O sol começava a se pôr sobre Gotham City, lançando um manto de sombras sobre a cidade que mais uma vez clamava por seu herói. Batman estava em seu Batmóvel, movendo-se silenciosamente pelas ruas, observando atentamente cada movimento suspeito. Ele se tornara um verdadeiro Cavaleiro das Trevas, uma figura enigmática que causava medo nos corações daqueles que ousavam desafiar a justiça.
Há dois anos, Batman tinha sentido o gosto amargo da derrota. Ele não conseguiu salvar Harvey Dent, o homem que acreditava na justiça e se tornou o Duas-Caras após um terrível acidente. Desde então, Duas-Caras nunca mais fora visto. Há dois anos também, Harleen Frances Quinzel, escapou do Asilo Arkham e desapareceu sem deixar rastros. E há 4 anos, Batman falhou em impedir a explosão que destruiu o Asilo Arkham, causada pelo Espantalho e pelo Charada.
Após anos de reflexão sobre suas falhas, Batman tornara-se ainda mais misterioso, aparecendo menos vezes e agindo nas sombras sem ser visto. Ele decidiu reunir-se com seu fiel mordomo e confidente, Alfred, para compartilhar suas dúvidas e reflexões.
Em sua caverna, Batman retirou a máscara de couro e revelou seu rosto sério e marcado pelas batalhas. Alfred olhou para ele com orgulho e disse:
—Patrão Bruce, você amadureceu. Tornou-se o guardião que Gotham precisa. Talvez seja hora de retomar a investigação do Espantalho. Ele parece ter desaparecido, mas o sumiço de Arlequina e Duas-Caras pode estar conectado a ele e ao Charada.Batman respirou fundo, lembrando-se de sua luta passada contra o Espantalho.
—Após aquele dia, Alfred, percebi que não estava preparado para enfrentá-lo. Eu negligenciei muitas coisas em meu caminho para proteger Gotham. Agora, devo lidar com as consequências das minhas falhas.Enquanto Batman continuava a refletir sobre os vilões que assolavam a cidade, a noite finalmente chegou. Jim Gordon, o dedicado comissário de polícia de Gotham, ligou o Bat-Sinal, chamando pela ajuda de seu aliado sombrio. Batman respondeu ao chamado e se dirigiu rapidamente até o teto do GCPD.
Ao chegar ao Bat-Sinal, Batman viu que Jim Gordon estava sozinho. O comissário mostrou algumas evidências de um crime recente e disse: —Batman, além de ajudar a solucionar esse crime, precisava falar com você. Depois daquilo, você parece ter mudado, eu queria que você soubesse. Sinto muito pelo que aconteceu com Harvey. Não importa o que aconteceu, aquilo não é culpa sua. Você é importante para Gotham.
Batman abaixou a cabeça, reconhecendo suas falhas e aceitando as palavras de Gordon. Ele precisava superar o passado e se concentrar no presente.
Enquanto conversavam, um telefonema interrompeu a conversa. Jim recebeu a informação de que havia vítimas sendo ameaçadas dentro de um banco que estava sendo assaltado. Batman e Gordon se lançaram às sombras, correndo em direção ao local do crime.
Batman entrou sorrateiramente no banco, sem que nenhum dos assaltantes o percebesse. Ele derrotou a maioria deles rapidamente, mas um dos criminosos apontou a arma para uma das vítimas, ameaçando detonar a bomba que carregava consigo. —Batman, você terá que escolher: a vida dessa vítima ou a vida de todos nós ao redor do banco. Decida rápido, ou apertarei o gatilho. Disse o assaltante com um sorriso perverso.
O Cavaleiro das Trevas não hesitou. Ele não era mais o mesmo de anos atrás e sabia o que era certo. Num movimento ágil, lançou um batarangue na direção do assaltante, arrancando-lhe a mão e desarmado-o. Então, utilizando suas habilidades e tecnologia, Batman desativou a bomba e ajudou as vítimas a saírem do banco.
Após o resgate, Jim Gordon encontrou-se com Batman no beco escuro, longe dos olhos curiosos. —Você se tornou o melhor herói que Gotham poderia ter, Batman. Sempre confiarei em você. Disse Gordon com admiração. Ele sugeriu que Batman tirasse um tempo para si, já que, desde que ele começou sua jornada, os crimes na cidade haviam diminuído consideravelmente.
Batman escutou o conselho de seu aliado de confiança. Ele se arrumou rapidamente para ir a um show, onde os Graysons Voadores se apresentariam, honrando a memória da família acrobática que tanto lhe influenciou. Ao ser questionado por Alfred sobre seu destino, Bruce respondeu com um pequeno sorriso: —Estou indo ao show dos Graysons Voadores, Alfred. É hora de olhar para o futuro, mas sempre honrando o passado.
E assim, Batman partiu da Batcaverna, deixando suas sombras para trás. O que o futuro reserva para o Cavaleiro das Trevas? Somente as noites de Gotham irão dizer.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Batman: A Sombra de Gotham
Mystery / ThrillerApós perder seus pais, o jovem Bruce Wayne passa longos anos de sua vida treinando para proteger sua cidade natal, Gotham City.