A MES parecia viva no mês de junho, enquanto os ensaios para a apresentação ocorriam no anfiteatro, onde somente os alunos do Sixth Form tinham acesso.Depois dos papéis principais e secundários distribuídos, o professor Green reuniu somente este elenco para lhes falar sobre o trabalho.
- Vamos falar hoje especificamente sobre cada um de vocês dentro do roteiro e começarei pelos personagens principais. Quando eu for chamando, por favor, dêem um passo a frente.
- Srta. Wilson, Srta. King, Sr. Mitchell. Ótimo, ótimo!
Derick ficou no meio das duas e deu um sorriso para Emilly e fez uma careta divertida para Agatha, que permaneceu impassível.
- Vocês três encenarão o amor, a disputa, a raiva, e até aonde estes sentimentos podem nos levar. O ambiente da trama será o aristocrático, mas não o da realeza especificamente, trataremos de uma classe um pouco menos abastada mas, mesmo assim, poderosa.
- Preparei todo o roteiro com base no original de 1911, que foi escrito pelo diretor de época, Sr. Henry Campbell...
- Foi escrito pelo próprio tio assassino? - interrompeu Derick quase gritando e sua voz ecoou por todo o anfiteatro, antes de se dissipar.
O professor Green o presenteou com uma carranca de dar medo.
- Sr. Mitchell, por favor, não nos interrompa. Faremos toda uma discussão sobre essa lenda que circula os fatos, mas não nesse momento.
- Desculpe-me professor, mas é que conheço toda a história da MES e não me lembro de nenhum registro sobre esse fato...
- Muito bem! Sentem-se todos aqui embaixo.
Os alunos trocaram de lugar com o professor, que agora andava de um lado para o outro no palco, segurando o queixo pensativo.
- Meus caros alunos - disse ele parando de repente - Como citou o Sr. Mitchell, é importante conhecer a fundo toda a história relacionada a MES e um dos seus capítulos principais é dedicado justamente para o incidente daquele ano fatídico.
- Não sei se foi por falha do historiador que redigiu o primeiro livro falando sobre o centenário da escola, mas de fato esse detalhe foi omitido, talvez até por desconhecimento do autor, afinal o diretor Campbell não era um dramaturgo, a sua especialidade era Ciências.
- Contudo eu tive que fazer uma pesquisa minuciosa sobre a obra e a sua autoria e quando não a encontrei procurei mais fundo e finalmente, nos documentos oficiais da investigação policial, quando o diretor deu o seu testemunho para as autoridades, foi questionado justamente sobre isso e nos laudos consta que ele próprio compôs todo o roteiro utilizado na apresentação...
Um agitado Derick levantou o braço.
- Prossiga, Sr. Mitchell.
- Isso não pode ser verdade, professor.
- Nos esclareça porque acha isso.
- Na história sobre a apresentação dos cem anos ficou claro num trecho que li que Catarina participava como atriz e roteirista.
- Não me recordo desta parte, Sr. Mitchell, e em todo o caso ela podia ter feito o roteiro, mas o autor podia ser o seu tio...
- Não, Sr. Green! Está bem aqui, posso ler o trecho?
O professor o autorizou com um leve aceno com a cabeça.
Derick se levantou com um livro grosso aberto, deixando sua mochila recheada de outros exemplares sobre o banco.
- A atriz principal da peça era a Srta. Catarina Campbell, que compôs o roteiro especialmente para a apresentação centenária, cuja peça ela escreveu meses antes...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Encenação Mortal
Mistério / SuspenseEra para ser somente mais uma apresentação teatral da Modern English School of Bedfordshire, que sistematicamente ocorria a cada cinco anos, voltada exclusivamente para os alunos do Sixth Form. Mas algo deu errado no script, colocando em risco a...