TRÊS MESES ANTES...
Quando os investigadores Michael Turner e Richard Thompson chegaram ao Wardown Park para verificar um arrombamento no museu, imaginaram que fosse mais uma investigação rotineira.
A primeira coisa que perceberam é que não existia um arrombamento, mas não disseram nada para a curadora do museu que os acompanhava.
— Quem mais tem a cópia das chaves do acesso principal Sra. Cooper? — questionou Turner.
— Além de mim, somente o Gerard...
— E onde ele se encontra?
A Sra. Cooper estava perto de completar 70 anos e a sua audição não era mais a mesma e pediu que o detetive repetisse a pergunta.
— Ah sim — disse ela — Era para Gerard estar aqui...
Turner pediu detalhes do funcionário, como endereço, nome completo e a curadora abriu num computador da recepção a ficha com todos os dados dele.
Com posse destas informações, ele passou um rádio para a central de polícia e pediu uma averiguação dos antecedentes e que uma viatura se deslocasse até a residência do funcionário.
Enquanto Turner fazia esse levantamento, o detetive Thompson acompanhou a Sra. Cooper para uma vistoria dentro do museu, para ver se alguma coisa de valor fora levada.
Depois de meia hora ambos concordaram que não havia o menor vestígio de furto no local.
— Sra. Cooper, existe um espaço reservado para os funcionários?
— Sim, é uma pequena salinha no sótão, acessado pela escadaria lateral...
— Aguarde aqui, enquanto faço uma verificação.
Nesse ínterim, Turner retornou para junto dela.
— O Sr. Gerard saiu hoje cedo normalmente para trabalhar, Sra. Cooper. Creio que...
Uma batida na porta maciça da entrada do museu chamou a atenção pela aparente urgência e Turner deixou a confusa curadora sozinha.
Uma adolescente trajando roupa de corrida preparava-se para bater novamente na porta, quando o detetive a assustou.
— O senhor é da polícia? Disseram que a polícia estava aqui no museu...
— Prossiga por favor...
— Encontraram um homem boiando no lago...
Imediatamente Turner fez um novo contato com a central, acionando as equipes necessárias e se deparou com o parceiro retornando com alguns pertences e um pequeno envelope, tudo dentro de um saquinho de provas.
— Parece que o Sr. Gerard entrou um pouco mais cedo ao trabalho hoje, encontrei todas as suas roupas e documentos no vestíbulo...
— E acredito que já sei por que — interrompeu Turner olhando pela porta de entrada do museu.
💠💠💠💠
Descobriram que o homem encontrado no lago era Gerard, usando apenas uma pequena sunga vermelha.
A polícia científica não identificou sinais de violência no corpo, a aparente razão da morte foi afogamento, mas somente a autópsia poderia confirmar essa informação.
A Sra. Cooper foi conduzida até a central para prestar esclarecimentos.
— O Sr. Gerard alguma vez chegou mais cedo para nadar no lago? — disse Turner com sua agenda aberta para a assustada senhora.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Encenação Mortal
Mystery / ThrillerEra para ser somente mais uma apresentação teatral da Modern English School of Bedfordshire, que sistematicamente ocorria a cada cinco anos, voltada exclusivamente para os alunos do Sixth Form. Mas algo deu errado no script, colocando em risco a...