
– Há um aluno vendendo drogas aqui, dentro da escola. E, ao que tudo indica, ele é da turma de vocês.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Páginas da Minha Vida [Completo]
Novela JuvenilKaren é uma adolescente autêntica que levava uma vida normal em São Paulo até que, com a separação dos pais, precisou mudar de cidade. Com isso a sua vida vira do avesso, o que surpreendentemente acaba não sendo tão ruim assim. Quando ela conhece n...